segunda-feira, 12 de março de 2012

ESSÊNCIA AGRADÁVEL A DEUS.

 Por Maria Souza (@criaturafeliz)


         Após o sucesso estrondoso no programa Raul Gil, Jotta A foi contratado pela Central Gospel.
         A gravadora do pastor Silas Malafaia nesses últimos anos vem surpreendendo com a formação de um ótimo elenco.
         Quando todos esperavam que a nova promessa do gospel fosse para a Sony Music ou Som Livre, ele acabou optando por uma empresa evangélica. E fez bem. O trabalho de divulgação da Central Gospel tem superado as expectativas.
         Sinceramente não sei ao certo a idade de Jotta A. Uns dizem que são 12 anos. Outros falam em 13 ou 14. Independente disso posso afirmar que ele é um adolescente, ou seja, ainda não tem a voz formada. Portanto, farei a análise do CD Essência apenas em relação as letras e aos arranjos.
         O CD foi produzido pelo pastor David Marx. Gravado no Estúdio Baeta por Luciano Marciani.
         O Back Vocal tem somente três componentes: Paulo Zuckini, Paloma Possi e Jane Magalhães.
         A parte gráfica decepcionou. Quando as gravadoras vão entender que o formato digipack não satisfaz aos consumidores?  Além do que, encarte impresso em papel reciclado é de um mau gosto extremo.
        
         Bem, partindo para o que interessa afirmo que até o exato momento Essência é o CD do ano. É evidente que esse panorama pode mudar, pois até dezembro o mercado fonográfico apresentará várias novidades. Entre elas os lançamentos de Elaine de Jesus, Jozyanne, Leonardo Gonçalves, Renascer Praise, Diante do Trono.
         Contendo 15 faixas, Essência começa com A Maior Bandeira (Jhour Bayron). A canção tem 1 minuto e 25 segundos. E bastou. Jotta A de cara mostra a influência do estilo americano em seu canto. Aprovado.
        
Michael W. Smith elogiou o garoto pela interpretação de Agnus Dei.  Com versão de Clóvis Ribeiro, arranjo pesado e um back de respeito, a canção emociona.
        
Lágrimas (David Marx e Jhoon Kemuel). O piano de William Augusto dar um ar infantil a faixa. Bem bolado. Outro destaque é o violão de Eduardo Victorino. A letra é sem tempero.
        
Quem Sou Eu? O próprio Kid compôs essa música. “Quem sou eu pra tentar te conquistar com o meu jeito de falar, com poemas e canções?” A frase de coração pra coração, destaque do refrão, matou a composição. Ficou brega. Se Caetano Veloso ouvi, dirá que foi escrita por Roberto Carlos nos tempos da Jovem Guarda.
        
Para apagar a péssima impressão da quarta faixa, eis que surge Essência de Daniella Araújo. É a melhor letra do álbum.
         “A Essência da sabedoria, que transforma a dor em alegria. Eu vejo um milagre acontecer na manifestação do teu poder. É o sobrenatural no mundo real. E do mais alto monte eu posso ver que nada pode me deter. Pois tua graça e o teu amor vão me guiar”.
         O trio vocal deu show nessa faixa. Uma excelente composição facilita tudo. Bato sempre na mesma tecla: os cantores têm que aprender a escolher o repertório. Apenas o nome do compositor não é o suficiente.
        
Longe (David Marx e Jhon Albuquerque). Possui um dos melhores arranjos do cd. Aliás, o produtor David Marx fez com excelência esse projeto. Todas as faixas, sem exceção, estão no capricho. Longe é uma das minhas preferidas. Ouço e repito inúmeras vezes. 
        
Dependente é de Anderson Freire. O que escrever sobre esse compositor? Ele é autor de Ressuscita-me, Sou Humano, Advogado Fiel, Todo Poderoso, Abra Os Meus Olhos, Não É Tarde, Identidade, Coração Valente e por aí vai.
         Pela relação de sucessos apresentados, é óbvio que sempre espero algo diferente em uma canção feita pelo Anderson Freire. Entretanto, Dependente é apenas mais uma no meio da multidão. É ruim? Pelo contrário. Bonita é. No entanto, não caiu no meu gosto pessoal. Talvez se fosse de outro autor eu aceitaria. Mas como é do compositor mais requisitado da atualidade, deixou a desejar.
        
A noite chegou e eu estou a clamar/ O medo chegou, eu estou a chorar/ Mas tua palavra diz: O choro pode uma noite durar, e pela manhã a alegria virá” Trecho de Estou Contigo. Quem fez? Jotta A. Ele se redimiu da esquisita Quem Sou Eu? e nos presenteou com uma belíssima obra.
Estou Contigo com certeza será o próximo hit a invadir as rádios. Vlad Aguiar da Asas Produções realizou um clipe, razoável, para essa canção.
        
Reuben Morgan (Hillsong) compôs e Eloir de Paula traduziu Descansarei para o português. A Comunidade Evangélica de Maringá também gravou essa música. Faixa brilhante. Tudo se encaixou com harmonia.

Antes de lançar Essência, a Central Gospel realizou uma pesquisa na Internet para saber qual a canção teria o privilégio de ser o carro chefe do CD. As indicadas para a votação foram: O Extraordinário e Estou Contigo.
       O Extraordinário de Tony Ricardo foi a vencedora com mais de 60% dos votos. Com certeza o arranjo influenciou no resultado. Isso significa que a escolha de O Extraordinário para single foi ruim? Não. Contudo, comparando as duas músicas, declaro que Estou Contigo é superior.
         As letras de Tony Ricardo são editadas pela Reuel Music Editora, empresa pertencente a cantora Cassiane.
         O Extraordinário de imediato lembra Tremendo e Santo do CD A Cura. Sinceramente tenho uma dúvida: essa música foi feita para a Cassiane e ela gentilmente cedeu ao Jotta A, ou não?
         Voltando a análise, O Extraordinário tem arranjo e letra marcantes. “Para pagar o preço pelos meus pecados, foi traído, transpassado, crucificado/ O Rei dos reis despiu-se da glória num corpo mortal, pra me fazer imortal/ Sua glória transcende o que é natural/ Seus olhos têm fogo, consomem o mal/ E em sua coxa está escrito que Ele é o rei dos reis e Senhor dos senhores”.
        
Amor Maior (Jhour Bayron). É uma pop adoração. Nelson Rodrigues escreveu: Bonitinha, Mas Ordinária. Eu afirmo: Bonitinha, Mas Desnecessária.
        
Tão fácil esquecer Daquele que nos amou/ Mas tão fácil é lembrar quando vem a dor/ Largá-lo por um simples momento feliz/ Mas buscar quando estou prestes a sucumbir/ Não posso deixar de lembrar por que nasci/ Entender o motivo de estar aqui”.
         Essa é O Teu Chamar de Dispô Santos. O violão de Eduardo Victorino se faz presente ao longo dos quatro minutos de execução. Em tempo de egocentrismo, a canção nos ensina a quem devemos adorar. Bravo!
        
Viverei é de Paulo Zuckini, que também faz parte do Back Vocal. Essa faixa parece a continuação de O Teu Chamar. O destaque é a bateria de Cleverson Silva e Samuel Fagundes. 
        
Ajuda-me A Seguir (Jhour Bayron). É um clamor ao Pai. “Ajuda-me a seguir sorrindo, pois no meu peito há dor e amargura. E vejo não ter mais condição”. Começa lenta e aos poucos Jotta A vai subindo os tons.

Vem Com Josué Lutar Em Jericó (Vasco Collins). Maneirissima. Pra cima, empolgante, arrepiante. O rap me conquistou.

O conceito para esse CD é A. É claro que há falhas nas interpretações. Porém, como dizia o ex-técnico de futebol Evaristo de Macedo: Menino é menino. Homem é homem.
Por ser um adolescente, Jotta A ainda não tem um perfil definido. Tanto na voz, como também no estilo das músicas. Isso ele vai adquiri com o passar dos anos.

6 comentários:

  1. Pessoal, acessem http://www.gospelmusikas.com.br conteúdo sobre música gospel atualizado diariamente! @gospelmusikas @GessonNunes

    ResponderExcluir
  2. Essa Criatura Feliz, não sabe de nada, a arte grafica do CD está nota 10! Ficou difrente o material do encarte + não ficou ruim assim como ela fal! Tem que aperender a conhecer e enteder as tendencias e o pq da arte do CD!

    Emersom

    ResponderExcluir
  3. a musica o extraordinário realmente era da cassiane, e ela cedeu ao jotta a , ela mesmo deixou transparecer em uma das mensagens no twitter

    ResponderExcluir
  4. O cd está bom, mas só 2 canções servem pra cantar mas igrejas, o Malafai quer transformar esse garoto no Justin brasileiro. É muito grito pra pouco Jotta A!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muitto do cd, há falhas, com certeza, nada neste mundo é perfeito. Mas nada que venha desvalorizar o trabalho de Jota A.

    ResponderExcluir
  6. Eu num vi tantas falhas assim não, tem cantores velhos ai que não aprenderam até hoje como se deve adorar ao Senhor. O cd dele tá lindo.

    ResponderExcluir

NÃO É PERMITIDO

- Ofensas ao blogueiro, artistas ou aos outros leitores do blog (Quer me xingar use as redes sociais porque pelo menos eu sei quem você é).

- Utilizar-se de passagens/versículos bíblicos a fim persuadir os futuros leitores do comentário a não acessarem o blog (Se as pessoas quisessem ler a Bíblia nesse momento estariam com uma e não acessando um blog sobre música gospel. Há tempo para tudo.).

- Fugir do assunto da postagem a fim de constranger alguém.

- Usar seu comentário para divulgar outros blogs/páginas/links (Quer seu blog divulgado aqui entre em contato comigo nas redes sociais)

- Usar CAPS LOCK exageradamente (Odeio que gritem comigo).

SERÁ PERMITIDO

- Comentar como anônimo desde que se identifique com uma conta do Twitter, Facebook, Instagram ou simplesmente seu nome no final (Os comentários que não seguirem esse critério serão encaminhados à análise e poderão ser excluídos).

- Expor/Defender suas opiniões e convicções desde que de maneira respeitosa e coerente (Ou seja, você pode achar o blog ridículo, mas ele ainda continua sendo meu e eu posto o que quiser).

- Expor links relacionados à matéria desde que o blogueiro curta o mesmo (Como já disse, o blog é meu, as coisas aqui têm que ser do meu agrado).
Os comentários que não seguirem essas "dicas" poderão ser excluídos sem aviso prévio.

Seguidores