sábado, 17 de novembro de 2012

Análise: Fernanda Brum - Liberta-me


Fernanda Brum sem sombra de dúvidas é uma das maiores artistas da música gospel brasileira.
Seus belos graves foram nacionalmente reconhecidos a partir do CD Quebrantado Coração de 2002.
Daí até hoje ela se transformou em uma máquina de vender Cd’s. Suas letras de interpretação “além do entendimento” tomam formas diferentes a cada lançamento.
Desde 2006 FeBrum lança Cd’s temáticos, aqueles onde todas  músicas centralizam ou entornam um único tema.
Profetizando as nações, Cura-me, Glória e agora Liberta-me. A matriarca dos Pinheiro não perde espaço entre as Divas pois a cada lançamento Fer se reiventa provocando surpreendentes rações aos que a ouvem.
Bem, depois desse momento #TiAdólu vamos analisar o álbum.

LIBERTA-ME
Fernanda abre o álbum com a canção título.
A música que foi apresentada como single do Disco causa um certo estranhamento nas primeiras vezes que se escuta, assim como todo o resto do CD.
Cantada em primeira pessoa, tem uma forte e singular interpretação de Fer.
A letra é um clamor por libertação.
Composta pela própria Fernanda e sua afilhada ungida Arianne, é um belo cartão de visitas.

CACOS PELO CHÃO
Talvez essa seja a mensagem mais forte do CD. Cantada também em primeira pessoa, traz aquele momento em que nos sentimos verdadeiros “nadas” diante de Deus.
Muito bem arranjada, traz aqueeeeeele toquinho de piano na introdução que se repete ao final.


TU ME AMAS
Se a anterior tem uma mensagem forte, essa tem uma mensagem “dodia”.
É a velha receita da Fernanda Brum de colocar uma música que é ÓTIMA em melodia, mas MUITO desconexa no que diz respeito a letra. Claudio Claro é o compositor desse “misturê” de temas que está ganhando muito destaque no álbum. É a versão 2.0 de o Sangue e no Fogo, do álbum anterior.

SANTUÁRIO CHEIO DA TUA GLÓRIA
É o estilo congregacional da cantora sendo muito bem destacado.
Letra forte. Versa sobre nossa pequenez diante do Espírito Santo. Isso cai em evidência principalmente no trecho: Como pode alguém pequeno como eu ser a casa de um Deus assim??
Linda, linda. Sem contar o arranjo de Mr. Emerson né meu bem rsrs


UMA SÓ VOZ
Tai uma ótima música. Versa sobre a união da Igreja.
A comunhão na Santa Ceia, a volta de Cristo e a Trindade de Deus são os temas explorados no assunto.
Emerson Pinheiro realmente soube produzir muito bem esse CD

DEUS MANDOU
É a primeira música mais animada do Disco. Versa sobre obedece a Deus citando como exemplo a “pesca maravilhosa”.
Fer mostra toda a sua extensão vocal nas áreas graves trazendo uma interpretação sem igual à canção.

FORTE E PODEROSO
Um lado de nossa “gloriosa” (Gloriosa já tá tão fora de moda...) popstora que não poderia ficar de fora do disco é o lado roqueira.
Achei que isso ficou bem explícito na contra-capa do CD.
Nessa faixa Fe apresenta um pop-rock muito bem feito. Até mesmo eu que não curto esse estilo gostei da música.

NADA PODE ME SEPARAR
Voltamos a ouvir o lado “alegrinho“ de FeBrum.
Sendo sincero eu não gostei muito.
É interessante até certo ponto. Tem um arranjo super-bem trabalhado, mas não me convence. Não chega a ser uma enche-lingüiça, mas e não gostei.


SAINDO DO CASULO
Essa foi a que eu mais esperei escutar.
É de se reconhecer que o título é no mínimo curioso.
Mas falando da música: Versa sobre libertação (OH, não diga rs).
Curti bastante, apesar de achar a lera bem #NoSense.
O arranjo traz o bom e velho tecladinho de Emerson Brum que inicia e termina a canção, só que dessa vez mais animado.
Gostei da ponte: O meu vôo é liberdade no Senhor \ Que me adestra e me coloca pra VOAR \ VOAR \ Voa, voa, voa, voa brabuleta... ops... rsrs.

RASGANDO O CORAÇÃO
Outra no estilo congregacional.
Composta pela Amiga Eyshila, é a minha preferida de longe.
Arranjo e letra se encaixam perfeitamente. Concerteza o grande destaque do CD.
Se fosse da produção eu votaria nela pra ser a segunda canção de trabalho. Adorei.

PRECISO DE UMA CHANCE
O estilo profético de Brum dando o ar da graça. Eu não gostei, mas é muito boa! Versa sobre a mlher do fluxo de sangue. Com direito até à ministração!

DIA FELIZ
Melodia interessante. É bom ver a versatilidade de Fer.

TANTO ASSIM
Bem naquele estilo "Espírito Santo" esasa é meio chata nas primeiras vezes que se escuta, mas é só questão de costume. Versa sobre Deus nos amar mesmo que nós não sejamos merecedores de tal amor. Curti.

SEJA BEM-VINDO
Continua no mesmo naipe da anterior. Gostei da ministração.

TODO PODEROSO
Letra com VÁRIOS jargões, mas o arranjo é impecável. Traz todo um peso pro final do Disco.


Fernnda Brum, como uma das maiores cantoras da música gospel brasileira consegue se desdobrar a cada lançamento fazendo trabalhos cada vez mais distintos dos anteriores!

Destaques: Cacos pelo chão, Santuário Cheio da Tua Glória, Uma só Voz, Deus Mandou, Saindo do Casulo, Rasgando o Coração e Tanto Assim

0 à 5 estrelas: Depois de muito não gostar desse CD, ouvi ele pela última vez pra fechar a Análise. E decidi que, pelo conjunto da obra, pela inovação e ousadia em todos os quesitos, e pelo talento de Brum que superou em muitos momentos as falhas do disco, 5 estrelas!

Vale a pena comprar? Se você curte boa música, sim. Não é um CD "cheio de unção" como os de antigamentente (Hoje em dia são raros), mas é recheado de boa música!

8 comentários:

  1. fernanda precisa escolher melhor as musicas,vamos lebrar do melhor album ao vivo cheio da unção"Apenas um Toque"esse cd inesquecivel,mais esse cd liberta-me também é bonitim.

    ResponderExcluir
  2. Alfinetes por favor corrige esse fernananda brum. E em relacao a análise acho que vcs exageraram, 5 estrelas? vc é gg? darias no máximo 4 estrelas pra esse cd !

    ResponderExcluir
  3. Não acho Tu me amas estranha ... é baseada em um capítulo de João ... Se tem alguma musica " estranha " seria, apesar de maneira, DIA FELIZ !

    ResponderExcluir
  4. Agente vcs foram muito rigorosos com esse cd ... Ele ttah lindoo , ttah uma benão , ttah cheio de unção , pow escutem " SANTUARIO CHEIO DA TUA GLÓRINHA , CACOS PELO CHÃO , RASGANDO O CORAÇÃO , LIBETA-ME ... VC NÃO SABEEM O QUE É MUSICA BOA . Realmente os outros cds delas estam lindos e cheios de unção , mas gente esse ttah lindo demais.

    Marcella Dwayne Aquii *-*

    ResponderExcluir
  5. Esse Cd esta perfeito, não esta estranho não.... Muito bom

    ResponderExcluir
  6. Esse cd não ta lindo não,desculpa discordar,mais ta brega,seria bom assim,se fosse lançado há uns 15 anos atras.Mas gosto não se discute né?!

    ResponderExcluir
  7. Muito legae e divertida essa análise! O CD da Brum tá muito bem produzido diga-se de passagem. É um cd pra parar e ouvir. A maior parte das músicas são boas. Mas quem ouviu não sei se teve essa impressão, parece que o cd vai até a música "Preciso de uma chance". Depois dessa canção parece que o cd entra com outras músicas, mas em outro ritmo, tipo pra completar o cd. No geral o cd tá muito bom.

    ResponderExcluir
  8. bom,eu sempre gosteiiiii de fernanda brum............as musicas dela sao liindas e principalmente desse cd "liberta-me" que fala de libertaçao.

    ResponderExcluir

NÃO É PERMITIDO

- Ofensas ao blogueiro, artistas ou aos outros leitores do blog (Quer me xingar use as redes sociais porque pelo menos eu sei quem você é).

- Utilizar-se de passagens/versículos bíblicos a fim persuadir os futuros leitores do comentário a não acessarem o blog (Se as pessoas quisessem ler a Bíblia nesse momento estariam com uma e não acessando um blog sobre música gospel. Há tempo para tudo.).

- Fugir do assunto da postagem a fim de constranger alguém.

- Usar seu comentário para divulgar outros blogs/páginas/links (Quer seu blog divulgado aqui entre em contato comigo nas redes sociais)

- Usar CAPS LOCK exageradamente (Odeio que gritem comigo).

SERÁ PERMITIDO

- Comentar como anônimo desde que se identifique com uma conta do Twitter, Facebook, Instagram ou simplesmente seu nome no final (Os comentários que não seguirem esse critério serão encaminhados à análise e poderão ser excluídos).

- Expor/Defender suas opiniões e convicções desde que de maneira respeitosa e coerente (Ou seja, você pode achar o blog ridículo, mas ele ainda continua sendo meu e eu posto o que quiser).

- Expor links relacionados à matéria desde que o blogueiro curta o mesmo (Como já disse, o blog é meu, as coisas aqui têm que ser do meu agrado).
Os comentários que não seguirem essas "dicas" poderão ser excluídos sem aviso prévio.

Seguidores