quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Análise: Leandro Borges - Pelo Reino de Deus


2011 foi um grande ano na música pentecostal masculina. Tudo isso por causa desse menino do sul que trouxe mais vida e criatividade aos nossos ouvidos.
Com uma voz “comum” Leandro Borges se diferenciou por todo o trabalho que fez. Além de ser o compositor de todas as músicas do disco, ainda contou com Melk Carvalhedo e Marquinhos Pinheiro na produção musical de seu álbum de estréia.
As letras são simplesmente cativantes e criativas, levam-nos a experimentar novos olhares sobre textos já muito conhecidos da Bíblia.
Exemplo disso é Cancela o Funeral. A letra versa sobre o filho da viúva de Naim. O chavão pegou e já existem até outros compositores usando-o.
O arranjo de Melk Carvalhedo ficou PERFEITO. Desde a introdução até a última nota.
Vale a pena lembrar que quando o Cd foi lançado a letra do single foi uma das mais vista do TerraLetras por 2 semanas consecutivas.
Em Prefiro ser Fiel temos um estilo de letra mais puxado a Identidade e Fidelidade. Boa pedida aos grupos de jovens. O refrão diz: “Eu prefiro ser fiel / Eu decido ir pro céu / O mundo não vai me enganar / Para trás não vou olhar / Eu prefiro vigiar / Eu decido ir orar / Santidade ao Senhor / Maranata”
Jesus está aqui continua o estilo pentecostal do CD, mas com aquela pegada mais “animada” pra fazer o povo glorificar."Mas, aqui nesta igreja é diferente / Esse povo veio para adorar / Jesus é o nosso convidado e está presente / É a Ele que nós vamos exaltar..." é parte do refrão.
A primeira canção mais calma do CD é O Diário de um leproso e traz uma análise profunda sobre a cura do leproso de Mateus 8:1-4. O sentimento passado na música através da letra e interpretação de Leandro é incomparável. Talvez a melhor interpretação do CD. Vale MUITO a pena ouvir.
Voltando pra um estilo mais pop temos Passeio na Fornalha que também é uma análise muito bem feita de um texto bíblico. Logicamente Daniel 3. A participação  dos back’s é singular e as tiradas são ótimas. O refrão termina MUITO bem essa canção que já muito entoada por vários grupos de jovens por aí.
Com um back super-fraco Amém começa. Fiquei realmente muito decepcionado com essa introdução mixuruca.
Mas apesar disso a música é MUITO boa. A letra fala sobre dizer amém e aceitar a vontade de Deus acima de qualquer circunstância.
Voltando ao “pentecostal pesado” temos Pelo Reino de Deus.
A letra é reflexiva e fala sobre a volta de Jesus e o que estamos fazendo ‘pelo reino de Deus’.
O arranjo é ótimo e reflete todo o peso da música pentecostal. A orquestração ficou na medida certa e Leandro interpretou maravilhosamente bem.
Outra letra bem reflexiva é a de Curado pelas Feridas.
Versa sobre a morte de Jesus e sintetiza que fomos salvos pela dor que nosso Redentor sofreu na cruz.
Os arranjos são fracos, mas vale a pena ouvir pela letra.
Espera em Deus tem um arranjo ótimo. Começa com um solo de violão e faz todo esse estilo mais calmo durante toda a canção.
Leandro interpreta SUPER e bem afinadinho rs.
A Cada Dia um Milagre faz mais o estilo enche-lingüiça.
Um pop bem manjado. Apesar de que a letra é ótima.
Versando sobre o “paralítico do telhado” Leandro canta Não passa de hoje.
O começo é bem interessante, mas o refrão faz o mesmo estilo da canção anterior.
Pra continuar mantendo o CD interessante, depois de duas enche-linguiças temos Do Jeito de Deus que é outra letra SUPER inteligente. Versa sobre vários acontecimentos bíblicos que mostram que o jeito de Deus pode muitas vezes não ser o mais claro, mas é sempre o mais confiável.
Herdeiro do Poder é aquele pentecostal mais “basicão”.
Letra e arranjo são super interessantes e conseguem segurar a nossa atenção a cada palavra.
E pra fechar com chave de ouro (Ahhhhhh... já tabô??? rsrs) Leandro gravou A Primavera vai Chegar.
A letra é bonita e o arranjo é calmo. Leandro interpreta bem, mas nada de mais. A música é ótima.
Enfim, Pelo Reino de Deus é um dos 5 melhores Cd’s de 2011 entrando numa lista com nomes como Aline Barros e Lauriete.
O Projeto Gráfico ficou por conta de Osmar Goulart. Ficou simples (A grana tava curta rs) mas bonito. A cor utilizada foi muito bem explorada, além das variações.

Destaques: Cancela o Funeral, Prefiro ser Fiel, O Diário de um leproso, Passeio na Fornalha, Amém, Pelo Reino de Deus e Do Jeito de Deus.

0 à 5 Estrelas: 5 estrelas por ser um ótimo disco que se destacou no meio dos grandes nomes mesmo tendo sido produzido por um iniciante no mercado da música.

Vale a pena comprar? SIM. VALE MUITO A PENA COMPRAR!!!

6 comentários:

  1. Gatinhoooooo

    Ai como to serelepe hoje!

    bapho
    GG

    ResponderExcluir
  2. QUEM É ESSA CRIATURA COM CARA DE JONAS BROTHER.E AINDA POR CIMA PASSA RIMEL E BATON NÉ!!!OLHA O SERGIO SAAS EM!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Aaaaaaaaaaaaaahwn o CD é Muuito bom, vale muito a pena investir nele, é TRANSFORMADOR. Lógico, só é possível porque Deus é honrado em cada frase cantada, e vc pode sentir a sua presença ao ouvir e cantar estes louvores. Posso dizer com convicção, é de Deus! APROVADÍSSIMO.

    ResponderExcluir
  4. cd muito bom mais ele e melhor ainda

    ResponderExcluir

NÃO É PERMITIDO

- Ofensas ao blogueiro, artistas ou aos outros leitores do blog (Quer me xingar use as redes sociais porque pelo menos eu sei quem você é).

- Utilizar-se de passagens/versículos bíblicos a fim persuadir os futuros leitores do comentário a não acessarem o blog (Se as pessoas quisessem ler a Bíblia nesse momento estariam com uma e não acessando um blog sobre música gospel. Há tempo para tudo.).

- Fugir do assunto da postagem a fim de constranger alguém.

- Usar seu comentário para divulgar outros blogs/páginas/links (Quer seu blog divulgado aqui entre em contato comigo nas redes sociais)

- Usar CAPS LOCK exageradamente (Odeio que gritem comigo).

SERÁ PERMITIDO

- Comentar como anônimo desde que se identifique com uma conta do Twitter, Facebook, Instagram ou simplesmente seu nome no final (Os comentários que não seguirem esse critério serão encaminhados à análise e poderão ser excluídos).

- Expor/Defender suas opiniões e convicções desde que de maneira respeitosa e coerente (Ou seja, você pode achar o blog ridículo, mas ele ainda continua sendo meu e eu posto o que quiser).

- Expor links relacionados à matéria desde que o blogueiro curta o mesmo (Como já disse, o blog é meu, as coisas aqui têm que ser do meu agrado).
Os comentários que não seguirem essas "dicas" poderão ser excluídos sem aviso prévio.

Seguidores