segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

RAYSSA & RAVEL: KI CD É ESSE?

 Maria Souza (@criaturafeliz) 

A dupla Rayssa & Ravel após uma carreira de sucesso na principal gravadora gospel do Brasil, a MK, e uma rápida passagem pela Sony Music, lançou no final de 2011 o álbum Biografia De Um Vencedor.
 
            Os que acompanham a carreira dos irmãos devem ter ficado assustados pelo fato da dupla colocar no mercado uma obra sem a estrutura de uma empresa como as gravadoras citadas.

          Realmente a respeito de apresentação do produto (projeto gráfico), divulgação e distribuição faltou empenho. Contudo, o cd produzido por Wagner Carvalho e Ayra Peres é sem dúvida alguma um dos melhores de 2011/2012 no estilo Pentecostal/Sertanejo.

       Biografia De Um Vencedor é AQUELE cd Pentecostal/Sertanejo que os adeptos destes estilos AMAM e ficam LOUCOS para acrescentá-lo em suas coleções fonográficas.

     O cd possui 14 faixas com canções para dançar, pular, bater palmas, chorar e estudar a Bíblia. Refiro-me a música Lodebar que muitos desconhecem o significado.

      Um detalhe que chamou a minha atenção é o fato do cd ter apenas uma canção de autoria do compositor Anderson Freire. Justamente em um período que os grandes nomes do gospel nacional se descabelam para ter várias composições de Freire em seus lançamentos, a dupla optou em economizar na escolha.

         E fez bem. Marcados Pela Cruz é belíssima, porém não é a melhor ou a ideal para puxar vendas.

        Esse quesito é facilmente preenchido pela A Fé de Moisés Cleiton, As Três Tias de Emanuel de Albertin, e Misterioso de Jean Spagnol.

       Em relação ao projeto gráfico, detalhe importante e hiper comentado em qualquer análise de um cd, o resultado final é DECEPCIONANTE. Tão preto, tão ruim, tão preto e tão ruim que me abstenho em descrevê-lo. Ayra Peres mandou mal.

       Pois bem, por falta de linguiça pra encher vou ao que interessa:

1-     Biografia De Um Vencedor a canção que batiza o cd é uma das mais executadas da rádio Vida Fm de São Paulo. A autoria é de Mineirinho Adimilson. Num estilo country ELETRIZANTE a letra é um estimulo a perseverança. “Você pode estar passando por dificuldades / Mas a luta não vai fazer você desistir/ Ao ver a biografia de um vencedor/ No caminho existem rosas e espinhos também/ É só esperar o tempo do Senhor/ É! Com certeza a vitória vem”.

Essa canção é um ÓTIMO cartão de visita para o cd.

2-     Te Levo No Colo (Junior Maciel) escrita em primeira pessoa e ultra trabalhada nos instrumentos de cordas. Deus fala para o filho que Nele se pode confiar. “Filho meu, quando você chora, eu também choro/ Filho meu, se não puder andar eu te levo no colo/ Filho meu, você não me sai do pensamento/ Filho meu, é hoje o fim do seu sofrimento”.

Te Levo No Colo é beleza pura para se cantar nas igrejas. De pé e nas palmas.

3-     Lodebar Nunca Mais o pastor Jairinho Félix compôs e gravou essa obra. Nessa nova leitura a dupla manteve a essência da canção. A escrita correta é o hebraico Lo- Debar. Significa terra sem vida. A referência encontra-se em II Samuel, cap 9 a partir do versículo 4. “Lodebar, terra de humilhação/ Lodebar, nunca mais quero voltar em Lodebar/ Esse é o endereço apagado da minha vida/ Lodebar.../ Lodebar, terra de tristeza e dor/ Lodebar, nunca mais quero voltar em Lodebar”.

Essa faixa prova que é possível fechar um EXCELENTE repertório sem aquela chatice de mulher da hemorragia e cego de Jericó.

Detalhe: se você tiver a língua presa igual ao deputado federal Romário de Souza Faria e do técnico do Esporte Clube Bahia, Joel Santana, pode mandar ver na parte em que Rayssa entoa: Lodelodelodelodelodelodelodebar.

4-     Eu Dependo Dele é a primeira das quatro músicas feitas pela própria dupla. É uma declaração de que a pessoa é totalmente dependente de Deus. Seja qual for a prova, a vitória é certa, pois o Pai está no controle.
“O desespero vinha me dizer não há esperança pra você/ Sei que a prova doeu, mais eu aprendi a depender de Deus/ Eu dependo Dele pra viver, pra respirar/ Eu dependo Dele isso nunca vou negar”.

5-     As Três Tias essa é SHOW de BOLA. Chora sanfona! Preparem o esqueleto para remexer. Emanuel de Albertin conseguiu compor uma letra inteligente, empolgante e bíblica.  “Você já conhece o pai/ Mas tem três tias que tu deves conhecer/ Tiaquieta, Tialegra, Tianima/ Porque a vitória já chegou para você”.

No youtube você encontra As Três Tias na voz do autor. No entanto, se você costuma acatar conselhos, alerto: ESQUEÇA.  Se delicie com a música através dos irmãos.

6-     Marcados Pela Cruz única faixa que Anderson Freire se faz presente. Linda! Em tempo de vigança, de síndrome de Narciso, onde o ser humano tornou-se mais importante do que Deus, essa canção é uma volta ao passado. Ai ki saudade! “Não irei pagar o mal com mal/ Não vou humilhar quem me humilhou/ Se eu tenho a marca do amor/ Posso imitar meu Senhor/ Ele me ensinou perdoar, até meus inimigos amar/ Sem o amor de Deus só serei mais um alguém ou ninguém”.

A participação do back vocal é perfeita.

7-     Eu Tenho Uma Promessa (Rayssa e Ravel) ouça dançando e batendo palmas. Violinos, guitarra e bateria afiadíssimos. Um back de responsa. O refrão é esse: “ Ai ai ai ai ai ai, não vou viver sem Ele/ Ai ai ai ai ai ai, meu coração é Dele/ Ai ai ai ai ai ai, eu tenho uma promessa/ Ai ai ai ai ai ai, minha vitória é certa/ É isso que interessa”.

Afaste mesa, cadeiras e dance.

8-     Até Quando se você me perguntar qual o compositor do meio gospel que merece destaque, respondo: Moisés Cleiton. O cara é fera. Reparem nas letras que ele compõe. Biblicamente corretas. Muitos por aí estão querendo impor uma nova Bíblia com canções sem nexo. Nota-se que Moisés Cleiton tem conhecimento e compromisso com a Palavra. Até Quando é uma pregação bem atual.
“Vai adorando vai louvando que Deus vai agir, esse gigante em sua frente vai ter que cair/ Vai exaltando que o deserto logo vai passar/ Do outro lado a vitória você vai cantar/ Vai cantar, vai cantar, vai cantar, sim vai cantar. Você vai cantar”.

9-     Então Vem (Junior Maciel) é um xote. Xote é um ritmo executado nos forrós. Ouvindo essa música, recordei a trilha sonora do filme Eu, Tu e Eles. Se você curte música secular, qualquer semelhança com Luiz Gonzaga, Dominguinhos do Acordeon, é mera coincidência. “Então vem, então vem adorar Jesus comigo vem/ Então vem, então vem, um milagre pra sua vida Jesus tem”.

Letra simples e de fácil assimilação. E não poderia ser diferente. Junior Maciel sabe fazer isso como poucos.

10- A Fé (Moisés Cleiton) é a minha CANÇÃO. Em um cd recheado de belíssimas letras difícil é escolher uma faixa de destaque. Porém, como diz o ditado: quem procura acha. Então encontrei A Fé. A fé de Davi, a fé de Abraão, a fé de Josué, a fé de Rayssa e Ravel, a sua fé, a minha fé. “É pela fé que você pode acreditar que Deus irá agir/ É pela fé que vai acontecer/ Irmão é pela fé que você vai vencer/ Use a fé e comece a marchar/ Deus vai honrar tua fé/ Ele vai te exaltar”.

Apesar de Biografia De Um Vencedor ser ótima, eu escolheria A Fé para ser a primeira faixa a ser executada nas rádios.

11- Vou Atravessar (Rayssa e Ravel) o início lembra Posso Clamar de Eyshila. Mas aquietem o facho e nada de comparações. Pois uma coisa não tem nada a ver com outra. A letra faz referência ao andar sobre as águas de Pedro. No finzinho é possível ouvir a bela participação de Jairo Bonfim no back vocal. Aliás, os arranjos, o back e a interpretação da dupla são o máximo.

12- Goiás, Minas E Espírito Santo (Jean Spagnol) Etá, letra arretada sô!  Não é gospel. É uma homenagem aos três estados que dão título a canção. E quer saber de uma? Mesmo não sendo uma música dentro dos preceitos bíblicos, eu AMEI. “Nossa moda ta pocando, tem massa virando uai/ Meu estado é tão pequeno e ao mesmo tempo muito rico/ O mineiro traz o ouro e deixa a gente mais bonito”.

Pocar é uma expressão capixaba de vários sentidos. Em relação a música ela significa arrebentar.

13- Misterioso mais uma do goiano Jean Spagnol. Você já percebeu que Jean não é um compositor de música gospel. Ele é autor de O Povo Fala E Nóis Namora conhecida na voz de Zezé Di Camargo e Luciano e também compôs para o cantor Daniel, e para a dupla Pedro e Thiago. 
“Não tem remédio que cure esse tum tum tum/ Ainda bem que tem só um/ Se fosse dois eu não agüentava/ Que coração é esse que me deixa chorando/ Que coração é esse que vive reclamando/ Que coração é esse que bate machucando”.

Misterioso com certeza vai tocar em várias rádios seculares do interior do país. Sei que muitos vão criticar por não ter base bíblica, entretanto eu aprovo. Chega de mesmice.

14- O Que Se Passa No Meu Coração (Rayssa e Ravel) a dupla resolveu finalizar o cd com uma faixa romântica. É bacana mas tenho certeza absoluta que deveria ser substituída por uma canção tipicamente pentecostal ou sertaneja. Daquelas de botar o diabo pra correr.

Rayssa & Ravel: Ki CD é esse? D++++

Nota para este CD? 9,7. A dupla mostrou que é viável se produzir um belíssimo trabalho mesmo não estando em uma gravadora de porte.
O único ponto negativo é o projeto gráfico. Totalmente fail. Mas esqueça o encarte e compre o cd. Rayssa e Ravel merecem.
Nas melhores lojas evangélicas do Brasil existem 25 mil cópias esperando por você. Adquira o seu antes que acabe.


             ----------------------------------------------------------------------------------------------------------                                                                                                                                       Sigam-me no twitter: @CriaturaFeliz e blog @AlfinetesGospel
 Fiquem na Paz e na Fé. Beijokas.

14 comentários:

  1. Não gostei desse CD! Prefiro de quando eles eram da MK!

    ResponderExcluir
  2. Cada qual sua preferência... uns gostam do cantor outros da gravadora... Rayssa e Ravel estão trilhando um caminho certo, livres pra se expressarem e esse CD é a prova disso. Sempre inovando mas mantendo a tradição... Eita nóis, q esse trem já pocou... é Benção dimais "uai". Sucesso a dupla mais mais desse Brasil querido!!!

    ResponderExcluir
  3. Uai CD gospel que eles lançarão sendo que eles sairão da sony pra seguir carreira no secular... essa historia esta mal contada...

    ResponderExcluir
  4. ESSE CD ESTÁ INCRÍVEL. UM DOS MELHORES DA CARREIRA DELES. VALE A PENA OUVIR ESSE CD!
    ISSO MOSTRA MAIS UMA VEZ O QUANTO UMA GRAVADORA INFLUENCIA NAS ESCOLHAS DO REPERTÓRIO, SEM PENSAR NO GOSTO DOS ARTISTAS.

    ResponderExcluir
  5. Adoro eles esse CD tá realmente demais vai ser sucesso ainda bem q eles sairam a sony

    ResponderExcluir
  6. Ja sairam da Sony!Danouse.Essa canção Biografia de um vencedor é maneira,toca muito nas rádios aqui do nordeste.Que Deus abençõe a dupla onde quer que eles estejam.Amém

    ResponderExcluir
  7. Esse eu nem baixaria de graça na net. Imagina gastar meu dinheirinho suado comprando. Se superaram na falta de senso com essa capa. Aff... q falta faz a MK na vida dessa gente

    ResponderExcluir
  8. Bom saber,vou comprar sim. Eu gosto dessa dupla. São bençãos de Deus.Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. O cd tá ótimo, com gostinho de quero mais.

    O único porém é esse negócio de gravar música de compositor secular. Me considero moderno e de mente aberta. Mas esse negócio de tudo junto e misturado é demais pra mim. não concordo, mas não julgo.

    ResponderExcluir
  12. ouvi o cd, simplesmente o melhor,,, de todos...

    ResponderExcluir
  13. marcos antonio alves23 de julho de 2012 às 07:14

    amo eles;só axo que esta faltando o dvd que já deveria ter saide há tempos,sou fã deles desde 1994

    ResponderExcluir
  14. Gosto muito da dupla, porém esse CD foi o que menos gostei..

    ResponderExcluir

NÃO É PERMITIDO

- Ofensas ao blogueiro, artistas ou aos outros leitores do blog (Quer me xingar use as redes sociais porque pelo menos eu sei quem você é).

- Utilizar-se de passagens/versículos bíblicos a fim persuadir os futuros leitores do comentário a não acessarem o blog (Se as pessoas quisessem ler a Bíblia nesse momento estariam com uma e não acessando um blog sobre música gospel. Há tempo para tudo.).

- Fugir do assunto da postagem a fim de constranger alguém.

- Usar seu comentário para divulgar outros blogs/páginas/links (Quer seu blog divulgado aqui entre em contato comigo nas redes sociais)

- Usar CAPS LOCK exageradamente (Odeio que gritem comigo).

SERÁ PERMITIDO

- Comentar como anônimo desde que se identifique com uma conta do Twitter, Facebook, Instagram ou simplesmente seu nome no final (Os comentários que não seguirem esse critério serão encaminhados à análise e poderão ser excluídos).

- Expor/Defender suas opiniões e convicções desde que de maneira respeitosa e coerente (Ou seja, você pode achar o blog ridículo, mas ele ainda continua sendo meu e eu posto o que quiser).

- Expor links relacionados à matéria desde que o blogueiro curta o mesmo (Como já disse, o blog é meu, as coisas aqui têm que ser do meu agrado).
Os comentários que não seguirem essas "dicas" poderão ser excluídos sem aviso prévio.

Seguidores