sábado, 6 de abril de 2013

Análise: Rozeane Ribeiro - É Meu.

Na virada do século XX para o XXI, uma compositora que veio pra ficar foi Rozeane Ribeiro. Marcada pelo chamado "neo-pentecostal", ela mostra que mesmo depois de 13 anos ainda se mantêm no posto de maior compositora pentecostal de todos os tempos.
Em 2012/2013 Roze se arriscou trazendo um produtor iniciante para um trabalho tão importante. Leandro Rodrigues fez arranjos marcados pelas cordas. Simplesmente fenomenal, apesar de que eu acho que em algumas faixas os arranjos poderiam ser melhores... Mas vamos as faixas...


É MEU
A canção título abre o CD. Divulgada como primeiro single, causou um grande bafafá gospel por causa da letra. A mensagem é possessiva e a canção fala mais do inimigo do que de Deus. Agora que a moda passou ela vem com essa...
Os arranjos são ótimos. Dá vontade de aprender rápido só pra cantar com essas cordas rsrs.

ARMA
A segunda faixa tem uma introdução de cair o queixo. Ao som de violinos e guitarras, a faixa transmite a mensagem de que temos cada um uma arma, e que na hora da dificuldade Deus nos revela qual é. Amei a letra pois é super bíblica, mas não gostei de algumas rimas que, simplesmente "não rimaram". Com certeza vai pro repertório dos grupos de jovens.

E o que dizer das duas subidas de tom no final?? Nem Cassiane rs.
PRO MUNDO NÃO VOU TE PERDER
Versando sobre a parábola do Filho Pródigo, esta traz o estilo pentecostal/sertanejo. É emocionante. A vontade que dá ao ouvir é simplesmente se levantar, independentemente da hora ou lugar, pegar a Bíblia e ir evangelizar. Grande apelo traz essa música.

DECLARAÇÃO A DEUS
Ao estilo de "Eu só vim te adorar", do álbum anterior, essa marca o momento de adoração do CD. Num primeiro momento não consegui gostar, mas ouvindo com atenção é impossível não chorar. Os arranjos são fracos, mas a letra vale a canção.

O NOIVO
A maior letra do CD fala sobre o arrebatamento. Apesar de achar a letra um pouco confusa em alguns momentos, gostei bastante. É forte candidata a ganhar os grupos de jovens.

CHEGOU
Falando de milagres, Rozeane declara que o tempo de cantar chegou (by Shirley). É bem gostosa de ouvi e cantar. O refrão é repetitivo mas amém né?!... Próóóxima

ESTOU CURADO
É bonita, lembra o pentecostal de Mãos Ungidas e tudo mais. Eu gostei do final, onde Roze dá um verdadeiro banho de interpretação. Como eu já disse no "Comentando o CD", esse é um dos melhores CD's, senão o melhor, de Rozeane no quesito interpretação.
Voltando à música, é cantada em primeira pessoa, declarando, pela fé, que já recebeu milagre.
A melodia lembra os bons tempos do evangelho onde não existia "música gospel", mas sim, "hinos"... Ai, ai (suspiro)...
MULHER VIRTUOSA
Particularmente? Gostei só do começo. O arranjo é saudosista, mas no refrão temos um forró/pagode que é até interessante, mas eu não curto.GOSTINHO DA VITÓRIA
Enquanto Cassiane sente o cheiro, Rozeane já está sentindo o gosto da vitória rs. É um forró na mesma levada da anterior. Eu não gostei. Mas creio que vou  ouvir muitos círculos de oração "louvando esse hino".

ESTOU CONTIGO
Antes de falar da canção, quero reparar o erro GRAVÍSSIMO que cometi na matéria "Comentando o CD" onde disse que a participação nessa faixa era da irmã de Rozeane, Aurea Ribeiro, quando na verdade quem divide o vocal com Roze é Janeh Magalhães. Me desculpem.
Falando da canção: É de looonge a minha preferida do CD. Eu curto muito essas canções intimistas, ainda mais quando crescem de tal maneira como nesta canção. A letra é Deus falando conosco. Adoraria ouvi-la na voz de Rose Nascimento.
Os arranjos são simples mas caíram como uma luva para a canção.

EU ESTAREI LÁ
Ao estilo de algumas canções do CD anterior, esta é bem pentecostal. Na mesma levada de letra da anterior, é Deus falando conosco.
Senti que foi uma tentativa de "Eu vou ver o Rei" do CD anterior. Creio que vai ganhar muitos grupos de jovens.
Aliás, o CD tem várias faixas que seguirão para as mocidades.
ENCONTRO DE MILAGRES
Outra grata surpresa do CD. Bem no estilo pop/rock/pentecostal, traz uma sequencia de milagres de Jesus que evidencia que quando nos encontramos com Ele acontece um "encontro de milagres".
Só não gostei que algumas palavras tiveram sílabas "comidas" pela rapidez do arranjo. Mas o arranjo é PERFEITO. O melhor do CD.

NOSSO GUARDIÃO
Fazendo um pentecostal mais light, essa tem lá seu destaque. Mas não é nada de "Nuss que musicão".

 TODOS TEMOS VALOR
A letra começa meio confusa, mas esta se consagra uma das melhores do CD.
Que arranjo é esse hein?!
Acho que caberia um ônibus cheio de participações "de fogo".
Enfim, a música é agradável e traz a mensagem de que pra Deus TODOS temos valor. Sem aquele blá, blá, blá de VOCÊ, VOCÊ e VOCÊ.

Eu não falei que repararia qualquer injustiça feita no "Comentando o CD"?? O primeiro comentário que faço é baseado nas minhas PRIMEIRAS IMPRESSÕES, quando escrevo não ouvi o CD inteiro mais do que 4 vezes. Já a Análise é mais cuidadosa.
Escuto o CD intermináveis vezes, e só então dou minha opinião.

DESTAQUES: Arma, Pro mundo não vou te perder, Declaração a Deus, O Noivo, Estou curado, Estou contigo e Todos temos valor.
0 à 5 estrelas: Por mais que eu tenha gostado do CD não vou ser injusto. *4 estrelas.
Vale a pena comprar? Se você curte música pentecostal esse é um prato cheio. Apesar de não superar o anterior, VALE SIM!
* Em breve vou postar uma tabela explicando como classifico as estrelas de um CD.

Um comentário:

  1. Eu não tenho nenhum cd da cantora Rozeane Ribeiro e também não curto as musicas dela, mas as composições dela são maravilhosas na voz de outras cantoras que já gravaram como: Cassiane, Lauriete, Elaine de Jesus e etc. Mas aconselho comprar o seu novo cd, pois com certeza está muito bonito e vale a pena comprar e ouvir.

    ResponderExcluir

NÃO É PERMITIDO

- Ofensas ao blogueiro, artistas ou aos outros leitores do blog (Quer me xingar use as redes sociais porque pelo menos eu sei quem você é).

- Utilizar-se de passagens/versículos bíblicos a fim persuadir os futuros leitores do comentário a não acessarem o blog (Se as pessoas quisessem ler a Bíblia nesse momento estariam com uma e não acessando um blog sobre música gospel. Há tempo para tudo.).

- Fugir do assunto da postagem a fim de constranger alguém.

- Usar seu comentário para divulgar outros blogs/páginas/links (Quer seu blog divulgado aqui entre em contato comigo nas redes sociais)

- Usar CAPS LOCK exageradamente (Odeio que gritem comigo).

SERÁ PERMITIDO

- Comentar como anônimo desde que se identifique com uma conta do Twitter, Facebook, Instagram ou simplesmente seu nome no final (Os comentários que não seguirem esse critério serão encaminhados à análise e poderão ser excluídos).

- Expor/Defender suas opiniões e convicções desde que de maneira respeitosa e coerente (Ou seja, você pode achar o blog ridículo, mas ele ainda continua sendo meu e eu posto o que quiser).

- Expor links relacionados à matéria desde que o blogueiro curta o mesmo (Como já disse, o blog é meu, as coisas aqui têm que ser do meu agrado).
Os comentários que não seguirem essas "dicas" poderão ser excluídos sem aviso prévio.

Seguidores