sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Momento Profeta: Eyshila e o Brasil que adora ao Senhor...



 
O primeiro episódio da série #momentoprofeta traz uma cantora que tem sido ao longo dos anos um grande referencial quando tocamos no assunto "composições". Mais recentemente destaco a beleza e complexidade da canção Adoração, presente no mais recente CD da cantora pela CGM "Jesus, o Brasil te adora".
Mas não é pra falar desta letra que estou escrevendo este post.
As músicas em questão são: Profetiza e Jesus, o Brasil quer te adorar.
Trarei uma análise meio bíblica,  meio pessoal das letras.
Começando com Profetiza.

          
Muitos tem se levantado pra dizer que esta canção não tem nenhum embasamento bíblico e que defende a teologia da prosperidade ao repetir infinitas vezes "profetiza, profetiza..." e sempre profetizando bênçãos. Mas será mesmo? Olhemos do lado da Bíblia: No capítulo 37 do livro de Ezequiel o Senhor levou Seu profeta a um vale de ossos secos. A situação não era das melhores. Imagina você ver em sua frente um grande exército reduzido a ossos fracos, destruídos. Mas Deus queria mostrar que era sobre a vida de Ezequiel e o mandou profetizar:
Ezequiel: 37. 4. Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos ouvi a palavra do Senhor.
Será que naquele momento Ezequiel se sentiu com o ego inflado por profetizar vida a todo aquele exército?? É claro que não. Pois ele sabia que as palavras saiam da boca dele, mas quem faria a obra seria o Senhor. Assim acontece nessa canção.

Passei por momentos difíceis e ao ouvi-la pude sentir a Presença de Deus e me senti incentivado a continuar confiando, ou melhor, me senti incentivado a me levantar e profetizar sobre a minha vida e a minha igreja. E eu não estou falando só de dificuldades financeiras. Estou falando de ter fé no vale da humilhação, no vale da enfermidade, no vale da experiência.
Em nenhum momento senti que essa letra me inflava o ego. Ao contrário, ao ouvi-la sentia vontade de levantar as minhas mãos e profetizar sobre o meu momento de dor porque a cada "profetiza" que ouvia eu me lembrava que não passo de um simples ser humano e quem faz a obra é Deus. O que eu poderia fazer era só levantar minhas mãos e clamar, e profetizar . Lembre-se disso: É claro que precisamos esperar o tempo de Deus, mas só sai do vale quem profetiza.
E olha o que a Bíblia nos revela depois da profecia de Ezequiel:




Ezequiel: 37. 7. Profetizei, pois, como se me deu ordem. Ora enquanto eu profetizava, houve um ruído; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram osso ao seu osso.
8. E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles fôlego.
9. Então ele me disse: Profetiza ao fôlego da vida, profetiza, ó filho do homem, e dize ao fôlego da vida: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó fôlego da vida, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.
10. Profetizei, pois, como ele me ordenara; então o fôlego da vida entrou neles e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo.

Ao ouvir esta canção sinta-se estimulado a profetizar sobre esse momento, esse vale que você ou alguém próximo de você atravessa.
O Senhor te diz: Profetiza e o milagre acontecera.
Agora quero mudar de assunto. Vamos tratar da segunda letra de hoje: Jesus, o Brasil quer te adorar.
Há algum tempo o blog Agulhadas Gospel postou uma matéria ironizando o jeito que os cantores/compositores de pentecostal-reteté construiam seus repertórios. Eu achei super interessante e engraçado. Particularmente eu amo a música pentecostal mas não curto esses ritmos. Mas o que me chamou mais atenção não foi a matéria em si, mas a revolta do leitor Geovane dos Alves Reis que atacou o blogueiro (a) por discordar do assunto chamando-o (a) de idiota. Mas isso nem me incomodou.
Chegamos ao ponto dessa matéria ao nos depararmos com outro comentário de Geovane na mesma matéria.

Ao tentar "defender" a música pentecostal-reteté o leitor ataca as canções Pavão Pavãozinho (Fernanda Brum), Dona Panda (Clube da Cristina Mel) e Dança do Nickinho (Aline Barros e Cia): "(...) Quem adora a Deus com a música Pavão Pavãozinho da Fernanda Brum??? (...) Outra pergunta é como a pirralhada gospel adora a Deus cantando Dança do Nickinho, Dona Panda e outra músicas que nem são de Deus (...)"
Respondendo a esta parte do comentário digo: A cada canção cabe interpretação. Pavão Pavãozinho não tem uma letra de adoração. É uma letra de clamor social pela justiça. No caso das duas infantis é quase a mesma coisa: São canções para divertir e entreter as crianças. Não são de adoração. Por isso não se adora a Deus com elas. É claro que nossas canções tem que ter louvor a Deus, mas em algumas o foco pode ser alerta, repreensão ou simplesmente diversão. Temos que saber interpretar cada parte de seu tema. A canção Vai ser comido de bicho, por exemplo, tem seu lado bíblico, mas não se adora a Deus cantando essa letra.
Mas enfim, qual é a canção que vamos comentar mesmo?
Pois então, no segundo parágrafo ele diz que a canção Jesus, o Brasil quer te adorar não tem uma mensagem verdadeira: “E por fim nossa querida Eyshila, que lançou uma música dizendo que o Brasil quer adorar a Jesus”. Será mesmo?   
O Brasil que aprova leis contra a igreja, que já está praticamente liberando as drogas, que fica o dia inteiro assistindo novelas que trás mensagens nada boas, o Brasil do BBB, o Brasil que apoia o homossexualismo (lembrando sou contra o homossexualismo não contra o homossexual) será mesmo que esse Brasil quer adorar a Jesus? Resumindo a mensagem trazida nessa canção não é verdadeira (...) “
Respondendo: Sabemos que tudo isso é verdade. Mas não seria o Brasil um país laico? Não seria o Brasil um país em que a liberdade de expressão é vigente? As leis que seriam "contra a igreja" não foram aprovadas. Trata-se da PLC122. Eu sou contra esse projeto de lei. Mas não sou contra a lei, que já foi aprovada, que permite a união estável dos homossexuais. Pois, se o Brasil traz liberdade de expressão e sexual, é mais do que direito dessas pessoas fazerem o que bem entenderem de suas vidas. Isso não compromete a igreja. Quero fazer um momento nesse tema, mas voltemos à canção.
O fato é o seguinte: Esse mesmo Brasil que tem todas essas verdades, é o Brasil que organiza as maiores Marchas pra Jesus do mundo. É o mesmo Brasil que deu mais de 20milhões de votos a uma candidata evangélica a presidência da República.
E, se eu sou brasileiro, logo, sou parte do Brasil. E, se eu quero adorar a Jesus, logo, o Brasil quer adorar a Jesus. Mesmo que eu seja uma pequena parte, mas me uno aos mais de 42milhões de evangélicos brasileiros pra dizer "Jesus, o Brasil quer te adorar, e te adora".
                             
E você, o que acha???
Aproveite e mande sugestões para nossos próximos #momentos
 






6 comentários:

  1. Sobre a cancao Jesus o brasil quer te adorar ainda pode ser um clamor do inteprete para que o Brasil venha adorar

    ResponderExcluir
  2. Nesse CD Eyshila profetizou e continua profetizando que o Brasil quer e tem que adorar ao Senhor Jesus,assim como cada um que adquiriu o CD e canta a canção também profetiza que : JESUS O BRASIL TE ADORA \ 0 / Amém.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! Super interessante esse momento profeta, realmente concordo com os argumentos citados. O alfinetes demonstrou que mesmo nos fazendo rir, tem sensibilidade e inspiração divina para as coisas de Deus.
    Abraços!!!!

    ResponderExcluir
  5. Na verdade essa música é um desejo da cantora em nome do Brasil, tipo a parte falando pelo todo. Se considerarmos que o Brasil é um país cristão, estatisticamente falando, realmente o Brasil é o país ou um dos países que mais adoram a Jesus no mundo. Claro que infelizmente a grande maioria dos que se dizem "cristãos" não vivem essa realidade neh.

    ResponderExcluir
  6. Esta tudo se cumprindo. A Biblia e bem clara nesse tema, o fim esta proximo.✌ Cada um vai prestar contas no tribunal, esses cantores estao achando muitos com cara de retardados... gracas,a,Deus Acordei muitos,anos...�� Oremos!!!

    ResponderExcluir

NÃO É PERMITIDO

- Ofensas ao blogueiro, artistas ou aos outros leitores do blog (Quer me xingar use as redes sociais porque pelo menos eu sei quem você é).

- Utilizar-se de passagens/versículos bíblicos a fim persuadir os futuros leitores do comentário a não acessarem o blog (Se as pessoas quisessem ler a Bíblia nesse momento estariam com uma e não acessando um blog sobre música gospel. Há tempo para tudo.).

- Fugir do assunto da postagem a fim de constranger alguém.

- Usar seu comentário para divulgar outros blogs/páginas/links (Quer seu blog divulgado aqui entre em contato comigo nas redes sociais)

- Usar CAPS LOCK exageradamente (Odeio que gritem comigo).

SERÁ PERMITIDO

- Comentar como anônimo desde que se identifique com uma conta do Twitter, Facebook, Instagram ou simplesmente seu nome no final (Os comentários que não seguirem esse critério serão encaminhados à análise e poderão ser excluídos).

- Expor/Defender suas opiniões e convicções desde que de maneira respeitosa e coerente (Ou seja, você pode achar o blog ridículo, mas ele ainda continua sendo meu e eu posto o que quiser).

- Expor links relacionados à matéria desde que o blogueiro curta o mesmo (Como já disse, o blog é meu, as coisas aqui têm que ser do meu agrado).
Os comentários que não seguirem essas "dicas" poderão ser excluídos sem aviso prévio.

Seguidores