segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

EDGARD PAES LEME DESCULPE A SINCERIDADE MAS...


Por Maria Souza (@criaturafeliz)


...O seu CD de apresentação ao mundo gospel  TÁ MANEIRO.
Confesso que ao ouvir sua voz pela primeira vez, no FofoCantor da Vanilda Bordieri, não gostei. Disse logo: esse rapaz é xerox do William Nascimento.
E como aquela frase famosa do Chacrinha de que no Brasil nada se cria, tudo se copia não me desce redondo, resolvi esquecê-lo.
Entretanto, o seu chapinha Eduardo Silva (@_Edulevita) propagou maravilhas sobre o CD Marcado Por Deus. O rapaz aguçou a minha curiosidade.
E não é que o Eduardo estava certo. Marcado Por Deus não é um cartão de visita, e sim um OUTDOOR.
 Mano parabéns por reunir um TIMAÇO na produção desta obra. Afinal, não é qualquer um que consegue ter em seu CD de estréia Jairinho Manhães na produção musical, Jairo Bonfim, Josué Teodoro, Cassiane e Fael Magalhães na produção vocal.
Além disso, você sapateou na cara do diabo ao gravar no Reuel Studios.
O único PORÉM de tudo isso é que apenas a sua cidade, Nova Iguaçu RJ, tem esse CD. Eu tive que atravessar a Ponte Rio -Niterói para comprá-lo.
E quer saber de uma? Valeu o esforço. O CD estar do jeito que Deus gosta.
Agora Edgard, licença. Descreverei as dez canções que compõem Marcado Por Deus:

NADA CALA A MINHA ADORAÇÃO (Luciano Zanetti) exaltação a Cristo. A voz pentecostal surge imponente entoando: “Santo, Santo, Santo, Santo/ Digno, Ele é digno/ O Cordeiro que venceu/ Que foi morto e reviveu/ Eu sei que não existe amor igual ao seu.”
O solo de Sax do Marcos Bonfim é MARA. Nota 10.

MARCADO POR DEUS (Jeann e Júnior) essa batiza esse belíssimo trabalho. Música para INVADIR as rádios e PUXAR VENDAS. O refrão é assim: “Porque fui marcado pra vencer/ Porque fui marcado pra adorar/ Porque fui marcado pra fazer a diferença onde eu passar/ Você tem a marca do Senhor/ Nada poderá te confundir/ É incomparável teu valor/ Está selado e aprovado por Jesus!”.
Letra e interpretação forte, vibrante. Destaque para a guitarra de Henrique Garcia e a bateria de Sidão Pires. Nota 10.

ELE VEM (Luciano Zanetti) em um cd pentecostal que se preze não pode faltar o tema Arrebatamento. Letra politicamente correta. Mas não me agrada. Faltou um Q de não sei o quê.
Apesar disso Edgard Paes Leme soltou a voz. E pelo conjunto da obra (arranjos, interpretação, vocal) a nota é 9,7.

PODEROSO: Oh, Glória! Dizem as más línguas que o baianinho Tony Ricardo não sabe escrever música de FOGO. Se você pensa assim, por favor, reveja os seus conceitos. ´
É impossível escutar essa faixa sem lembrar do velho e glorioso tempo da música pentecostal no cenário gospel. Poderoso ARREPIA. Sinta o coro: “Poderoso Rei da glória/ Veio aqui pessoalmente pra te dar vitória/ Levante suas mãos para glorificar/ Sinais e maravilhas meu Deus vai operar/ Glória ao Rei da glória/ Que desce com glória sobre este lugar”. OUÇA!
Nota 10.

PRA TE DAR VITÓRIA: tenho reparado que Tony Ricardo geralmente insere pontes em suas canções. Sinceramente considero esse recurso, na maioria das vezes, DESNECESSÁRIO. Essa faixa não tem o mesmo brilhantismo da anterior, contudo é boa.
Nota 9,8

YESHUA (Anderson Freire, Junior Maciel e Josias Teixeira) o meu amigo @Guilherme_Abner enalteceu essa canção. Com certeza ele abriu um sorriso de orelha a orelha ao ficar ciente que Anderson Freire é um dos compositores desta música.
Muitos afirmam que é a MELHOR do CD. Eu não acho. O que há de errado, então? A tal da PONTE.  O refrão é assim: “Majestoso Ele é/ Poderoso Ele é/ Ele é Santo, Santo/ Adorai, adorai/ Adorai”. Depois disso uma rápida pausa e suavemente Edgard canta: “Deslumbrante é... toda formosura está em Ti/ Estrela da manhã”. Poderia perfeitamente terminar a música. Entretanto, eis que surge a DESNECESSÁRIA ponte.
Nesta canção Edgard declama e passeia por vários tons, mostrando versatilidade no canto.
Nota 9,9.

SALA DO TRONO (Tony Ricardo) essa é LINDA DE VIVER. Se você é cabeça dura, aproveite essa canção e reconheça que Jesus é SENHOR. É Ele que nos consola, que nos purifica, que nos santifica. Se redima e adore ao Senhor.
Pois Ele é santo maravilhoso, justo poderoso. Quão formoso És. Tua glória encheu este lugar. Vem com teu fogo purificar. Toca em mim com brasa do altar. Até que eu possa me encontrar. Na fenda da rocha pra te adorar. Leva me outra vez a sala do trono. Meu maior desejo é te tocar. OUÇA!
Adoração MARCANTE. Nota 10.

QUEBRANDO A ROTINA ( Dill dos Nazireus) participação de Kátia Santana. Se você não leu a outra matéria que fiz sobre o Edgard Paes Leme, aviso que Kátia é noiva do cantor e irmã de Cassiane.
Balada Pop. Alerta que para conseguir um milagre é preciso Quebrar A Rotina. Foi assim com a mulher da hemorragia e com a viúva pobre.
Kátia inicia a canção de maneira surpreendente. Meu Deus! Canta bem a moça.
“Dê glória como ninguém glorificou/ Adore como nunca adorou/ Te anima, quebra a rotina/ Faça pelo Mestre o que ninguém fez ainda/ Se derrame aos pés do teu Senhor/ Eu sinto perfume de adorador/ Vai pra cima/ Quebra rotina/ Tem milagre tem/ Tem vitória/ Para quem do Mestre se aproxima”.
Nota 10.

PRIMEIRO LUGAR (Jeann e Junior) @Guilherme_Abner disse que a música é a cara da Damares. Talvez ele tenha se referido a última parte do refrão ultra repetitivo: O primeiro lugar/ O primeiro lugar/ Na lista de Deus é o primeiro lugar.
No mais Primeiro Lugar não humilha ninguém. É uma letra forte e fácil de aprender.
Detalhe: de todas as faixas, é a que mais ressalta todos os instrumentos utilizados.
Nota 10.

ALELUIA, YESHUA É O SENHOR (Tony Ricardo) abandone a poltrona, aumente o volume e nas palmas curta a última faixa de Marcado Por Deus.
Muitos não vão aprovar essa música. Na certa dirão que é Pop demais. Que não combina com uma voz pentecostal.
Ki Nada! Aleluia, Yeshua É O Senhor é uma ótima opção para qualquer grupo de louvor. Seja da Assembléia, Batista e até mesmo a Igreja Católica. Padre Marcelo Rossi AMA cantar o nosso gospel.
Celebrarei com jubílio! Exaltarei o seu nome. Aleluia! Yeshua! É o Senhor! Kadosh, Adonai, Eloi, Elshaday.
Nota 10.

Se você anda cuspindo marimbondos em relação às últimas produções de Jairo Manhães, aconselho: Sossegai.
O CD Marcado Por Deus mostra o Jairinho dos velhos tempos. Os arranjos estão PERFEITOS. No estilo que a Nação Cassianética queria para os cds Viva e Ao Som Dos Louvores.

Parabéns Edgard Paes Leme. Atravesse o Mar Vermelho a pés enxutos e que do outro lado às portas de uma gravadora de porte estejam abertas.
  ------------------------------------------------------------------------------------
 
Nossos twitters: @AlfinetesGospel e @criaturafeliz
Só isso e nada mais. Fique na Paz e na Fé. Beijokas.

8 comentários:

  1. Concordo em tudo menos com a questão das pontes rsrs Adoroo as pontes. Excelente análise!!

    ResponderExcluir
  2. Aí Alfinetes, vai uma dica de português em relação à frase :"O CD ESTAR do jeito que Deus gosta". O correto seria ESTÁ (no presente do indicativo).

    ResponderExcluir
  3. Massa esse CD muito melhor q de muito peixe grande.

    ResponderExcluir
  4. Mudando de parente é verdade q a Cassiane tá visitando com freqüência a Central Gospel? Sou de uma Congregação da ADVC, e a Cassiane tava lá na Sede mês passado o Pastor Silas disse q era um sonho ela na Central quando ela ministrou no lá.

    ResponderExcluir
  5. Quero esse CD! Muito Bom...

    ResponderExcluir
  6. Poxa me deu vontade de escutar este cd por essa análise e já fui correndo pro you tube e gostei bastante da primeira música que ouvi(Nada cala a minha adoração)... Vamos ver o restante... Parabéns galera do blog muito bom o post (apesar dos erros de português, nada que um pouco mais de atenção não resolva!) Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  7. Comprem o CD dele, original! Aqui na loja Reuel http://www.reuelmusic.com.br/products/cd-edgard-paes-leme-marcado-por-deus

    ResponderExcluir
  8. O melhor cd que ja ouvi até agora....Parabéns Edgard

    ResponderExcluir

NÃO É PERMITIDO

- Ofensas ao blogueiro, artistas ou aos outros leitores do blog (Quer me xingar use as redes sociais porque pelo menos eu sei quem você é).

- Utilizar-se de passagens/versículos bíblicos a fim persuadir os futuros leitores do comentário a não acessarem o blog (Se as pessoas quisessem ler a Bíblia nesse momento estariam com uma e não acessando um blog sobre música gospel. Há tempo para tudo.).

- Fugir do assunto da postagem a fim de constranger alguém.

- Usar seu comentário para divulgar outros blogs/páginas/links (Quer seu blog divulgado aqui entre em contato comigo nas redes sociais)

- Usar CAPS LOCK exageradamente (Odeio que gritem comigo).

SERÁ PERMITIDO

- Comentar como anônimo desde que se identifique com uma conta do Twitter, Facebook, Instagram ou simplesmente seu nome no final (Os comentários que não seguirem esse critério serão encaminhados à análise e poderão ser excluídos).

- Expor/Defender suas opiniões e convicções desde que de maneira respeitosa e coerente (Ou seja, você pode achar o blog ridículo, mas ele ainda continua sendo meu e eu posto o que quiser).

- Expor links relacionados à matéria desde que o blogueiro curta o mesmo (Como já disse, o blog é meu, as coisas aqui têm que ser do meu agrado).
Os comentários que não seguirem essas "dicas" poderão ser excluídos sem aviso prévio.

Seguidores