sexta-feira, 22 de março de 2013

Análise: Elaine de Jesus - Escolhidos

 http://musica.gospelmais.com.br/files/2012/07/escolhidos-elaine-de-jesus.jpg
Elaine de Jesus surgiu na nova safra de cantoras de pentecostais de 1999.
Junto com Cassiane e Lauriete ela viveu seus tempos de glória nos CD's Muito Especial (1998), Até o Fim(2002) e Pérola (2004) sendo este último Disco de Diamante por mais de 500 mil cópias vendidas.
Mas a partir disso ela não se deu bem. A troca de produtor e mudança de estilo trouxeram junto consigo o ostracismo e o limbo, e Nani ficou afastada dos holofotes durante alguns anos.
Mas depois do lançamento do DVD 15Anos ela ressurgiu como a fênix e após assinar com a Sony em 2010 lançou Celestial que ganhou grande notoriedade e resgatou Elaine.
Mas em 2012 a Barbie queria mais. E começou a seleçáo de repertório que durou 6 meses. Isso já causou alvoroço nas redes sociais e a cada momento o lançamento ganhava mais força.
Marcado por grande ansiedade, esse "novo" álbum trouxe uma Elaine resgatadora de raízes.


E o pop-pentecostal de outrora mostrou estar vivo já na introdução do single Que Ele cresça.
A letra do mestre Anderson Freire versa sobre a grandeza de Deus e declara: "O importante é que Ele cresça".
Os arranjos são dignos de um hit. Pena que a canção não tem ganhado as igrejas.
Em seguida Provocando Milagres é aqueeele hit que ê a cara de Elaine de Jesus. Versa sobre a adoração que "provoca" o milagre de Deus. Como diriam os blog's mais novos: Vale Replay.
A canção título, Escolhidos, traz uma mensagem bem forte sobre o arrebatamento. Apesar disso é um pop mais calmo que as anteiores. Ótima de ouvir e cantar.
Em seguida uma das melhores do CD. Então será curado desde a introdução com esse back maravilhoso nos convida a ouvi-la até o final. O refrão é ótimo. A destaco apesar de achar bem difícil de cantar.
Salmos 23 foi uma das primeiras a ganhar destaque nos grupos de jovens. Apesar do título, versa sobre unção. O título é esse porque o pré-refrão é todo baseado nesse belo Salmo. A canção tem arranjos pesados e consistentes. Elaine interpretou muito bem.
Única mais festiva do CD, Hoje tem festa versa sobre a passagem da água transformada em vinho. Muitos não gostaram. Eu amei. Não me canso de ouvir. O rap foi muito bem feito pela própria Elaine.
Já O Senhor do Reino é Ele tem um arranjo mais pesado. A letra versa sobre santificação. É na minha opnião a melhor do CD. Faz bem o estilo Sala do Trono com um super back e refrão repetitivo. A interação com os backs no final ficou ótima.
A Demora de Deus é uma regravação do Cd Deus nos Escolheu da dupla Elaine de Jesus e Alexandre Silva. Eu particularmente prefiro a primeira versão. Essa ficou muito pop. Mas a letra é muito profunda: "Se Ele age rápido somente atende você mas na demora faz o que ninguém pode fazer" diz um trecho. Elaine deu tudo si, aliás como todo o CD.
Pra suprir aqueeela música de adoração Nani apostou em Sacerdote Fiel. Canção inspirada. A introdução com os backs cantando "You Are Holy, Tu És Santo" ficou estupenda. E o que dizer da participação relâmpago da irmã Suellen de Jesus? Ótima.
Esse poderia ser taxado de "CD das passagens bíblicas". Depois de Salmos 23 temos Atos 2. Dessa vez uma música mais pop, gostosa de ouvir. Versa lógicamente sobre o derramar do Espírito Santo. Achei a letra ótima. A canção tem um dinamismo de deixar qualquer um boquiaberto. Dinamismo tal que lembra o hit Terremoto Santo do Cd Pérola.
Seguindo num pentecostal pra cantar em grupos temos Anonimato. Versando sobre o que Deus faz ao transformar anonimos em grandes pessoas conhecidas que lideram e vencem. Os arranjos são ótimos pra esse tipo de pentecostal e dá um ar de recomeço nesse finzinho de CD.
Trazendo mais uma letra super-bíblica, Parceria versa sobre a intimidade e parceria entre Deus e Moisés.
Essa faixa traz aquela Elaine de Muito Especial e Até o Fim, com arranjos mais calmos e melodia evolutiva, que ganha corpo segundo a segundo. Linda canção.
Um dos destaques do CD é uma que eu, particularmente, não gosto. Surpresa da Glória tem ganhado um grande público, sendo cantada por Elaine na maioria de suas apresentações. Eu não considero-a ruim, apenas não gosto. Versa sobre Jesus que é a "surpresa da Glória". Com arranjos que, mais uma vez, trazem a memória a Elaine de antigamente.
Já Quero Mergulhar traz um pop/rock bem atual. Eu achei repetitiva e chata. Mas visto que o CD tem 15 faixas (Ponto pro exagero), seria difícil não ter nenhuma enche-linguiça. Mas os arranjos são ótimos apesar de tudo.
E pra fechar um ótimo CD temos uma ótima canção.
Versando sobre a morte de Jesus, Ressuscitou, Ele está Vivo causa desde a introdução a lá "o clone".
A letra é daqueelas que não ouvíamos mais. Tudo cooperou para o bem e a canção impactou esse final de Disco.


Concluindo; Nani fez o trabalho muito bem feito tirando a produção das mãos de Jairinho e trazendo Adelso Freire e Ronny Barboza.
O repertório é ótimo e resgata uma Elaine mais pentecostal, remetendo-nos aos seus antigos sucessos.


Vale lembrar que o CD foi Disco de Ouro em 1 mês apesar dos boicotes da Sony.
Destaques: Que Ele cresça, Então será curado, Salmos 23, Hoje tem festa, O Senhor do Reino é Ele, Atos 2, Parceria e Surpresa da Glória.
0 à 5 Estrelas: 5 estrelas pra um CD que resgata uma Diva do limbo.
Vale a pena comprar? Sim. Com certeza.

4 comentários:

  1. Quem disse que Elaine ganhou notoriedade com o CD Celestial??.... Esse CD foi um fiasco e chegou a 40 mil cópias com muita luta. O novo CD Escolhidos, apesar de estar excelente não conseguiu emplacar, ganhar as igrejas como antigamente.. Elaine não está bem mesmo... O fato é que o sucesso da Elaine estacionou no cd Pérola e ponto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Se ela voltar a trabahar com o jairinho ela volta ao topo.

      Excluir
  2. Muito Bem feito esse Disco a Barbie traz o "fio" da meada que uma canção se conexa com outra sem perder esse "fio", a interpretação da Elaine de Jesus está de tirar o folego,e realmente Barbie sempre traz as melhores e extravagantes canções pop pentecostais ao mercado, são 2 décadas e a Barbie sempre inovando.

    ResponderExcluir

NÃO É PERMITIDO

- Ofensas ao blogueiro, artistas ou aos outros leitores do blog (Quer me xingar use as redes sociais porque pelo menos eu sei quem você é).

- Utilizar-se de passagens/versículos bíblicos a fim persuadir os futuros leitores do comentário a não acessarem o blog (Se as pessoas quisessem ler a Bíblia nesse momento estariam com uma e não acessando um blog sobre música gospel. Há tempo para tudo.).

- Fugir do assunto da postagem a fim de constranger alguém.

- Usar seu comentário para divulgar outros blogs/páginas/links (Quer seu blog divulgado aqui entre em contato comigo nas redes sociais)

- Usar CAPS LOCK exageradamente (Odeio que gritem comigo).

SERÁ PERMITIDO

- Comentar como anônimo desde que se identifique com uma conta do Twitter, Facebook, Instagram ou simplesmente seu nome no final (Os comentários que não seguirem esse critério serão encaminhados à análise e poderão ser excluídos).

- Expor/Defender suas opiniões e convicções desde que de maneira respeitosa e coerente (Ou seja, você pode achar o blog ridículo, mas ele ainda continua sendo meu e eu posto o que quiser).

- Expor links relacionados à matéria desde que o blogueiro curta o mesmo (Como já disse, o blog é meu, as coisas aqui têm que ser do meu agrado).
Os comentários que não seguirem essas "dicas" poderão ser excluídos sem aviso prévio.

Seguidores