quarta-feira, 3 de abril de 2013

Comentando o CD: Cassiane - Um Espetáculo de adoração!

 Enquanto o novo DVD de Cassiane não adentra os portais da minha casa, resolvi baixar o áudio pra ter uma prévia do que está por vir.
Lembrando que o meu comentário não é baseado no CD, mas no ÁUDIO DO DVD, que contém todas as faixas integralmente, sem aquela edição especial que vai pro CD.

REPERTÓRIO
O áudio é realmente muito bom. Mas no que diz respeito ao repertório ficou tudo meio "amador". Digo isso porque, se compararmos com o DVD 25 Anos de Muito Louvor, o repertório é bem fraco. E eu nem estou falando de qualidade, estilo ou sucesso das canções.
Eu falo da falta de medleys criativos. As canções foram executadas em sua maioria inteiras trazendo um cansaço ao ouvinte. Afinal, se é pra ouvir a mesma coisa do CD em estúdio, pra que comprar o novo né?!
E outra coisa, não ficou nada interessante a disposição (ordem) da músicas na playlist.
Por exemplo: O CD começa "quente" com "De uma forma diferente" mas logo após esse clima é quebrado com "Descanso" que não precisaria nem ter entrado no DVD.
A falta de canções de peso como "Não vai faltar" e "A unção de Deus" (VIVA) e "Não vos conformeis" e "Vou adorar" (Ao Som dos Louvores) também não passaram batidas.
Mas o repertório foi muito bem escolhido. Só que não dá pra colocar TODAS as músicas inteiras né?! Então batemos novamente na tecla dos medleys que fizeram muita falta pra "enxugar" e, ao mesmo tempo, dar espaço pra mais músicas entrarem no repertório.
Mas até os medleys que foram feitos não agradaram muito.
Mas pra falar disso vamos pro próximo tópico.

PRODUÇÃO MUSICAL
Jairinho parece ter "perdido a vergonha" de dizer que está mesmo no pop/pentecostal e não abre mão.
Sim. O DVD segue a linha dos CD's pela Sony e está beeem pop/pentecostal. Mas isso não é uma crítica. É um elogio.
Sim, porque pelo menos param com essa ladainha enfadonha de que "Cassiane voltará ao pentecostal que a consagrou" e todo aquele blábláblá.
A parte ruim fica nos arranjos que, quando não são IGUAIS aos do CD, são bem parecidos e piores.
O ponto alto é a música "Amigo Espírito Santo" seguida do melhor medley do DVD, "Primeiro Amor / 24 Horas".
O medley é perfeito. Cassi entra na segunda canção de forma natural, sem parecer que é outra música. Tudo fluiu muito bem.
Mas com os outros nada ficou interessante.
No primeiro, "Faz-me viver outra vez / Sou um milagre de Deus", tudo é muito forçado no "passar de música".
O outro, "Desemborca o vaso / Receba de Deus", consegue ser menos pior, mas ainda assim ficou longe do esperado.

INTERPRETAÇÃO E MINISTRAÇÕES
Não é preciso ser muito especialista pra perceber que Cassiane estava bem debilitada da voz no dia da gravação.
Mas nem isso impediu que ela alcançasse até as notas mais altas, com certa dificuldade é claro, mas a voz estava lá.
Falar das ministrações da cantora é fácil. É incrível como ela tem grande facilidade em conduzir o povo em adoração.
Mas o DVD começa a ter maiores ministrações a partir de "A Glória do Senhor" onde, visivelmente, unção de Deus estava mais do que presente no evento.
Mas é impossível passar este quesito sem voltar a falar das faixas mais lentas do DVD. Até porque entre "Amigo Espírito Santo" e "Primeiro Amor / 24 Horas" houve o apelo regado de muita emoção e Presença de Deus.
Foi o ápice do show, sendo o momento mais emocionante. Não tem como segurar as lágrimas na passagem de Primeiro Amor pra 24 Horas.
Outro grande momento é o intervalo entre "Celebrarei" e "Gritai" onde a cantora fez menção das "muralhas" que surgiram antes dela ser linda e famosa (pra glória de Deus).

MÚSICAS INÉDITAS
A princípio seriam inclusas 4 novas canções ao projeto. Depois, passaram a três. E como são poucas vou analisa-las uma a uma pra vocês.
NÃO VOU ME CALAR
Trazendo o primeiro grande momento do show, essa faz o estilo pop/pentecostal de Fidelidade, Identidade e Eu não abro mão.
Forte candidata a entrar nos repertórios de grupos de jovens, tem letra forte sobre não se calar diante do inimigo fazendo alusão às muralhas de Jericó.
Marcou um ponto forte do DVD, e já entrou na minha lista de preferidas.
AVIVAMENTO
Composta por Luciano Zanetti, essa era, na minha opinião, o grande single do projeto... antes de ser arranjada por Jairinho Manhaes.
Eu tenho pra mim que, se fosse arranjada a lá Tempo de Excelência, essa se tornaria um grande hit.
Mas mesmo assim é boa e audível.
NA ORLA DO TEU MANTO
Foi preciso colocar uma música inédita pra ser a enche-linguiça do DVD??
Sim, porque de bom essa só tem o refrão que é bem fácil de assimilar e gostoso de cantar. Tirando isso sobra exatamante... Nada, nada, nada...

CONCLUSÃO
Esse DVD deveria ter sido gravado lançado a mais de um ano. Inclusive, a canção "O extraordinário" gravada por Jotta A seria o single do projeto além das músicas do Faça Diferença que no final não entraram no repertório.
Não bastassem os boicotes da Sony, o casal Manhaes parece não ter se empenhado na seleção de repertório.
A falta de medleys deixou o DVD "longo de mais" chato de ouvir.
MOMENTOS CHATOS
Apesar disso tivemos poucos momentos "bem chatos mesmo".
Entre eles a ministração de Jairinho e as canções "Família nas mãos de Deus" e "Papel de bala / O Tempo / O Amor, você e eu" que fariam falta se não tivessem entrado mas ficaram chatas, principalmente pela falta de voz de Cassi.

DESTACO AS TRÊS CANÇÕES
Não vou me calar, Amigo Espírito Santo e Primeiro Amor / 24 Horas.
Destaco também o discurso da cantora ao final do medley "Faz-me viver outra vez / Sou um milagre de Deus" sobre "querer a fama daqui".

4 comentários:

  1. amei a análise gostei do dvd da Cassiane apesar dos defeitos também senti falta da música Jesus Cristo Vem amei os arranjos do Jairinho enfim fui impactada por esse dvd

    ResponderExcluir
  2. COMPREI ESSE DVD ONTEM E DEVOLVI, NUNCA VIA ALGO TÃO CHATO E CANSATIVO!

    ResponderExcluir
  3. Gente, falar q devolveu o DVD é um absurdo. Q tipo de crente é este? O DVD está cheio da unção de Deus e Cassiane canta nele como ninguém. Belíssimas interpretações. Parabéns!

    ResponderExcluir

NÃO É PERMITIDO

- Ofensas ao blogueiro, artistas ou aos outros leitores do blog (Quer me xingar use as redes sociais porque pelo menos eu sei quem você é).

- Utilizar-se de passagens/versículos bíblicos a fim persuadir os futuros leitores do comentário a não acessarem o blog (Se as pessoas quisessem ler a Bíblia nesse momento estariam com uma e não acessando um blog sobre música gospel. Há tempo para tudo.).

- Fugir do assunto da postagem a fim de constranger alguém.

- Usar seu comentário para divulgar outros blogs/páginas/links (Quer seu blog divulgado aqui entre em contato comigo nas redes sociais)

- Usar CAPS LOCK exageradamente (Odeio que gritem comigo).

SERÁ PERMITIDO

- Comentar como anônimo desde que se identifique com uma conta do Twitter, Facebook, Instagram ou simplesmente seu nome no final (Os comentários que não seguirem esse critério serão encaminhados à análise e poderão ser excluídos).

- Expor/Defender suas opiniões e convicções desde que de maneira respeitosa e coerente (Ou seja, você pode achar o blog ridículo, mas ele ainda continua sendo meu e eu posto o que quiser).

- Expor links relacionados à matéria desde que o blogueiro curta o mesmo (Como já disse, o blog é meu, as coisas aqui têm que ser do meu agrado).
Os comentários que não seguirem essas "dicas" poderão ser excluídos sem aviso prévio.

Seguidores