sexta-feira, 22 de março de 2013

Análise: Diante do Trono - Creio DT15

2012 foi uma ano muito especial para os famosos de BH, afinal não é todo dia que se comemora 15 anos de muito louvor, polêmicas e milhões de discos vendidos, não é mesmo?
E pra comemorar a debutância do grupo, valeu uma super gravação em Manaus - AM com direito a passarela em forma de D e clipe com os ribeirinhos.
Como sempre a produção musical não sai de dentro do grupo e ficou nas mãos de Vinicius e Jarley trazendo um ministério bem mais pop/rock e jovem. Essa mudança veio a partir do Sol da Justiça onde sentimos que faltaram aquelas canções mais melosas no estilo de Oleiro do CD Aleluia.
As guitarras estiveram bem presentes e as batidas mais pop marcaram essa nova fase do Dt.
O projeto gráfico é feito pela Quartel Design e é muito bom, com destaque pra capa pois fica difícil fazer um encarte de CD AoVivo sem ser clichê.


TOMA O TEU LUGAR
A dinâmica do "brado de júbilo" ficou bem presente nesta canção que traz uma letra bem clichê mas ao mesmo tempo bem animada e estimulante. Ao estilo de Hosana, do CD anterior, convida a Presença de Deus e declara que aquele evento é pra adoração.
Confesso que nas primeiras vezes que ouvi não consegui ficar parado e dei vários passos de dança ungida ao som da bateria alucinantemente bem tocada.
 

CANTA MINH'ALMA
Seguindo no mesmo estilo dançante da anterior, essa conta mais uma vez com os passos bem marcados da bateria sendo muito bem executados.
É aquela canção que marca os momentos jubilosos das igrejas em que se pode dançar. Com uma letra simples de exaltação a Deus, é fácil de memorizar e cantar.
Outra que me fez dançar (escondido é claro pra que as pessoas não se apaixonassem por meus movimentos pélvicos sedutivos)


ENQUANTO EU VIVER
Outra bem jovial, mas com um tom de adoração trazendo um pop/rock bem gostoso de ouvir e cantar. O ponto fraco é o refrão que é muito clichê, aliás o baterista ganha destaque mais uma vez. Essa é a primeira solada de Israel Salazar no disco e traz Ana Paula Valadão fazendo a segunda voz #Milagre rs.


JESUS AMADO
Sendo a primeira mais calma, traz una letra profunda e reflexiva sobre pensar e estar em todo o tempo com o Senhor. É uma pena que a estrutura melódica seja tão enjoativa. Mas isso se torna interessante do meio pro final. Vale a pena ouvir.


GRANDE DEUS
Uma das surpresas desse ano foi Guilherme Fares solando uma música. E ao contrário do que outros blogueiros e pessoas disseram, achei que ele foi muito bem. É claro que a voz dele não é AQUELA voz, mas não é nada tão aterrorizante não. Deu pra ouvir e até gostar em alguns momentos. A letra e melodia da canção são lindas. Ótima canção pra ministrar no dia da Santa Ceia pois versa sobre a morte de Jesus com uma pegada congregacional, daquelas que a igreja canta junto.
 

ESCUDO E PROTEÇÃO
Voltamos a ouvir a voz de Israel Salazar só que desta vez em algo mais calmo. Canção cantada em primeira pessoa, traz uma declaração de confiança em Deus. Gostosa de ouvir e cantar nos momentos de insegurança. Israel não tem mais aquela "cara de coadjuvante" dos DVD's anteriores. Além disso sua voz está menos forçada e mais agradàvel!


CREIO
A canção título é com certeza o maior destaque do CD. Talvez seja por que é a única que caminha progressivamente até chegar no ápice e voltar num momento mais calmo. É interessante a interpretação de Ana Paula. A letra versa sobre crer no momento da dor e declara que Deus se importa conosco mesmo sendo Todo Poderoso. Mais ou menos a mesma mensagem de Deus dos vales, Deus dos montes da Eyshila. Os arranjos são espetaculares, nas primeiras vezes que ouvi repeti umas seis vezes. É importante frisar um trecho que se destaca em tempos de Sabor de Mel: "E se eu não ver minha vitória aqui / Coroa de Glória / Creio / Aqui náo é o fim"
Enfim, faz alusão a vitória final que serà ns Glória ao lado do Senhor.


O VENCEDOR
Com uma mensagem de exaltação a Deus na hora da dor, essa se destaca pelos vocais que são masculinos.
Eu particularmente não gostei, mas tenho que considerar que é uma boa canção que vai pegar muito ministérios de louvor pelo Brasil.
 

PORQUE ESTÁS COMIGO
Trazendo uma das mais esperadas interpretações, Ana Nóbrega (que recentemente lançou seu Primeiro CD Solo "Não Temerei") canta um pop/rock bem pesado. O estilo "Y soy rebelde" que a cantora traz em sua voz tem ganhado os adolesecentes e jovens. A voz de Ana realmente impressiona e a letra da canção é linda. Os arranjos são os melhores do CD e caem perfeitamente na proposta jovial da canção.


EM TUA PRESENÇA
Voltando a algo mais calmo temos mais uma vez os vocais de Ana Paula Valadão. A letra é linda e versa sobre adoração e entrega. Ana Paula reduz em agudos e agrada bastante rs. O refrão ficou ótimo. Só acho que deveriam ter repetido desde o começo. Mas é outra que eu repeti inúmeras vezes quando ouvi nas primeiras vezes.



SÓ UM RELANCE
Continuando nesse momento de adoração, Ana Paula interpreta essa declaração da grandeza de Deus. Coube até uma ponte meio pentecostal falando do desejo de encontrar o Senhor. LINDA.

SANTO, SANTO, SANTO (SALVADOR E REI)
Com participação de Mariana e Felipe Valadão e do my friend Thomas do Gateway Worship, este é um CLÁSSICO da música gospel mundial.
A letra é adoração genuína. Os vocais dos participantes ficaram perfeitos. Ana cantando in english e até o Thomas cantando em "porrtuguês". Amo ouvir nos meus momentos remeber!


CASA DE ORAÇÃO
Continuando na ala das participações especiais, esta traz Ludmila Profética Ferber, Pra. Ana Lúcia Camara e Gilmar Britto.
Pra mim é a mais forte do disco. Por diversos momentos me peguei chorando ao ouvir esse clamor por avivamento. Os arranjos são pesados e trazem um momento bem propício a esse renovo. Ana Paula divou em diversos momento, LuLu mostrou que seus sussurros de bodinho ainda tem muita unção enquanto Ana Lúcia e Gilmar fizeram o que tava combinado e se foram. Amei.


VINHO NOVO
E pra fechar a noite temos um clamor mais calmo no mesmo estilo da anterior. Desta vez um pop bem agradável e gostoso de ouvir e cantar enquanto lava louça ou dança frenéticamente na frente do espelho, levantando as mãos e adorando.
Curti bastante.


Apesar de não gostar tanto assim do DT, tenho que reconhecer que lançaram um ótimo CD. O tema "agradecimento" pelos 15 anos ficou evidente na regravaçáo do maior sucesso do grupo "Preciso de Ti" que está presente só no DVD. Eu acho que também caberia a regravação de Te Agradeço. A canção Tudo Para Mim também é linda e também está só no DVD. Vale conferir.

Destaques: Realmente eu não consegui destacar apenas algumas canções. Só quero parabenizar o grupo pro completar 15Anos com todo esse pique e a Ana Paula Valadão Bessa por praticamente carregar nas costas um ministério tão grande e pró$pero.

0 à 5 estrelas: Pela sonoridade que mistura adoração e júbilo de uma forma incrível, pelo momento agradável que causa ao ouvirmos e finalmente por ser melhor que o anterior, 5 estrelas. #DTnoGrammy2013 #ValadetesPiram rs

Vale a pena comprar? Sim. É um CD bom de ouvir e cantar do começo ao fim.

8 comentários:

  1. Cadê a análise de 'Só um Relance'? O CD Renovo é só uma comemoração, não é o DT16, só uma coletânea, como o de 10 anos de louvor...

    "Outra que me fez dançar (escondido é claro pra que as pessoas não se apaixonassem por meus movimentos pélvicos sedutivos)"
    Misericórdia! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK'

    ResponderExcluir
  2. O #CDRenovo é apenas um cd comemorativo, onde as musicas que mais marcaram o DT serão gravadsas com uma roupagem nova.
    O DT irá gravar normalmente o 16º projeto da série Diante do Trono, a gravação do DT 16 ocorrerá provavelmente no mês de junho. O local deve ser anunciado nos próximos dias durante o Congresso de Louvor e Adoração Diante do Trono.

    http://www.portaldt.com/saiba-se-havera-ou-nao-a-gravacao-do-diante-do-trono-16/

    ResponderExcluir
  3. Fautou tambem a musica "Santo, Santo, Santo (Salvador e Rei)" com participação especial de: Thomas, Mari e felipe Valadão

    ResponderExcluir
  4. Faltou "Só um Relance" e "Santo, Santo, Santo"... Lembrando que o DT16 é totalmente diferente do CD Renovo, kkkkkkkkk

    vc não sabe nada do dt mesmo

    ResponderExcluir
  5. faça analise do single do novo cd do Anderson Freire por favor http://www.youtube.com/watch?v=r50umZlVr34

    ResponderExcluir
  6. Desculpe queridos, em breve postarei as músicas Só um relance e Santa, Santo, Santo. É que ouve um problema, as músicas foram cortadas do texto sem querer!

    ResponderExcluir
  7. Só um relance e Santo Santo foram parar lá no final da análise do CD Princípio e Fim do Leonardo Gonçalves.

    ResponderExcluir
  8. Nossa , e essas restrições sem necessidade todos sabem que o blog é seu , mas nem por isso deve seguir o que você acha

    ResponderExcluir

NÃO É PERMITIDO

- Ofensas ao blogueiro, artistas ou aos outros leitores do blog (Quer me xingar use as redes sociais porque pelo menos eu sei quem você é).

- Utilizar-se de passagens/versículos bíblicos a fim persuadir os futuros leitores do comentário a não acessarem o blog (Se as pessoas quisessem ler a Bíblia nesse momento estariam com uma e não acessando um blog sobre música gospel. Há tempo para tudo.).

- Fugir do assunto da postagem a fim de constranger alguém.

- Usar seu comentário para divulgar outros blogs/páginas/links (Quer seu blog divulgado aqui entre em contato comigo nas redes sociais)

- Usar CAPS LOCK exageradamente (Odeio que gritem comigo).

SERÁ PERMITIDO

- Comentar como anônimo desde que se identifique com uma conta do Twitter, Facebook, Instagram ou simplesmente seu nome no final (Os comentários que não seguirem esse critério serão encaminhados à análise e poderão ser excluídos).

- Expor/Defender suas opiniões e convicções desde que de maneira respeitosa e coerente (Ou seja, você pode achar o blog ridículo, mas ele ainda continua sendo meu e eu posto o que quiser).

- Expor links relacionados à matéria desde que o blogueiro curta o mesmo (Como já disse, o blog é meu, as coisas aqui têm que ser do meu agrado).
Os comentários que não seguirem essas "dicas" poderão ser excluídos sem aviso prévio.

Seguidores