segunda-feira, 28 de março de 2011

Análise: Vanilda Bordieri - Assim sou eu

O ano de 2010 serviu de ponte para o sucesso de Vanilda Bordieri, depois de alcançar notáveis vendagens em álbum anteriores, eis que surge "Assim sou eu".
Lançado pela gravadora Aliança, o álbum conta mais uma vez com a produção musical de Melk Carvalhêdo que até onde me consta é marido de VB.
Sobre os arranjos, achei que ficaram mais leves, apesar da essência ter permanecido. Do projeto gráfico já não digo o mesmo, apesar de ter sim ficado mais leve, a cara fechada e de mau (Aloka) de Van deu um toque que assustador , ou talvez seus olhos arregalados trouxeram um ar de medo ou qualquer coisa parecida. A redução do número de páginas no encarte também foi notório (Até hoje tenho o encarte do "Som do meu povo" rasgado rsrs)
Você coloca o Cd no som e antes mesmo de ver todas as fotos a lá "estátua viva" já ouve Vanilda entoando a música de trabalho. "Visão de Isaías" é uma composição da própria Van que como o próprio nome sugere fala da visão que Isaías teve do Trono e da Glória de Deus. E apesar de ser um tema um tanto quanto manjado não tem a frase "Santo , Santo é o Senhor..." que as canções desse tema costumam ter. O arranjo e a voz grave da intérprete deram a singularidade da música.
Bem repercutida em círculos de oração, ''Choro de Joquebede"  é aquele tipo de música que é a Bíblia cantada. É do tipo que tá faltando hoje em dia; porque hoje é assim: Em um Cd estamos em uma aula de Ciências com elementos químicos e catástrofes da natureza; em outro, invadimos um parque de diversões girando na roda gigante. Então às vezes é bom ouvir a Bíblia.
"Carregado pelo Espírito"  fala de uma pessoa nos dias de hoje que está pensando em desistir mas o Espírito Santo o leva até a Igreja para receber a vitória, 'Você não veio em vão nem por acaso, você veio carregado pelo Espírito de Deus" é a principal frase da música que em seu refrão nos faz lembrar do grande sucesso de Van "Dois ungidos".
Assinada pela dupla de sub-compositores Jeann&Júnior, "Primeiro adorador" fala da visita de Maria à Isabel e da reação de João ao sentir a presença de Jesus. O arranjo é até bom, mas a letra e a interpretação não deram caldo.
Digo o mesmo pra canção título. "Assim sou eu"  é composta por Moisé Cleyton. A letra fala de Mardoqueu e sua exaltação, o arranjo é meio paradão e tirou o destaque que a letra poderia ter tido.
"Adoni-Bezeque" é a única composição de André Buenno no Cd. Fala lógicamente de Adoni-Bezeque. Agora, quem é ou foi Adoni-Bezeque? Eu não sabia e não gostei da forma que soube. Na letra vingativa, Vanilda pisa sobre o inimigo caído, justamente quando a Bíblia nos diz em Provérbios 24:17 "Quando cair o teu inimigo não te alegres..." Pense nisso...
"Realiza os meus sonhos" é uma enche-linguiça sem comentários.
Por outro lado "Quero ver Tua face"  é o grande upgrade do Cd. O arranjo valorizou a simplicidade sem perder a elegância. A participação do Alexandre Bernardino não deixa nada a desejar. E o que dizer desse finalzinho de música hein Van?! Pasmei (Abafa)
"Avisa lá" não chega a ser uma enche-linguiça mas também não é um "Oh ki maravilha" . A letra fala de Sunamita e sua provação de 7 anos, e é até bonita, fala que Deus é fiel e tudo...
Mas pra impactar mesmo é "Tudo a Ele". Dos mesmos compositores de "Realiza os meus sonhos" ela vem com um arranjo simples que dá toda a glória a Deus "Me diga quem fez o machado flutuar, (Nosso Deus)..."!
'Precisa ter fé" tem uma letra até razoável mas fora isso...
Pra animar o ambiente temos "Ficou para trás" . Composta pela própria Vanilda ela é do tipo "Memorial de Deus" só que um pouco mais animada.
Como não poderia faltar uma homenagem, Vanilda compôs e gravou "Mulher de Deus" . É lógicamente uma homenagem às mulheres e vai fazer muita gente (Hein Van?!) repensar suas atitudes.
Nada melhor que uma ótima canção pra fechar um ótimo Cd. Vanilda pensando nisso gravoyu "Te adorarei" . Emocionante por sua letra e impactante por seu arranjo, a música conta com a participação do Coral Resgate e de Geila Carla (Ki vozeirão hein?! Abafa). Só por ter tirado o Renovasoul do negócio já me conquistou! Esse neg´cio de RenovaSoul toda hora tava me enjoando.
Um bom Cd que veio de onde menos se esperava. Como não?! Você há de concordar comigo que os últimos lançamentos de Van não chegam nem na capa desse...Arranjos mais simples e letras mais relacionadas à humildade deram a singularidade do Cd. E o que dizer do projeto gráfico hein?! Um dos melhores que eu já vi.
Destaques: "Vísão de Isaías", ''Choro de Joquebede'', "Carregado pelo Espírito", ''Quero ver Tua face", "Tudo a Ele" e "Te adorarei"
0 à 5 estrelas: 5 estrelas pra um CD típicamente pentecostal, com arranjos simples, letras humildes e um projeto gráfico cinematográfico
Vale a pena comprar? Lógicamente. Não precisava nem perguntar

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Nossa... Particularmente... NAO CONCORDEI com algumas coisas... é FATO que é um dos melhores CD's da Vanilda e da atualidade... PQ fala de bíblia, fala em nós como servos e não como servidos por DEUS!!! Admiro sim este trabalho e passou a ser um dos meus CD's preferidos de longe... Parabens Vanilda...
    Deus é fiel! E quando nos humilhamos debaixo da potente mão de DEUS! Ele nos abencoa para sua Glória.. Afinal de contas?? é TUDO a ELE que pra mim é a melhor musica do CD!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Pra mim, Assim Sou Eu é uma das melhores do álbum, assim como Ficou para trás e Realiza os meus sonhos.
    Mas Primeiro Adorador e Avisa lá... aff, bem enche liguiça mesmo

    Já Adoni-Bezeque eu gosto muito e precisa ter fé tmb!

    ResponderExcluir
  4. o cd ficou ótimo ,só a capa que deixou um pouco a desejar!!!!mas****

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu concordo com algumas coisas e descordo de outras. O CD, de fato, é Bíblico (gosto muito da Van por sempre gravar músicas baseadas na Bíblia), mas não acho que seja o melhor de todos a ponto de nenhum deles chegar à capa desse! O projeto gráfico está bom, mas como o analista mesmo falou: poucas fotos, muito parecidas e reduzido número de lâminas, mas não acho que seja melhor do que o do CD "Especialmente pra Deus" e, particularmente, acho esse o melhor CD dela. O CD está bonito também, mas algumas músicas também não me agradaram muito, como "Primeiro Adorador", que não é forte, como dito, e que ainda tem um erro gramatical grave: "Ali aconteceu o 'imaginável'... Ora, imaginável é o que se espera acontecer, o certo seria 'inimaginável'. Mas a Van está de parabéns, essa é a hora de "Jesus aparecer" em seu ministério!

    Ah, parabéns pelo Blog! Vi uma indicação nos comentários do Olhar Pentecostal e vim visualizá-lo e gostei muito mesmo, virei seguidor e salvei nos favoritos!!!

    ResponderExcluir
  7. Prefiro muito mais o cd da Vanilda, do que os demais cds que foram lançados em 2010!

    ResponderExcluir
  8. Alguém ai em cima escreveu que as letras dela são embasadas na Bíblia, só que na questão do divórcio ela não embasa não...
    "Eu faço aquilo que me interessa !"

    ResponderExcluir
  9. Não concordo com algumas coisas! A música "Assim sou eu" é muito impactante, para nós pentecostais ela é muito boa pois fala aos nossos corações! Aff...precisamos de hinos assim como esse que mexem com o coração e não aqueles que só mexemcom o corpo! Parabéns Vanilda, continue assim!!!

    ResponderExcluir

NÃO É PERMITIDO

- Ofensas ao blogueiro, artistas ou aos outros leitores do blog (Quer me xingar use as redes sociais porque pelo menos eu sei quem você é).

- Utilizar-se de passagens/versículos bíblicos a fim persuadir os futuros leitores do comentário a não acessarem o blog (Se as pessoas quisessem ler a Bíblia nesse momento estariam com uma e não acessando um blog sobre música gospel. Há tempo para tudo.).

- Fugir do assunto da postagem a fim de constranger alguém.

- Usar seu comentário para divulgar outros blogs/páginas/links (Quer seu blog divulgado aqui entre em contato comigo nas redes sociais)

- Usar CAPS LOCK exageradamente (Odeio que gritem comigo).

SERÁ PERMITIDO

- Comentar como anônimo desde que se identifique com uma conta do Twitter, Facebook, Instagram ou simplesmente seu nome no final (Os comentários que não seguirem esse critério serão encaminhados à análise e poderão ser excluídos).

- Expor/Defender suas opiniões e convicções desde que de maneira respeitosa e coerente (Ou seja, você pode achar o blog ridículo, mas ele ainda continua sendo meu e eu posto o que quiser).

- Expor links relacionados à matéria desde que o blogueiro curta o mesmo (Como já disse, o blog é meu, as coisas aqui têm que ser do meu agrado).
Os comentários que não seguirem essas "dicas" poderão ser excluídos sem aviso prévio.

Seguidores