sábado, 30 de março de 2013

Análise: Leonardo Gonçalves - Princípio e Fim

 
O ano passado foi recheado de bons lançamentos. Um deles foi o de Leonardo Gonçalves, Princípio e Fim.
O marido de Daniela Araújo lançou seu segundo disco inédito pela Sony Music trazendo canções reflexivas e bem trabalhadas bem no estilo característico de sua esposa mesmo. O projeto gráfico é PERFEITO. A Quartel Design tá cada vez melhor e foi o grande destaque do ano passado em relação a projetos gráficos.


PRELÚDIO (TSION) e TSION
O álbum começa com um prelúdio muito bonito. Em seguida temos esse nome esquisito. Eu não sei de que língua vem e muito menos o que significa, mas Tsion é uma bela canção de abertura. Cantada em primeira pessoa, traz os sentimentos de uma pessoa que já foi arrebatada e está no céu descobrindo suas riquezas. É bem interessante ouvir e ficar imaginando...

NOVO
O primeiro single do disco continua no tema arrebatamento. Trata-se de um pop bem leve com destaque pro violão e vocal. Lembrando que esta canção levou o CD a ser um dos queridinhos da blogosfera.

SUBLIME
A letra de Dani Araújo ganhou um super arranjo e interpretação. Linda, linda. Desta vez é um clamor por paz, ainda caindo no tema arrebatamento, já que a paz pedida é a paz eterna.
A base é de um piano bem pesado e melódico a lá Emerson Pinheiro.
Outra queridinha da blogosfera.

BONDADE
Com um arranjo mais animado, esta traz uma mensagem muito importante: O Amor. Pode parecer clichê mas não é. Gostei do ponto de vista que diz (mesmo cantando em primeira pessoa) que devemos buscar amar e não julgar as pessoas por sabedoria humana. "... em nome da verdade a muitos eu feri..." diz um trecho.
Só uma crítica: Esse finais estendidos são chatos e não acrescentam em nada. Acharia melhor terem tirado.

EU ACREDITO
Trazendo o crer como principal mensagem, esta conta com um piano muito bem executado e uma excelente interpretação de Léo.
As cordas também são ótimas. Dá pra ficar horas ouvindo sem cansar.

INTERLÚDIO (TSION)
Desnecessário.

VIVER O AMOR
Sabe o CD do Jotta A? Quando passa O Extraordinário e parece que o CD tinha que ter acabado? Então, essa me fez lembrar disso!
A mensagem é bonita mas não faria falta.

MENTE E CORAÇÃO
Trazendo um jazz ou soul ou seja lá o que for, Leonardo canta esta canção dançante que merece um belo clipe.
O refrão é bem clichê e fácil de aprender. Gostosa de ouvir, cantar e dançar enquanto limpa a casa.

THERE
Na onda dos "americanizados" Léo prova que também canta inglês.
O arranjo é lindo, pena que eu não entendi bulhufas.

JAMAIS
Versando sobre vida eterna, a 11° faixa traz o mesmo estilo de arranjo das anteriores: Tudo muito chique e glamoroso e sexy sem ser vulgar
É muito bom ouvir uma canção desse tamanho no final do CD. Uma música de linguagem simples e culta ao mesmo tempo, sem contar que Leonardo canta com sempre né!

PRINCÍPIO E FIM
Trazendo a participação de Daniela Araújo, a canção título nos faz entender que o disco temático é pra fazer despertar em nós a cada dia o anseio pela vinda do Senhor.
Falando da música, não achei nada de mais. Bem simples, porém agradável.


Não tenho muito o que concluir sobre o álbum pois ele fala por si só.
É aquele que só ouvindo pra saber. Apesar de não achar nada TÃO espetacular, a uniformidade nas canções, os temas e arranjos o tornam um CD super agradável. Dá pra ouvir um dia inteiro sem enjoar!

Destaques: Tsion, Novo, Sublime, Eu acredito, Mente e Coração e Jamais.

0 à 5 estrelas: Por ser algo único, de patamar super elevado em qualidade e ter grande destaque na blogosfera, mas em contrapartida, achar que o grande destaque foram as cordas e que as canções poderiam ter outros temas, 4 estrelas!

Vale a pena comprar? Se você quer curtir uma boa canção de anseio pela vida eterna, levando de brinde um belo CD, vale sim!

2 comentários:

  1. Princípio e Fim é o 3º CD do Léo.
    O 1º é Poemas e Canções e o 2º Viver e Cantar!

    ResponderExcluir
  2. Principio e fim é 4° cd de lg. seu primeiro disco P&C, 2° disco V&C, 3° disco é um cd em hebraico gravado pela sony. Ele acabar de gravar um dvd denominado principio que sera lançado em breve.

    ResponderExcluir

NÃO É PERMITIDO

- Ofensas ao blogueiro, artistas ou aos outros leitores do blog (Quer me xingar use as redes sociais porque pelo menos eu sei quem você é).

- Utilizar-se de passagens/versículos bíblicos a fim persuadir os futuros leitores do comentário a não acessarem o blog (Se as pessoas quisessem ler a Bíblia nesse momento estariam com uma e não acessando um blog sobre música gospel. Há tempo para tudo.).

- Fugir do assunto da postagem a fim de constranger alguém.

- Usar seu comentário para divulgar outros blogs/páginas/links (Quer seu blog divulgado aqui entre em contato comigo nas redes sociais)

- Usar CAPS LOCK exageradamente (Odeio que gritem comigo).

SERÁ PERMITIDO

- Comentar como anônimo desde que se identifique com uma conta do Twitter, Facebook, Instagram ou simplesmente seu nome no final (Os comentários que não seguirem esse critério serão encaminhados à análise e poderão ser excluídos).

- Expor/Defender suas opiniões e convicções desde que de maneira respeitosa e coerente (Ou seja, você pode achar o blog ridículo, mas ele ainda continua sendo meu e eu posto o que quiser).

- Expor links relacionados à matéria desde que o blogueiro curta o mesmo (Como já disse, o blog é meu, as coisas aqui têm que ser do meu agrado).
Os comentários que não seguirem essas "dicas" poderão ser excluídos sem aviso prévio.

Seguidores