quinta-feira, 31 de maio de 2012

Análise: "Acreditar" Danielle Cristina



Depois do BOOM de “Fidelidade”, grande era a expectativa para o que viria após.
E essa ansiedade aumentou mais ainda quando foi anunciado que a Produção Musical seria feita pelo Marido da Cassiane, à saber, Jairinho Manhães.
Alguns gostaram da news, outros nem tanto. Restou apenas esperar pelo Disco. E ele chegou.
Foi lançado no final do ano que passou e teve direito, como todos os últimos lançamentos da Central Gospel, a 2 clipes no Programa do Silão Malafaia.
É importante ressaltar que um dos piores erros do álbum não partiu do Produtor sozinho, mas partiu de toda a equipe: A maioria das músicas está meio-tom acima do que Dani canta. Isso deu, em alguns momentos, impressão de que ela gritava ao invés de cantar.
Não é o que acontece na primeira faixa.

Composta por Tony Ricardo, “Temporal de Deus” é a primeira canção de trabalho.
Ótima escolha. Sabe aquela música beeem pentecostal de estourar a guela???? É essa.
Um arranjo muito bem elaborado e uma das “menos ruins” interpretações do Cd. Gostei MUITO.
Logo após temos Moisés Cleyton com “Deus vai te surpreender”.
Essa sim é perfeita. Ótima interpretação e um dos melhores arranjos. A subida de tom antes do último refrão ficou 10!!
O incrível é perceber que a letra é CHEIA de chavões do tipo: “O hino da vitória você vai cantar” e “A vitória já é tua e ninguém vai tomar” e mesmo assim não é enjoativa.
Pra substituir “Fidelidade” Dani apostou em “Intimidade” de Luciana Leal.
A letra é ótima e o arranjo poderia ser pior, mas o que mata a música é a voz de Dani. Esse single tem tudo pra ganhar o Brasil, mas nas vozes dos grupos nas igrejas, porque se depender desses arranjos vocais de Dani...
Com participação da Cassiane, a quarta faixa é “Porção Dobrada” de mais uma vez Tony Ricardo que, aliás, foi uma pandemia nesse Cd.
A música seria ótima... se tivesse sido gravada num Cd da Cassiane.
A impressão que dá é que, ao invés, de produzida pra “Acreditar” a música foi totalmente produzida pra “Ao Som dos Louvores” e por alguma motivo ficou de fora do Cd de Cassi.
Em seguida, “Coração Lutador” é  quase uma enche-lingüiça. Não tem nenhum GRANDE atrativo. Mas é “legalzinha”.
A sexta faixa é composta por Gislaine&Mylena. “Indesistível” é aquele já bem conhecido pop-pentecostal de Gi and My!
O que mata é essa introdução de música de corno. O-D-I-E-I.
A faixa que inspira o título do Cd foi escrita por Tony Ricardo. “Eu Acredito” é uma das melhores do Cd. Não fosse o tom muito alto pra Dani, essa canção teria a melhor interpretação do ano.
Mesmo com todo esse ­desamparo auditivo, a música é MUITO BOA.
Agora vem uma pedra no caminho.
“Rio da Vida” tem sido muito criticada por aí afora.
Mas eu gostei MUITO  dessa música. Não sei se vocês perceberam mas essa é a música que mais faz referência ao estilo do Cd “Fidelidade”.
No Disco anterior PC Baruk foi ousado em quase todos os arranjos, fazendo coisas impensáveis pra outras pessoas. Jairinho soube fazer algo inovado e ousado sem tirar a essência da música. Me lembrou aqueles pop’s no estilo de “Minh’alma” e “Deus Vai Fazer” do álbum anterior.
“Avivamento Outra Vez” #PoderiaSerMelhorMasÉLegalzinha
Gostei muito de “Irrevogável”. A letra de Tony Ricardo me lembrou aquelas mensagens de antigamente. A-M-E-I “Eu entrei nessa peleja e vou lutar por você. Quem poderá te deter? A batalha não é tua, é minha diz o Senhor. Eu Sou o que Sou” diz o refrão.
Com participação de Jairo Bonfim, “Meu Bom Pastor” é simplesmente sensacional.
Mais uma letra de Moisés Cleyton cheia de chavões que nos conquista logo de primeira. Achei muito digna a “atrasadinha” na hora de subir o tom.
Falando da morte de Jesus temos “Por Quê?”.
É aquele típico pentecostal de antigamente. Gostei MUITO.
O que foi aquele back no final????????? Jairinho mandou benzaço!!
Como é bom ver que ainda nos dias de hoje compositores e cantoras tem se lembrado de gravar músicas sobre temas antes tão relevantes em nossos cultos, mas que hoje são muito esquecidos dentro de nossos templos.
Afirmando isso temos, falando sobre a volta de Jesus, “Voltará”.
Tem um ótimo refrão e é “bunitinha”.
Pra fechar com chave de ouro Dani gravou “Dia de Vitória”.
Concerteza O MELHOR ARRANJO DO CD. Jairinho soube fazer aquele estilo de música festiva que Cassiane gravava nos tempos de outrora.

Enfim. Não é que seja um cd ruim. Apenas não é TUDO AQUILO que se esperava.
O Projeto Gráfico é RUIM. Me admira Dalva Marim que fez um trabalho tão bonito em Rastro de Unção tenha caído tanto de qualidade.
Mas mesmo com todos esses poréns, a Central Gospel não pode reclamar. Nas minhas contas já são 40.000 cópias no mercado (Sem contar os Play-Back's). As Tiragens foram AA10000 AB10000 e AC20000.
Espero que Dani se recupere pro próximo Cd. Essa obra vai ser de grande aprendizado pra ela.


Destaques: "Temporal de Deus" "Deus vai te surpreender" "Eu Acredito" "Rio da Vida" "Meu Bom Pastor" "Por Quê?" "Dia de Vitória"

0 a 5 Estrelas: 3 estrelas. Poderia até dar mais. Mas estou levando em conta a aceitação do público!



"Vale a pena comprar? " Sim. Apesar dos pesares o cd é bom.

3 comentários:

  1. Fizemos em nosso BLOG uma análise do CD "questiona ou Adora" de Flordelis, passa lá e olha!

    ResponderExcluir
  2. achei o cd lindo arranjos lindos e composiçoes maravilhosas, concordo com vc no quesito arranjo vocal, não sinto uma segurança nas notas p a cantora, algumas notas ela n alcança com clareza e fica feio, gritado

    ResponderExcluir
  3. O CD está bom, + falto algo para ficar otimo.
    Faltou canções impactantes, arranjos melhores...

    Diego

    ResponderExcluir

NÃO É PERMITIDO

- Ofensas ao blogueiro, artistas ou aos outros leitores do blog (Quer me xingar use as redes sociais porque pelo menos eu sei quem você é).

- Utilizar-se de passagens/versículos bíblicos a fim persuadir os futuros leitores do comentário a não acessarem o blog (Se as pessoas quisessem ler a Bíblia nesse momento estariam com uma e não acessando um blog sobre música gospel. Há tempo para tudo.).

- Fugir do assunto da postagem a fim de constranger alguém.

- Usar seu comentário para divulgar outros blogs/páginas/links (Quer seu blog divulgado aqui entre em contato comigo nas redes sociais)

- Usar CAPS LOCK exageradamente (Odeio que gritem comigo).

SERÁ PERMITIDO

- Comentar como anônimo desde que se identifique com uma conta do Twitter, Facebook, Instagram ou simplesmente seu nome no final (Os comentários que não seguirem esse critério serão encaminhados à análise e poderão ser excluídos).

- Expor/Defender suas opiniões e convicções desde que de maneira respeitosa e coerente (Ou seja, você pode achar o blog ridículo, mas ele ainda continua sendo meu e eu posto o que quiser).

- Expor links relacionados à matéria desde que o blogueiro curta o mesmo (Como já disse, o blog é meu, as coisas aqui têm que ser do meu agrado).
Os comentários que não seguirem essas "dicas" poderão ser excluídos sem aviso prévio.

Seguidores