segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

CD Jotta A - Essência




Foi divulgada a capa do cd do menino-prodígio Jotta A que traz por título Essência.

Confesso que me surpreendi.
Ao estilo da capa da Brenda, Jotta traz "um Q" de internacional.
Ficou muito boa.
Tenho que confessar que só vou comprar por causa da capa.

Também está em fase de votação popular a escolha do single.
"Estou Contigo" é de autoria do próprio Jotta e traz aquele estilo de Clamor-Adoração-Melosa que é bem emocionante.
"O Extraordinário" versa sobre Jesus e é bem aquele estilo de "Tremendo e Santo" de Cassiane. A letra é de Tony Ricardo.



Qual vc + gostou?

E depois o polêmico sou eu...

O idolatrado cantor André Valadão deu sua opnião sobre a cidade que pagou MUITA grana pra ele estar lá na qual fez um Show dias atrás.
Os Paraenses ficaram super-mega ofendidos, e com razão, já que André é referencia pra vida de muitos cristãos.
Quero deixar registrada a minha solidariedade com o povo do Pará, lembrando que o Mateus (Designer do Blog) e o Esmael Teixeira (Amigão que produziu o nosso layout atual) são de lá!

Falei que ele tava querendo dar o que falar... rsrsrs!!!

domingo, 29 de janeiro de 2012

A IDOLATRIA CEGA!


Maria Souza (@criaturafeliz)

Desde que passei a frequentar assiduamente o mundo dos Nets, principalmente a Twittosfera, as Comunidades do Orkut, o Facebook, os Blogs que fazem referência à música gospel notei algo estranho.
Lembro que quando era criança, lá se vão mais de trinta anos, sempre ouvia aqui e acolá representantes do meio evangélico recriminando as histerias de mocinhas e até mesmo rapazes em relação aos grupos Menudo, Dominó, New Kids, Polegar e tantos outros.
Pois bem, o tempo passou, a roda gigante girou, o pato virou cisne e o errado agora é certo.
A Bíblia condena a Idolatria. No livro de Mateus, capitulo 4, versículo 10 está escrito: “Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás”.
Mas o que é Idolatria? Como distinguir idolatria de admiração? Será que Freud explica?
Admiração é ter respeito, consideração por alguém.
Idolatrar é: colocar o outro no pedestal. Não enxergar os defeitos. Achar que o planeta só se movimenta por causa de tal pessoa.
Idolatrar é ir as raias da loucura. Cometendo atitudes insanas para defender o ídolo.
Às vezes isso é apenas uma fase. Fase de amadurecimento, de crescimento, de auto-afirmação.   
Época em que todos nós procuramos algo novo para preencher um vazio que surge do nada.
Depois da infância, a puberdade, a adolescência. Os pais deixam de serem os nossos super heróis.
Ki saco ir para a escola acompanhada da mãe.
Ki droga ter que chegar na festa da galera com o pai no calcanhar.
Meu pai era o meu He-Men. Agora é o meu Esqueleto. Só sabe pegar no meu pé. Não gosto mais dele. O meu TUDO agora é o CANTOR X.
O cantor X além de lindo, é educado, canta pra chuchu, anda de BMW, mora na Barra e sempre joga beijos pra mim em suas apresentações.
Durmo e acordo sonhando com ele. Ele domina os meus pensamentos. É o ar que respiro. É o meu SENHOR.
Vivo para adorá-lo, exaltá-lo, idolatrá-lo. Compro todos os seus Cds, Dvds, camisas, faixas, canetas, bonés, vou a todos os shows. Até aqueles realizados onde Judas perdeu as botas.
É claro, lógico e evidente que sou a primeira da fila. Quando os portões da Casa de Show, do Estádio, da Igreja se abrem lá estou eu. Aos pulos, berrando, ofegante, ávida para vê-lo.
E não me contento em apenas olhar. Preciso filmá-lo, tocá-lo, agarrá-lo, puxar seu cabelo, rasgar sua veste, levar para casa uma prova de que estive cara a cara com o meu “deus”.
E você nem pense, não ouse, não se atreva a falar mal dele em minha frente. Aliás, nem pelas costas. Se eu souber...
O bicho vai pegar. Te xingo, te cuspo, te apedrejo, te bloqueio, te deleto de minha vida.
Que negócio é esse de falar mal do cantor que amo? Quem é você? Vai se COÇAR e nos deixe em paz.
Como você tem a coragem de dizer um AI do meu ÍDOLO? Como você consegue encontrar defeito num ser tão PERFEITO?
Sim, ele é perfeito. O MÁXIMO. Ele não transformou água em vinho. Não multiplicou pães e peixes. Não curou cegos e leprosos. Não ensinou a doutores. Não recebeu coroa de espinhos. Não levou chibatadas. Não foi pendurado num madeiro. Não morreu em meu lugar. E sequer ressuscitou ao terceiro dia.
É por essas e outras que bato no peito e digo: ele é o MEU ÍDOLO.
Ui, uma coceirinha na vista. Será catarata?
NÃO! Logo agora que preciso viajar quilômetros sem fim até a Argentina para assisti-lo em um Congresso de Jovens. Isso sem contar às horas que passo grudada no computador escrevendo declarações de amor para ele nas redes sociais.
Vou correndo ao oftalmologista. Cega eu? NUNCA. Cegueira é o fim da picada. 

Por favor, seja lá qual for a sua idade, reflita sobre este texto.
Não faça do seu cantor favorito um São Jorge. Pois o cavalo branco e a espada pertencem a Cristo.
Não olhe para a sua cantora predileta como se ela fosse a Virgem de Nazaré. O Círio emociona, entretanto a corda arrebenta.
Não tome a bênção ao artista fulano, sicrano, beltrano. Ele não é o Padim Cíço. Além do que, OS NOSSOS SANTOS SÃO DE BARRO.
Se dia e noite, noite e dia pensas na personalidade A, B ou C, CUIDADO!
Se fores daqueles que explodem facilmente quando ficam cientes que o seu artista foi criticado, CUIDADO!
Lembre-se que você corre o risco de não ter o seu nome escrito no Livro da Vida.
Portanto, se trate. A psicologia existe para isso. Não se envergonhe. Não se desespere. Você não é um caso perdido. Os males da humanidade atingem qualquer um. Cristão ou não.




Próximas matérias: A SÍNDROME DE NARCISO, Análise de um super cd, CUIDADO COM A CUCA KI ELA TE PEGA.

Siga-nos no twitter: @criaturafeliz  @AlfinetesGospel  @Mateus_Wettam  

Fiquem na Paz e na Fé. Beijokas.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

RAYSSA & RAVEL: KI CD É ESSE?

 Maria Souza (@criaturafeliz) 

A dupla Rayssa & Ravel após uma carreira de sucesso na principal gravadora gospel do Brasil, a MK, e uma rápida passagem pela Sony Music, lançou no final de 2011 o álbum Biografia De Um Vencedor.
 
            Os que acompanham a carreira dos irmãos devem ter ficado assustados pelo fato da dupla colocar no mercado uma obra sem a estrutura de uma empresa como as gravadoras citadas.

          Realmente a respeito de apresentação do produto (projeto gráfico), divulgação e distribuição faltou empenho. Contudo, o cd produzido por Wagner Carvalho e Ayra Peres é sem dúvida alguma um dos melhores de 2011/2012 no estilo Pentecostal/Sertanejo.

       Biografia De Um Vencedor é AQUELE cd Pentecostal/Sertanejo que os adeptos destes estilos AMAM e ficam LOUCOS para acrescentá-lo em suas coleções fonográficas.

     O cd possui 14 faixas com canções para dançar, pular, bater palmas, chorar e estudar a Bíblia. Refiro-me a música Lodebar que muitos desconhecem o significado.

      Um detalhe que chamou a minha atenção é o fato do cd ter apenas uma canção de autoria do compositor Anderson Freire. Justamente em um período que os grandes nomes do gospel nacional se descabelam para ter várias composições de Freire em seus lançamentos, a dupla optou em economizar na escolha.

         E fez bem. Marcados Pela Cruz é belíssima, porém não é a melhor ou a ideal para puxar vendas.

        Esse quesito é facilmente preenchido pela A Fé de Moisés Cleiton, As Três Tias de Emanuel de Albertin, e Misterioso de Jean Spagnol.

       Em relação ao projeto gráfico, detalhe importante e hiper comentado em qualquer análise de um cd, o resultado final é DECEPCIONANTE. Tão preto, tão ruim, tão preto e tão ruim que me abstenho em descrevê-lo. Ayra Peres mandou mal.

       Pois bem, por falta de linguiça pra encher vou ao que interessa:

1-     Biografia De Um Vencedor a canção que batiza o cd é uma das mais executadas da rádio Vida Fm de São Paulo. A autoria é de Mineirinho Adimilson. Num estilo country ELETRIZANTE a letra é um estimulo a perseverança. “Você pode estar passando por dificuldades / Mas a luta não vai fazer você desistir/ Ao ver a biografia de um vencedor/ No caminho existem rosas e espinhos também/ É só esperar o tempo do Senhor/ É! Com certeza a vitória vem”.

Essa canção é um ÓTIMO cartão de visita para o cd.

2-     Te Levo No Colo (Junior Maciel) escrita em primeira pessoa e ultra trabalhada nos instrumentos de cordas. Deus fala para o filho que Nele se pode confiar. “Filho meu, quando você chora, eu também choro/ Filho meu, se não puder andar eu te levo no colo/ Filho meu, você não me sai do pensamento/ Filho meu, é hoje o fim do seu sofrimento”.

Te Levo No Colo é beleza pura para se cantar nas igrejas. De pé e nas palmas.

3-     Lodebar Nunca Mais o pastor Jairinho Félix compôs e gravou essa obra. Nessa nova leitura a dupla manteve a essência da canção. A escrita correta é o hebraico Lo- Debar. Significa terra sem vida. A referência encontra-se em II Samuel, cap 9 a partir do versículo 4. “Lodebar, terra de humilhação/ Lodebar, nunca mais quero voltar em Lodebar/ Esse é o endereço apagado da minha vida/ Lodebar.../ Lodebar, terra de tristeza e dor/ Lodebar, nunca mais quero voltar em Lodebar”.

Essa faixa prova que é possível fechar um EXCELENTE repertório sem aquela chatice de mulher da hemorragia e cego de Jericó.

Detalhe: se você tiver a língua presa igual ao deputado federal Romário de Souza Faria e do técnico do Esporte Clube Bahia, Joel Santana, pode mandar ver na parte em que Rayssa entoa: Lodelodelodelodelodelodelodebar.

4-     Eu Dependo Dele é a primeira das quatro músicas feitas pela própria dupla. É uma declaração de que a pessoa é totalmente dependente de Deus. Seja qual for a prova, a vitória é certa, pois o Pai está no controle.
“O desespero vinha me dizer não há esperança pra você/ Sei que a prova doeu, mais eu aprendi a depender de Deus/ Eu dependo Dele pra viver, pra respirar/ Eu dependo Dele isso nunca vou negar”.

5-     As Três Tias essa é SHOW de BOLA. Chora sanfona! Preparem o esqueleto para remexer. Emanuel de Albertin conseguiu compor uma letra inteligente, empolgante e bíblica.  “Você já conhece o pai/ Mas tem três tias que tu deves conhecer/ Tiaquieta, Tialegra, Tianima/ Porque a vitória já chegou para você”.

No youtube você encontra As Três Tias na voz do autor. No entanto, se você costuma acatar conselhos, alerto: ESQUEÇA.  Se delicie com a música através dos irmãos.

6-     Marcados Pela Cruz única faixa que Anderson Freire se faz presente. Linda! Em tempo de vigança, de síndrome de Narciso, onde o ser humano tornou-se mais importante do que Deus, essa canção é uma volta ao passado. Ai ki saudade! “Não irei pagar o mal com mal/ Não vou humilhar quem me humilhou/ Se eu tenho a marca do amor/ Posso imitar meu Senhor/ Ele me ensinou perdoar, até meus inimigos amar/ Sem o amor de Deus só serei mais um alguém ou ninguém”.

A participação do back vocal é perfeita.

7-     Eu Tenho Uma Promessa (Rayssa e Ravel) ouça dançando e batendo palmas. Violinos, guitarra e bateria afiadíssimos. Um back de responsa. O refrão é esse: “ Ai ai ai ai ai ai, não vou viver sem Ele/ Ai ai ai ai ai ai, meu coração é Dele/ Ai ai ai ai ai ai, eu tenho uma promessa/ Ai ai ai ai ai ai, minha vitória é certa/ É isso que interessa”.

Afaste mesa, cadeiras e dance.

8-     Até Quando se você me perguntar qual o compositor do meio gospel que merece destaque, respondo: Moisés Cleiton. O cara é fera. Reparem nas letras que ele compõe. Biblicamente corretas. Muitos por aí estão querendo impor uma nova Bíblia com canções sem nexo. Nota-se que Moisés Cleiton tem conhecimento e compromisso com a Palavra. Até Quando é uma pregação bem atual.
“Vai adorando vai louvando que Deus vai agir, esse gigante em sua frente vai ter que cair/ Vai exaltando que o deserto logo vai passar/ Do outro lado a vitória você vai cantar/ Vai cantar, vai cantar, vai cantar, sim vai cantar. Você vai cantar”.

9-     Então Vem (Junior Maciel) é um xote. Xote é um ritmo executado nos forrós. Ouvindo essa música, recordei a trilha sonora do filme Eu, Tu e Eles. Se você curte música secular, qualquer semelhança com Luiz Gonzaga, Dominguinhos do Acordeon, é mera coincidência. “Então vem, então vem adorar Jesus comigo vem/ Então vem, então vem, um milagre pra sua vida Jesus tem”.

Letra simples e de fácil assimilação. E não poderia ser diferente. Junior Maciel sabe fazer isso como poucos.

10- A Fé (Moisés Cleiton) é a minha CANÇÃO. Em um cd recheado de belíssimas letras difícil é escolher uma faixa de destaque. Porém, como diz o ditado: quem procura acha. Então encontrei A Fé. A fé de Davi, a fé de Abraão, a fé de Josué, a fé de Rayssa e Ravel, a sua fé, a minha fé. “É pela fé que você pode acreditar que Deus irá agir/ É pela fé que vai acontecer/ Irmão é pela fé que você vai vencer/ Use a fé e comece a marchar/ Deus vai honrar tua fé/ Ele vai te exaltar”.

Apesar de Biografia De Um Vencedor ser ótima, eu escolheria A Fé para ser a primeira faixa a ser executada nas rádios.

11- Vou Atravessar (Rayssa e Ravel) o início lembra Posso Clamar de Eyshila. Mas aquietem o facho e nada de comparações. Pois uma coisa não tem nada a ver com outra. A letra faz referência ao andar sobre as águas de Pedro. No finzinho é possível ouvir a bela participação de Jairo Bonfim no back vocal. Aliás, os arranjos, o back e a interpretação da dupla são o máximo.

12- Goiás, Minas E Espírito Santo (Jean Spagnol) Etá, letra arretada sô!  Não é gospel. É uma homenagem aos três estados que dão título a canção. E quer saber de uma? Mesmo não sendo uma música dentro dos preceitos bíblicos, eu AMEI. “Nossa moda ta pocando, tem massa virando uai/ Meu estado é tão pequeno e ao mesmo tempo muito rico/ O mineiro traz o ouro e deixa a gente mais bonito”.

Pocar é uma expressão capixaba de vários sentidos. Em relação a música ela significa arrebentar.

13- Misterioso mais uma do goiano Jean Spagnol. Você já percebeu que Jean não é um compositor de música gospel. Ele é autor de O Povo Fala E Nóis Namora conhecida na voz de Zezé Di Camargo e Luciano e também compôs para o cantor Daniel, e para a dupla Pedro e Thiago. 
“Não tem remédio que cure esse tum tum tum/ Ainda bem que tem só um/ Se fosse dois eu não agüentava/ Que coração é esse que me deixa chorando/ Que coração é esse que vive reclamando/ Que coração é esse que bate machucando”.

Misterioso com certeza vai tocar em várias rádios seculares do interior do país. Sei que muitos vão criticar por não ter base bíblica, entretanto eu aprovo. Chega de mesmice.

14- O Que Se Passa No Meu Coração (Rayssa e Ravel) a dupla resolveu finalizar o cd com uma faixa romântica. É bacana mas tenho certeza absoluta que deveria ser substituída por uma canção tipicamente pentecostal ou sertaneja. Daquelas de botar o diabo pra correr.

Rayssa & Ravel: Ki CD é esse? D++++

Nota para este CD? 9,7. A dupla mostrou que é viável se produzir um belíssimo trabalho mesmo não estando em uma gravadora de porte.
O único ponto negativo é o projeto gráfico. Totalmente fail. Mas esqueça o encarte e compre o cd. Rayssa e Ravel merecem.
Nas melhores lojas evangélicas do Brasil existem 25 mil cópias esperando por você. Adquira o seu antes que acabe.


             ----------------------------------------------------------------------------------------------------------                                                                                                                                       Sigam-me no twitter: @CriaturaFeliz e blog @AlfinetesGospel
 Fiquem na Paz e na Fé. Beijokas.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A Hipocrisia Fede.



Não se assuste com o título meu querido leitor de plantão. A coroa cabe na cabeça de quem merece herdar o trono.
Escolhi este título porque o considero o ideal para o assunto que vou tratar.
Hipocrisia significa fingimento, falsidade. Ato de esconder algo.

Essa frase que não é mágica, pelo menos para mim, abre um leque para vários assuntos. Entretanto, como a proposta do Blog é exclusivamente o meio gospel, vou estacionar nos adoradores de Cristo.

Pregar a Palavra é fácil para aqueles que leram e releram do Gênesis ao Apocalipse. Contudo, VIVER como manda a Palavra são outros quinhentos.
E bota quinhentos nisso. Não é levitas? Como é bom dar RT em elogios vindos do twitter.

O seu CD é lindo! RT nele. Você é a melhor cantora do mundo. RT nele. Nossa, que arranjo fantástico! Você é o melhor produtor do universo. RT nele.
Agora me diga o que acontece quando se faz uma critica ao cantor A, B ou C? A uma gravadora, ao diretor executivo, ao produtor?
Se você respondeu bloqueio, ACERTOU.

É simplesmente isso que essa Cambada de Hipócritas ditos anunciadores do Reino fazem.

Receber elogio eu também quero. Porém aceito as críticas. Muitos cantam que desejam ser semelhante a Cristo.

Então pergunto: desde quando Cristo afastou alguém do seu convívio por ser criticado, humilhado, ignorado?

Podemos até querer ser igual a Cristo. Mas ser como Ele jamais.  Por isso Cambada de Hipócritas desçam do pedestal, saiam dos seus CASTELOS de AREIA e enfrentem a realidade nua e crua.

Chega dessa balela de que você não deve ser criticado porque o CD foi feito para Deus, consagrado a Ele e blá, blá, blá.

Deus não compra CD, DVD, ingressos, camisetas, livros e nenhum outro produto. Porque a HONRA e a  GLÓRIA Dele não precisam disso.

Portanto Cambada de Hipócritas ABRAM OS OLHOS, leiam o que os seus verdadeiros admiradores, e não os FÃSNÁTICOS, pensam sobre aquilo que vocês colocam no mercado.   

Entrem nas Comunidades do Orkut dedicadas as vossas Excelências e prestem atenção no que é discutido nos tópicos.  


Será que o seu admirador está satisfeito com aquilo que você apresenta para ele ver e ouvir?

Lembre-se: o que mantém um artista de pé é a fidelidade dos fãs.  É o fã que faz um esforço, tantas vezes incomum, para adquirir um produto seu.

Então levita do Senhor pare de se achar aquilo que você NÃO É, e produza o melhor, não apenas para Deus, mas também para o seu fã.

Para você que está aí, lendo esse desabafo, arrancando o cabelo, soltando fumaça pelo nariz, rajadas de fogo pelos olhos, doido para me mandar para a ponte que partiu, digo: Acalme-se.

Pois a IDOLATRIA cega. A HIPOCRESIA fede.

Faça você mesmo o teste. Diga com todas as letras para o seu cantor preferido que o CD dele é fraco, pois as letras são chatas, os arranjos ultrapassados, a voz dele estar alta, baixa, aguda, grave demais.
Se você não for chamado de endemoniado e logo em seguida levar um block, isso significa que o dia virou noite.  E se isso acontecer, prepare-se, pois o mundo vai acabar.
Maria Souza (@criaturafeliz)

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

NÃO ESQUENTA!!!



O programa Esquenta da Rede Globo de Televisão, apresentado pela esfuziante Regina Casé, abriu a série de 2012 totalmente ecumênico.

Reuniu no mesmo palco a pastora Ana Lúcia, Jotta A, o novo fenômeno do mundo gospel, o compositor, duble de cantor e ligado as religiões oriundas da África, Arlindo Cruz, Preta Gil e outros.



Antes do Esquenta entrar no ar, o comentário no twitter e em diversos sites evangélicos era de que Jotta A e a pastora Ana Lúcia iriam propagar o evangelho ao mundo através da Vênus Platinada.

Mas o que se viu foi um garotinho ( como é pequenino o J.A, precisa fazer um tratamento para crescer, se não...) deslumbrado com os holofotes e uma autoridade máxima de uma denominação que mais parecia uma mãe de santo.

Que me perdoem os canelas de fogo, entretanto o estilo musical da pastora Ana Lúcia não é compreendido por muitos evangélicos, imaginem os que desconhecem  o reteté de Jeová.

Enquanto o programa rolava várias personalidades do meio cristão e também anônimos protestavam afirmando que Regina Casè estava ridicularizando o povo evangélico.



Palhaços! Palhaços! Palhaços!  Foi essa a sensação daqueles que viam o programa. Afinal, água e óleo não se misturam.

O problema é: quem é ÁGUA? Quem é ÓLEO?

Ora bolas! Não sejam ingênuos. O grande objetivo de quem aparece em um meio de comunicação, principalmente se tratando da Rede Globo, é vender o seu produto, a sua imagem.

Jotta A fez o comercial dele. A pastora Ana Lucia também.

E Jesus onde fica? Se você estiver fazendo essa pergunta neste exato momento em que ler o texto, lhe conforto: no trono assentado à direita do Pai. 

Ou você acha que Jesus juntou-se a platéia e bateu palmas para aquilo? Claro que não.

E se você, no íntimo, estar xingando todas as gerações da senhora Casé, lhe dou um conselho: aquietai-vos.

Pois não é você que se orgulha em bater no peito alardeando aos quatro cantos que a sua cantora predileta apareceu no programa tal de uma emissora de TV?

É você mesmo. Ou será que nessas horas você pensa em divulgar a Palavra ou apenas em satisfazer o ego vendo sua estrela dando picos de audiência?

Portanto, não Esquenta com a Casè. Não Esquenta com o Candomblé.  Não Esquenta com a sua consciência. Não Esquenta que da próxima vez o seu artista vai aparecer na telinha. E aí o profano se transformará em sagrado. Tudo para honra e glória do Pai.

Não Esquenta. Como disse a senadora Marta Suplicy: relaxa e goza.



Maria Souza ( @criaturafeliz )

Seguidores