sábado, 5 de janeiro de 2013

Análise Remember: Cassiane - A Cura



Cassiane é e sempre será um dos maiores nomes da música gospel. Junto com outros nomes com Aline Barros, Shirley Carvalhaes, Rose Nascimento e tantas outras, ela consegue demonstrar que o que vive é uma fase e vai passar, tá aí o DVD que pelos vídeos no YouTube mostra que Cassi está divônica no show.
E um dos CD’s que levaram ela a ser o que é foi o aclamado A Cura. Tanto é que este venceu a enquete do Análise Remember com 55% dos votos.
O álbum foi um divisor de águas na carreira da cantora. Apesar de não ter vendido como os dois anteriores teve 90% de seu repertório considerado como single.
A começar por Tremendo e Santo que só pela introdução já arrepia qualquer um.
Vale lembrar que Jairinho Manhaes (Marido e Maestro da cantora) vivia seus tempos de glória nos arranjos.
A letra de Rogério Jr. que tinha apenas 15 anos quando a compôs, também é maravilhosa. Versa sobre a passagem dos 7 selos, com direito a declamação e tudo.
Quem aí nunca cantou: “Tremendo e Santo que fará a trombeta tocar, vai arrebatar os salvos pra com Ele morar para sempre no cééééu”???.
Em seguida temos a canção título. A Cura é outra que consegue te arrepiar só com a introdução. Composta pela Pra Ludmila Ferber versa sobre mergulhar nos rios de Deus. O back, como no CD todo, é ÓTIMO. Não preciso nem falar do arranjo né!
Cassi interpreta maravilhosamente bem como em todo o CD. Todas as faixas desse disco têm unção de sobra.
O terceiro single é Não negue a Jesus. Composta por Wellinghton e Jacson versa sobre as dificuldades que enfrentamos em nossas vidas cristãs. Citando como exemplo Daniel, os três jovens da fornalha e Estevão. Linda, linda, linda.
Composta por Rayssa, O Segredo da Vitória é aqueeele forrózinho que tem “a cara” da Cassiane. Para os amantes dos forrós pentecostais é uma ótima pedida.
Sendo umas das primeiras músicas sobre quem tem promessa não morre Promessas de Deus é outro single do Disco. É muito boa e ganhou muitos grupos de jovens.
Mas uma que foi extremamente cantada pelos jovens foi Só mais uma milha. O arranjo e a letra caem como uma luva para esses grupos. Quem nunca cantou: Sinta o poder de Deus, abra os seus olhos pela fé e veja Jesus Cristo descendo com Sua majestade e Sua grandeza... ???
Celebrando a Cristo tem um ÓTIMO arranjo. É ótima pra cantar enquanto limpa a casa. É bem animada, fala sobre celebração e é uma dauqeelas mais festivas de Cassi.
Voltando as músicas mais lentas temos Jesus. A música que mais tarde foi cantada no especial O Cristo da Paixão produzido pela MK, tem ótimos arranjo e letra, Cassiane canta divando como em todas as faixas. Outro single do disco.
Uma música m que os backs simplesmente ARRASAM é Contigo está. A introdução com o sax é maravilhosa. Não tenho palavras pra falar da letã. Versa sobre a morte de Jesus. Com certeza é uma das maiores do disco. Quem não se lembra de E quando o inferno pensava que havia vencido os anjos cantavam: JESUS ESTÁ VIVO ???
Em seguida temos Deus nos escolheu. Composta pela Pra Ludmila Ferber traz uma mensagem que devemos esperar em Deus pois Ele é fiel. Os arranjos são lindos. Não tem nem o que falar!
Composta por Eyshila a canção Eu quero ver é mais calma mas igualmente perfeita. Versa sobre querer ver mais de Deus. O back divou. Vale lembrar que a própria Eyshila participou do back desse CD.
Ele é o Rei segue o estilo festivo da cantora. Arranjos meio que natalinos marcam a canção. Ótima.
Rozeane Ribeiro compôs e Cassiane gravou o hit Deus Contempla. Sendo muito executado nas igrejas, o single é forte. Versa sobre estar na luta com o rosto no pó. "Deus te levanta lá das cinzas pra te dar vitória..."
Fechando o CD com chave de ouro temos o single épico Sinfonia de Louvor. Composto por Elizeu Gomes, traz uma mensagem de louvor a Deus. Em homenagem aos 10 Anos de lançamento que o CD A Cura completará em 2013, vou postar a letra inteira da canção e o vídeo:

Sinfonia de Louvor

É Ele sim... E não há sombra de dúvida.
Ele ajudou... A viúva de Naim.
É Ele sim... Que estava numa festa
E transformou... Toda água em vinho.
É Ele, Santo, Justo e Verdadeiro...
Senhor da terra e mar, do céu inteiro...
É Ele quem governa todo universo e ainda tem tempo pra enxugar a lágrima do coração.
Ele é Jesus, o nosso Noivo e amado. O Desejado das nações.


Sinfonia de louvor, adoração e glória.
Ele é quem divide ao meio a nossa história.
Ele é quem decide a hora da nossa vitória...
Ele é o Filho do Altíssimo, Santo Cordeiro,
Uma orquestra de louvor toca o Seu concerto.
Ele rege as estrelas lá do espaço...
Ele é a sinfonia que jamais se ouviu.
Ele tem a obra prima que ninguém já viu,
O segredo esperado pela Sua igreja...


Ele é Justo, Santo e Poderoso Deus.
É o El Shaday, o Grande em poder.
É o Criador, Sustentador do céu.
É o filho do Atíssimo, Emanuel.
Ele é o que era, o que será e é.
E o Seu nome é Deus, é Rei, Jeová Jireh.
 
Coroado, Exaltado, Deus Supremo, Verdadeiro, Magestoso, Adorado, Venerado é o Cordeiro, Rei da Terra, Imperador, Senhor e Deus.
É Honrado, Esperado, Desejado, Aplaudido, Ele é o Escolhido, é o Dono do amor.
Ele é digno da sinfonia de louvor.
Receba Jesus, Amado Senhor. Erguemos as mãos, Tu és Digno de louvor.
Receba Jesus, Amado Senhor. Oferecemos a Ti uma sinfonia de louvor.



Cassiane soube fazer a lição de casa. Na época da gravação ela estava grávida de seu terceiro filho Caio que já chegou junto com um dos melhores Cd's da música gospel. Vale ressaltar que o projeto gráfico é decepcionante, mas pelo conteúdo vale comprar.



Destaques: Não tem como destacar smente algumas canções. Tudo tá muito perfeito. Cassiane e Jairinho viviam seu melhor momento em relação a produção. Destaco os MARAVILHOSOS arranjos e a unção na voz de Cassi.

0 à 5 Estrelas: Pode dar 6?? Enfim, 5 estrelas.

Vale a pena comprar? Vale MUITO a pena!

27 comentários:

  1. Realmente A cura, Com muito louvor e Até o Faça a diferença não tem como botar defeito em nada

    ResponderExcluir
  2. Kkkk é até estranho ler uma analise que não tenha umzinho de defeito ou reclamação kkk "A cura" não é so o melhor cd da cassiane, e sim o MELHOR cd de toda história do gospel. Obra prima de Deus. Faz uma analise do "Sementes da fé" ja que o "a cura" não foi tão bom em projeto gráfico, o "sementes da fé" por sua vez dispensa comentários, o melhor e mais lindo encarte que ja vi na vida, me deliro abrindo aquele cd.

    ResponderExcluir
  3. Kkkk é até estranho ler uma analise que não tenha umzinho de defeito ou reclamação kkk "A cura" não é so o melhor cd da cassiane, e sim o MELHOR cd de toda história do gospel. Obra prima de Deus. Faz uma analise do "Sementes da fé" ja que o "a cura" não foi tão bom em projeto gráfico, o "sementes da fé" por sua vez dispensa comentários, o melhor e mais lindo encarte que ja vi na vida, me deliro abrindo aquele cd.

    ResponderExcluir
  4. Esse cd marcou a minha vida!!!! Às vezez escuto so o playback p ficar apreciando os arranjos de arrepiar!!! Vale lembrar que esse cd foi o unico da carreira da Cassi que saiu de fábrica com 100.000 cópias vendidas!!!!

    ResponderExcluir
  5. Esse CD realmente merece uma salva de palmas pra ele, é um dos melhores da música gospel. Agora só pra descontrair essa tiragem AV30000 é falsa viu tenho esse CD com a mesma tiragem AV5000. (o q esses fãs da Cassi não fazem)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tiragem AV 30000 é verdadeira. Pelo menos o meu cd é. Procurem no o grupo Tiragens gospel no face. Lá tem fotos provando. Inclusive imprensa no próprio disco.

      Excluir
  6. essa tiragem é falsa msm eu tbm tenho esse cd nessa tiragem av5000, mas pode ser que tenham fabricado duas tiragens com mesmo código. apesar de ser difícil, quase impossível só vi assim a tiragem do diante do Troon 8 que tem duas pq eles mudaram de fábrica.

    ResponderExcluir
  7. Genteee!! Durante a Gravação do cd "A cura" Cassiane estava grávida de Joshua e não de Caio! Ela estava Grávida de Caio durante a Gravação do Cd "Recompensa" e de Jayane nas Gravações do Cd "Para Sempre" :D

    ResponderExcluir
  8. O meu cd "A Cura" . É BX 10.000

    ResponderExcluir
  9. o me cd e AA 50000 ....

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho o cd da 1ª tiragem AA100.000 desculpa aeh!!! Rsrs

    ResponderExcluir
  11. Esse cd é simplesmente perfeito,acho q até a Cassiane tm saudades dessa época...

    ResponderExcluir
  12. Faz a analise do CD Perola da Elaine de Jesus, e ums dos melhores CDs pentecostais !

    ResponderExcluir
  13. Pode crerr Perola foi de mais assim como Ate o Fim...

    ResponderExcluir
  14. Nossa pra quem escreveu ai q o encarte do cd sementes da fe da Cassiane foi o melhor é pq nao viu o do Perola da Elaine de Jesus de longe o Melhor que ja teve....

    ResponderExcluir
  15. Realmente esse CD é excelente, como alguém já disse: Obra-prima de Deus!
    Mas o encarte é fraco, o do Sementes da Fé é mais bonito, mas não chega a ser o mais lindo do meio gospel, pois esse título vai para o CD Pérola, da Nani! Afinal, foi criada até uma categoria (Melhor Encarte) pra poder premiá-lo!

    ResponderExcluir
  16. Esse Cd é muito fraco, sinceramente ele e Pérola falam q são os melhores da década mas é tudo marmelada, só pq as bonitas estavam no auge acham q os cd são ótimos. Recompensa, faça a diferença, até o fim, momento de Deus, sementes da fé, sempre fiel,página virada e tantos outros são bem melhores q esses dois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pagina virada e ate o fim eu nao conheço, mas monento de Deus e sempre fiel sao melhores sim... Alfinetes, faz analise Andrea Fontes

      Excluir
    2. EU ACHO OU MELHOR EU TENHO CERTEZA QUE ESTA PESSOA ESTÁ COM CIÚMES DA CANTORA CASSIANE, PORQUE CÁ ENTRE NÓS FALAR MAL DOS ENCARTES DO CD DA CASSIANE, É PORQUE ESTÁ COM CIÚMES NÃO É GENTE.
      A CASSI, COMO TODAS AS OUTRAS CANTORAS DO MEIO EVANGÉLICO SÃO BENÇÃOS DE DEUS.

      Excluir
    3. Se o CD A Cura e fraco, eu não sei qual é o CD forte. É um dos melhores discos da música gospel.

      Excluir
  17. O repertório de "A Cura" nem chega perto do "Recompensa" e "Com Muito Louvor". Isso sem falar que o encarte de "A Cura" foi um dos piores da discografia da Cassiane. Os arranjos desse cd também são muito exagerados! Jairinho não estava em sua melhor forma.
    OBS: Espero que não apaguem meu comentário por causa da minha opinião.

    ResponderExcluir
  18. Nao acredito no que li!! Certamente essa pessoa q escreveu q os "arranjos sao exagerados" é completamente sem noção ! No minimo nao entende nada de música nao sabe o que é uma camerata um coral c 16 vozes... Enfim isso tudo e muito tem nesse cd!! Respeito a opinião numa boa mas p opinar sem saber o q ta dizendo é no minimo insano!! So p fechar saiba que na criação dos arranjos desse cd a Cassiane contou q encontrou o Jairinho chorando de joelhos n studio pedindo a Deus inspiraçao porque nao estava conseguindo fazer nada entao os dois oraram juntos e os arranjos comeraçam a surgir!! Alguém ten dúvida q os arranjos vieram literalmente do céu?!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Bem, eu gosto demais do cd A Cura e realmente ele tem arranjos primorosos, (lembro-me de que com esse cd, fizemos a coreografia da canção, "Sinfonia de Louvor" o que nos custou muito para aprender e deixá-la bem sincronizada, pois é um louvor lindo e cheio de palavras diferentes, rsrsrs) e eu sou fã dos arranjos elaborados pelo Jairinho, mesmo pq sou musicista, no entanto, para mim o melhor cd de Cassiane ainda é o Recompensa. Eu escuto as canções do início ao fim! É muito difícil escolher entre os cds de alguém que lançou sucessos, um atrás do outro né? Parabéns a Cassiane, Jairinho e todos os envolvidos!
    Obs: Amo todos os cds da Cassiane, pois sinto Deus em todos eles!

    Katarina

    ResponderExcluir
  20. A Cura é o melhor da sua carreira. Os arranjos e os vocais são de arrepiar.

    ResponderExcluir
  21. Um dos poucos cds maravilhosos da Cassiane. O back impecável, arranjos perfeitos, banda e orquestra sem palavra, já a arte gráfica, só Jesus na causa. O cd dela deveria ter tido como cenário uma praia, uma capa com ela saindo da água por exemplo sendo puxada por uma mão, seria bem conceitual. Enfim.

    ResponderExcluir

NÃO É PERMITIDO

- Ofensas ao blogueiro, artistas ou aos outros leitores do blog (Quer me xingar use as redes sociais porque pelo menos eu sei quem você é).

- Utilizar-se de passagens/versículos bíblicos a fim persuadir os futuros leitores do comentário a não acessarem o blog (Se as pessoas quisessem ler a Bíblia nesse momento estariam com uma e não acessando um blog sobre música gospel. Há tempo para tudo.).

- Fugir do assunto da postagem a fim de constranger alguém.

- Usar seu comentário para divulgar outros blogs/páginas/links (Quer seu blog divulgado aqui entre em contato comigo nas redes sociais)

- Usar CAPS LOCK exageradamente (Odeio que gritem comigo).

SERÁ PERMITIDO

- Comentar como anônimo desde que se identifique com uma conta do Twitter, Facebook, Instagram ou simplesmente seu nome no final (Os comentários que não seguirem esse critério serão encaminhados à análise e poderão ser excluídos).

- Expor/Defender suas opiniões e convicções desde que de maneira respeitosa e coerente (Ou seja, você pode achar o blog ridículo, mas ele ainda continua sendo meu e eu posto o que quiser).

- Expor links relacionados à matéria desde que o blogueiro curta o mesmo (Como já disse, o blog é meu, as coisas aqui têm que ser do meu agrado).
Os comentários que não seguirem essas "dicas" poderão ser excluídos sem aviso prévio.

Seguidores