sábado, 30 de março de 2013

Análise: Cassiane - Tempo de Excelência.


Yvelise de Oliveira depois de tanto se gabar e enfurecer os fãs da cantora Cassiane "deu na veneta" de lançar no iTunes o tão aguardado Tempo de Excelência.
Depois de ouvir algumas vezes percebi que não era TUDO isso que anunciavam, mas é bem mais pentecostal e menos pop do que os lançamentos pela Sony.
Com um repertório criteriosamente selecionado, Cassiane teve que engolir o orgulho e gravar na marra.
Isso se nota em algumas interpretações que parecem ser "enrustidas" considerando ser Cassiane e também em alguns arranjos...


REI DOS REIS
A canção que abre o disco é altamente pentecostal. As cordas fizeram falta em alguns momentos mas o arranjo em si é ótimo. Impossível não lembrar dos hits do CD A Cura ao ouvir esta faixa. A interpretação é bem Cassiane mesmo: Forte e impactante.


CREIA
Carregada de emoção, a segunda faixa traz uma mensagem de ânimo. Impossível ouvir sem chorar. Muitos não gostam porque é daquelas canções pra quem "está vivendo aquele momento". Mas experimente ouvir em meio a alguma luta...
O arranjo é outra vez lindo. Só não gostei do final repentino. Imagina: Você tá lá na sua igreja "divando", alcançando altas notas e fazendo o povo chorar de emoção no mistério e de repente a música acaba. Chato né?!




CHEIRO DE VITÓRIA
Composta por Anderson Freire e sucesso instantâneo, essa faixa traz na interpretação de Cassi e na letra todo o destaque. O arranjo é fraco pois as cordas fizeram falta em muitos momentos. Inclusive no primeiro refrão onde a bateria ficou "batendo no vazio".


SOBRE AS ÁGUAS
É uma canção de equilíbrio no CD.
Tem aqueles que vão gostar e outros que não vão nem lembrar que ela existe.
Pra todos os efeitos ela "tá ali". É bem pentecostal e versa sobre ter fé. Eu gostei.


OFÍCIO
É mediana. A letra é linda, fala sobre ter fé pra adorar a Deus mesmo sem ver os milagres acontecerem. Apesar disso achei fraca em relação a arranjos e interpretação. E outra, o título é meio #nonsense né?! Porque, por mais que seja bom e proveitoso adorar a Deus e que ela viva disso, ninguém tem na carteira de trabalho "Adorador".


REVESTIDO EM GLÓRIA
Lembrando os forrós do CD "Sementes da fé", essa vai "animar" muita vigilia Brasil a fora.
Já vejo pelos olhos da fé muita gente pulando no mistério "decantalaias".
É muito bom ver Cassiane cantando um forró desse que nem se compara com os da fase Sony dela.


TEMPO DE EXCÊLENCIA
Com uma letra sentimentalista, essa canção emociona a partir do refrão onde mostra ser diferente. Até chegar lá é meio clichê. Os arranjos poderiam ser melhores, mas não anularam a canção.


NÃO VOU DESISTIR
Com uma introdução "feia pra daná", essa é na minha opinião o grande hit do CD. Com letra e melodia simples, tem grandes chances de hitar nos grupos de jovens.





SINTA ELE AÍ
É o segundo forró do CD. Chata, chata. A melodia não combinou com o estilo da Cassiane.


NÃO VAI TERMINAR ASSIM
Com letra de Moisés Cleyton, lembra "Deus vai te surpreender", do mesmo compositor, gravada por Dani Cristina no CD "Acreditar".
É um pentecostal calmo, emocionante, trazendo uma mensagem de ânimo. Muito boa.


CORAÇÃO PARTIDO
É outra "pra quem tá vivendo o momento". Traz uma reflexão sobre o que está se passando no coração ferido e uma mensagem de ânimo.


ELE ESTÁ AQUI
Começa como um forró daqueles que começam calmos, mas ao invés de sanfona, o refrão tem guitarras.
É um pop/pentecostal, mais pra pentecostal do que pop. Se encaixado no CD Ao Som dos Louvores não faria diferença de estilo.
Eu não gostei, mas é bonita.


TEU MILAGRE QUERO VER
Segue o estilo da anterior e a minha opinião é mesma.


NA PRESENÇA DO PAI
Sabe aqueeelas músicas festiva que a Cassi sempre grava nos seua CD's?? Essa foi a tentativa de fazer uma dessas. Eu não sei se foi a intenção do casal Manhães fazer uma música ruim, ou só se a canção não combinou com a Cassiane. Enfim, pelo menos dá pra ouvir de vez em quando.


NÃO VOU DESISTIR (ACÚSTICO)
É muito boa a versão. Vale a pena ouvir.


Yvelise foi mais que esperta ao tentar ganhar "um último centavo" nas costas de sua maior galinha dos ovos Ouro, Platina e Diamante.
Cassiane, em 17 anos de Mk, lançou 9 CD's inéditos e o comemorativo pelos 25 anos de carreira vendendo no total 5.900.000 cópias de CD's (Pelos números oficiais e incluindo os CD's em dupla) e 250 mil cópias do DVD "25 Anos de Muito Louvor".
Além disso foi a principal cantora da Mk Music durante todo o período em que esteve na gravadora.
Ao sair era natural que Yve esperneasse pois queria (MUITO $$$) sua "filha" por perto.
Mas a Vovó Mk não tava errada, Cassi saiu devendo e teve que voltar pra deixar sua última marca pela gravadora. Yvelise, como criança birrenta, queria que Cassiane voltasse e como ela não quis, prendeu o CD por 3 anos. Simples assim.
Mas o que quase ninguém vê é a proposta subliminar de Yve com esse lançamento digital.
O contrato de Cassiane com a Sony Music está acabando.

Mas a novela AINDA NÃO ACABOU. A véia quis ofuscar o novo DVD de Cassi com esse lançamento e de fato conseguiu. O intuito dela é que Cassiane se emocione com os ótimos comentários sobre o CD e volte pra ela. No entanto, a vovó Mk, guarda o formato físico do álbum pra lançar simultaneamente com o último CD da penteca pela Sony.
E falando nos comentários e o alvoroço que se tem feito em torno desse CD, Cassiane e Jairinho devem estar se sentindo estapeados pelos próprios fãs.
Mas a novela AINDA NÃO ACABOU. A véia quis ofuscar o novo DVD de Cassi com esse lançamento e de fato conseguiu. O intuito dela é que Cassiane se emocione com os ótimos comentários sobre o CD e volte pra ela. No entanto, a vovó Mk, guarda o formato físico do álbum pra lançar simultaneamente com o último CD da penteca pela Sony.
E falando nos comentários e o alvoroço que se tem feito em torno desse CD, Cassiane e Jairinho devem estar se sentindo estapeados pelos próprios fãs.
Porque, pelo que todos perceberam, Jairinho quis produzir um CD com arranjos simples que não tivessem impacto, mas o efeito foi completamente reverso. Todos os admiradores da cantora amaram os arranjos que são a cara do estilo Cassiane.



Destaques: Rei dos reis, Creia, Cheiro de Vitória, Revestido em glória, Tempo de Excelência, Não vou desistir e Não vai terminar assim.


0 à 5 estrelas: Pode parecer contraditório, mas vou dar apenas 4 estrelas. Acho que o repertório poderia ser melhor, mas os destaques valem ouvir o CD.


Vale a pena comprar? Quaaaando sair sim. Por enquanto, fãs da Cassiane enviem a seguinte tag para @MkMusicBrasil e @yveliseoliveira: #QueremosPlayBackTempoDeExcelencia

7 comentários:

  1. CD fraco, fraco. Pensei q viria algo bom e veio algo fraquíssimo de novo. Se for pra escolher ainda escolho os dois da Sony do que esse; o pior foi falaram tanto dos CD da Sony e veio algo inferior.

    ResponderExcluir
  2. Fraco sao as pernas da sua avó, o cd tá lindo, maravilhora, ha, em vez de colocar defeito no que é perfeito, vá murmurar sobre os ministerios do soto na casa da sua avo

    ResponderExcluir
  3. GENTE foi a análise mais contraditória que
    eu já li. Não fica nada claro fala mau
    depois fala bem.
    EU gostei muito do CD e a única coisa que concordo
    com a análise é que o Jairinho quis fazer algo simples e era o que todos estavam esperando, quando ele quer inventar muito fica estranho e não combina com a CASSIANE.
    N.F.

    ResponderExcluir
  4. esse povo q critica os talentos que Deus deu pra mim tudo é do capeta...pelo amooooor de Deus...nao da so pra ouvir e pronto?tem q falar asneiras?esse cd ta perfeito, as canções voltaram ao pentecostal e a voz da cassiane ta mais linda do que nunca....ela chegou ao seu melhor estagio....por favor 'fãs' curtam isso e nao critiquem-a e se realmente sao 'fãs' vc nao podem criticar

    ResponderExcluir
  5. esse povo q critica os talentos que Deus deu pra mim tudo é do capeta...pelo amooooor de Deus...nao da so pra ouvir e pronto?tem q falar asneiras?esse cd ta perfeito, as canções voltaram ao pentecostal e a voz da cassiane ta mais linda do que nunca....ela chegou ao seu melhor estagio....por favor 'fãs' curtam isso e nao critiquem-a e se realmente sao 'fãs' vc nao podem criticar

    ResponderExcluir
  6. O cd tah otimo, quando eu fiquei sabedo q a Cassiane foi pra sony, nao goatei, tds cds foram otimos......, mas nao com a cara da cassi, este cd pod sta faltando arranjos, etc......., mas ao ouvir ele pela primeira vez, antes de ler esta publicaçao,, eu imaginei, nossa agora sim tah com gosto de cassi, ta mais parecido com ela, simples, ela eh isto simplicidade, eu gostei do cd, e eu duvido q nao vá edificar. Ah e mais depois deste, coitada da vovó, pq o q vem pra Cassiane, ainda nem ela mesmo tem conhecimento, a MK nao merece mais a cassine. E a Cassiane e o Jairinho nao estao sentindo como dizem nao, eles sabem pra o que Deus os chamou.

    ResponderExcluir
  7. acho que esse cd tah bonitto so ñ entendo pq a MK ñ lançou playbak

    ResponderExcluir

NÃO É PERMITIDO

- Ofensas ao blogueiro, artistas ou aos outros leitores do blog (Quer me xingar use as redes sociais porque pelo menos eu sei quem você é).

- Utilizar-se de passagens/versículos bíblicos a fim persuadir os futuros leitores do comentário a não acessarem o blog (Se as pessoas quisessem ler a Bíblia nesse momento estariam com uma e não acessando um blog sobre música gospel. Há tempo para tudo.).

- Fugir do assunto da postagem a fim de constranger alguém.

- Usar seu comentário para divulgar outros blogs/páginas/links (Quer seu blog divulgado aqui entre em contato comigo nas redes sociais)

- Usar CAPS LOCK exageradamente (Odeio que gritem comigo).

SERÁ PERMITIDO

- Comentar como anônimo desde que se identifique com uma conta do Twitter, Facebook, Instagram ou simplesmente seu nome no final (Os comentários que não seguirem esse critério serão encaminhados à análise e poderão ser excluídos).

- Expor/Defender suas opiniões e convicções desde que de maneira respeitosa e coerente (Ou seja, você pode achar o blog ridículo, mas ele ainda continua sendo meu e eu posto o que quiser).

- Expor links relacionados à matéria desde que o blogueiro curta o mesmo (Como já disse, o blog é meu, as coisas aqui têm que ser do meu agrado).
Os comentários que não seguirem essas "dicas" poderão ser excluídos sem aviso prévio.

Seguidores