quinta-feira, 25 de julho de 2013

Análise: Cristina Mel - Eu Respiro Adoração

Cristina Mel é uma das cantoras mais queridas e conhecidas da música gospel. A leggera que possui uma verdadeira legião de idólatras recebeu carta branca de Yvelise pra que produzisse algo de grande qualidade. Para isso, a vovó Mk deu toda a estrutura e divulgação necessária a Mel. Como não? Cris praticamente reinou nas redes sociais da empresa durante a FIC. Nem Aline Barros foi tão comentada. Enfim, em mais uma tentativa de salvar seu pescocinho ungido dentro da gravadora, Mel investiu em um CD mais "popular". Algo sem grandes agudos, sem muitas firulas. Algo que, na minha opinião, foi um tiro no pé. Mel abriu mão de sua maior arma: Seus agudos. As fotos e o projeto gráfico foram produzidos pela Quartel Design. Ficou tudo muito chique e clean. A cara da Mel.


EU RESPIRO ADORAÇÃO
 O CD começa com uma breve ministração da cantora sobre adoração. A canção traz esse momento "sou adorador". A letra de Beno César e Solange di César apesar de bem poética, é um pouco dramática né?! Porque PRA MIM, ser humano morre se ficar sem comer ou beber água. APENAS. Mas enfim, uma música legalzinha. Poderia ser melhor se tivesse os agudos. Mas né...


MAIS DO QUE PALAVRAS
 Continuando nesse momento "entrega" Mel interpreta algo tão doce quanto seu nome. A canção, acreditem, é bela. Só é como aquelas que você mal presta atenção nas primeiras vezes que escuta. Mas é boa sim.


É SÓ VITÓRIA
Ops, acho que troquei de CD. Nós estamos falando do Clube da Cristina Mel 3?? Ah não, é só o trailler do próximo CD infantil da Mel. A música se resume a isso: "pula, pula, pula com Jesus é mais legal" (ah não, essa é da outra).


INVICTO
Falando da morte de Jesus, Mel trouxe uma composição de Anderson Freire. Na boa, o Anderson não tinha nenhuma melhor pra oferecer não?! Não pela letra, linda por sinal, mas pela melodia. Algo bem clichê e repetitivo. Next...


SOPRA
 Da coletânea "Soninho de bebê Vol. 1". Daquelas que você dorme, dorme, dorme e quando acorda ela ainda tá tocando. Mas, acredite, é boa. Quando passa o sono e você consegue escutá-la, percebe-se uma letra bem construída, um clamor por avivamento. Tem até uma parte falada (Olha que benção!). Levando em conta toda a performance vocal de Mel falando e sua dicção de Tia Anastácia contando história de terror, já dá pra imaginar no que deu.


EU NÃO DESISTO
De uma linha mais pentecostal, a sexta faixa é uma boa pedida pra ser o hit do CD. Taí, seria uma boa escolha pra título do CD (Os sábios entendem...). A canção é esbelta e leva o título de "melhor até aqui".


PRECIOSO JESUS
Com participação de Geraldo Guimarães (outro nome que em breve rolará do Cast Mk), Mel traz a melhor de adoração do CD. Não pelo refrão, que ficou pedante e clichê. Mas pelas estrofes e pelo feat. de GG (by FNCG). Chega de Jairo Bonfim né?! Vejo pela fé daqui um tempo a Mk lançando a coletânea "Top 10 feat. Jairo Bonfim". Geraldo conseguiu se destacar até mais que sua antiquíssima colega de gravadora. Parabéns à dupla.


DEUS LUTA POR VOCÊ
Pra quem defendia uma Mel mais Mel, a terceira pentecostal em 8 do CD soa como uma decepção. Eu sempre achei que Cris se sai melhor nesse estilo. Vide seu maior sucesso, Tudo por você, que até hoje é cantado nas igrejas. E essa faz bem esse estilo do antigo single da cantora. Música forte que conta até com um agudo (Oh Glory!). Mel se mostra firme, a melhor interpretação do CD.


EMANUEL
O que é isso?? Mel roqueira?? E por sinal levanta o troféu de enche-linguiça do CD.


MOVIMENTA AS ÁGUAS
 Fazendo alusão aquele homem coxo que foi curado por Jesus a beira do tanque, a letra de Junior Maciel e Josias Teixeira fecha o CD com chave de ouro. A música é basicamente um clamor. Mas não é desses simples não. É daqueles que você faz quando tá precisando MUITO. Algo bem forte. A voz de Mel trouxe toda essa força à música. LINDA! No final você ouve palmas e se lembra: "Era ao vivo"!


Um CD que traz uma Mel mais penteca do que os anteriores. Talvez seja a salvação de Mel na Mk. Porque, diga-se de passagem, mudar de gravadora agora não vai adiantar. A Mk deu TODO o apoio para que Mel pudesse dar seu melhor. Se não vender não coloquem a culpa na gravadora. Não dessa vez. E alô Mk, se liguem em Deus luta por você e Movimenta as Águas. Ambas se mostraram melhores que o single. Ainda dá tempo de mudar!


Destaques: Eu respiro adoração, Eu não desisto, Precioso Jesus, Deus luta por você e Movimenta as águas.


0 à 5 estrelas: Por trazer uma Mel mais real, chique no encarte, mas popular no repertório, eu daria 4. Mas por não superar um belíssimo anterior e pela falta de agudos, 3 estrelas.


Vale a pena comprar?? Sim.

27 comentários:

  1. JA DISSE ISSO NO YOUTUBE EM UM COMENTARIO
    QUE O SEGREDO DA MEL VOLTAR AS ALTAS VENDAGENS DE CD´S NÃO É BAIXAR O TOM DOS HINOS,NÃO É FAZER MUITA PROPAGANDA EXAGERADA,E NEM MUDAR DE GRAVADORA.É SIMPLESMENTE CANTAR CANÇÕES DE SEUS ANTIGOS COMPOSITORES PRINCIPALMENTE JOSUÉ TEODORO.AUTOR DE " A MÃO DO MESTRE","MESTRE","JERUSALÉM E EU","AO AMIGO DISTANTE" E POR AÍ VAI... É AQUELE DITADO POR AÍ "NÃO MEXER EM TIME QUE ESTÁ GANHANDO" SINCERAMENTE SERÁ QUE AINDA NÃO PERCEBERAM QUE AS MUSICAS DO ANDERSON FREIRE NÃO CONBINAM COM A MEL? SE CONBINA COM A BEATRIZ,BRUNA KARLA É OUTRA HISTORIA,OUTRA VOZ,OUTROS RITIMOS NÃO TEM NADA A VER COM A MEL.ENFIM FICA A DICA

    ResponderExcluir
  2. Essas canções realmente são exageradas... Esse CD da Mel parece que vai fazer sucesso, o que não aconteceu com os últimos lançados...

    ResponderExcluir
  3. Ela chamar mais a atenção q a Aline?Nunca!kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Alô Alfinetes,A Paz!!!!!!
    Querido,Cadê a Analise do mais Novo Cd de Lília Paz,o HISTÓRIA DE ADORADOR??????????
    Poxa,até o de Cristina Mel,que Foi Lançado Bemmmm Depois de Lilia,já foi analisado,né?????!!!!!!!!
    Por Favor,Querido Alfinetes,Adianta ai,Ultimamente Eu só Abro o Blog Na Esperança de Ver essa Analise!!!!!
    Deus Vos Abençoe!!!!!
    Paz e Graça!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. EU GOSTEI D+ DO CD DA MEL, ANALISE DO CD ALTAMENTE FRACA.

    ResponderExcluir
  6. 3?? mercia 5!!! Otimo cd, escuto todo dia.

    ResponderExcluir
  7. CRISTINA MEL SEM OS SEUS AGUDOS NÃO É CRISTINA MEL,ME PERDOEM,MAS ESSA É A PURA VERDADE.SE DEUS Á DOTOU DESSE TALENTO INCRÍVEL EM QUE SÓ MARIAH CAREY,CELINE DION E POUCAS DIVAS CONSEGUEM ALCANÇAR. NÃO FOI EM VÃO.A VERDADE É QUE AS COMPOSIÇÕES E ARRANJOS DOS ULTIMOS CD´S (CD RECOMEÇAR ATÉ EU RESPIRO ADORAÇÃO) ESTÃO BEM FRAQUINHOS. PESQUISA AS CANÇÕES DOS CD "ETERNAMENTE PARA TRÁS QUE VERÃO A DIFERENÇA.

    ResponderExcluir
  8. sem a presença de Deus o ser humano é totalmente morto.
    Pode até estra vivo fisicamente mas espirtualmente esta morto. a musica eu respiro adorção não tem nada de surreal, é a mais pura verdade. o homem sem Deus é morto. acho que você autor deveria ler um pouco mais a biblia e perceber que os homens que não tiveram a presença de Deus eram homens mortos, totalmente mortos...

    ResponderExcluir
  9. Este CD na minha opinião é 5 estrelas ! Cristina Mel volta aos bons tempos! Exelente CD Eu Respiro Adoração ,se eu não Te adorar eu morro ! A música fala tudo que podemos dizer ao Deus Eterno !

    ResponderExcluir
  10. Este CD já é disco de ouro !

    ResponderExcluir
  11. MOVIMENTA AS AGUAS e EU NAO DESISTO seriam sem duvidas o single ideal..

    ResponderExcluir
  12. MOVIMENTA AS AGUAS e EU NAO DESISTO seriam sem duvidas o single ideal..

    ResponderExcluir
  13. a melhor do cd é Luta Por Você
    "é deus que vai na frente na batalha
    e faz o milagre acontecer
    derruba gigantes e poderosos
    e faz o pequeno surpreender
    é deus quem vai na frente na batalha e nada
    acontece com vc..."

    ResponderExcluir
  14. Não esperava tanto desse CD porque tenho que confessar que não gostava da Cristina Mel antes dela lançar este álbum, Inclusive,Vou colocar os hinos deste CD até no conjunto jovem que eu dirijo na minha igreja!
    Gosto muitíssimo do alfinetes mais prefiro a analise do FNCG. Parece até que o dono desse blog não tava ligado com o céu na hora que ouviu esse CD!

    ResponderExcluir
  15. Carolina Alves De Moura28 de julho de 2013 às 16:28

    Também concordo com a Leticia Clemente.
    Tudo bem que vc não gostou do CD,respeito sua opinião dono do blog,até porque já teve CDs da Cris que eu achei MUUUITO FEIOS mais quer fazer a analise saiba pelo menos o significado das coisas!

    ResponderExcluir
  16. MEU QUERIDO (A) ESTA NA HORA DE BUSCAR MAIS O PRESENÇA DE DEUS POIS SUAS PALAVRAS NÃO VEEM DO MESMO

    ResponderExcluir
  17. Eu não sei viver sem meu Jesus, Tenho um testemunho muito longo mais em conclusão posso dizer que se eu não tivesse entregado minha vida a Jesus ali naquele leito de morte e começasse a frequentar a casa dele eu não estaria aqui!
    Deus até enviou uma pessoa quando eu estava com câncer(estado gravíssimo,eternada) e essa pessoa dizia que Deus mandava ela me dizer que era minha ultima chance que se eu não começasse a o adorar eu iria morrer...enfim...(Fui totalmente curada quando eu entreguei minha vida a Jesus e comecei a o adorar todos os dias da minha vida)
    Achei patético o q o dono do blog escreveu ao comentar sobre a musica EU RESPIRO ADORAÇÃO (Só que eu respeito a sua opinião néh?)
    Em certa parte concordo com o comentário logo ali a cima da Carolina Alves: "quer fazer a analise saiba pelo menos o significado das coisas!"

    ResponderExcluir
  18. Vcs já ouviram falar em comédia??
    Eu não disse que a mensagem da música título era enganosa. Apenas fiz graça dizendo que era dramática. Inverti os lados.
    A música retrata a vida espiritual e eu fiz com que parecesse carnal. Mas todos que ouvirem a música vão perceber isso!! Basta abrir a mente!

    #MaisHumorPorFavor

    ResponderExcluir
  19. Parabéns Cristina Mel ,este CD já está esgotado em vários estados do Brasil ! Sucesso vc merece! Glórias a Deus !

    ResponderExcluir
  20. CD Eu Respiro Adoração ,fui para comprar o meu em 3 lojas e não tinha mais !

    ResponderExcluir
  21. Glórias a Deus! Este cd tá exelente!

    ResponderExcluir
  22. Eu tambem não encontrei

    ResponderExcluir
  23. A Mel gravou o clip da música Eu Respiro Adoração no dia 23 de agosto.

    ResponderExcluir
  24. A mel deixou. Muito a desejar,
    afff
    pior do que o som do amo....
    xi

    ResponderExcluir
  25. CD perfeito!!! Nos leva realmente aos jardins da Adoração!

    ResponderExcluir

NÃO É PERMITIDO

- Ofensas ao blogueiro, artistas ou aos outros leitores do blog (Quer me xingar use as redes sociais porque pelo menos eu sei quem você é).

- Utilizar-se de passagens/versículos bíblicos a fim persuadir os futuros leitores do comentário a não acessarem o blog (Se as pessoas quisessem ler a Bíblia nesse momento estariam com uma e não acessando um blog sobre música gospel. Há tempo para tudo.).

- Fugir do assunto da postagem a fim de constranger alguém.

- Usar seu comentário para divulgar outros blogs/páginas/links (Quer seu blog divulgado aqui entre em contato comigo nas redes sociais)

- Usar CAPS LOCK exageradamente (Odeio que gritem comigo).

SERÁ PERMITIDO

- Comentar como anônimo desde que se identifique com uma conta do Twitter, Facebook, Instagram ou simplesmente seu nome no final (Os comentários que não seguirem esse critério serão encaminhados à análise e poderão ser excluídos).

- Expor/Defender suas opiniões e convicções desde que de maneira respeitosa e coerente (Ou seja, você pode achar o blog ridículo, mas ele ainda continua sendo meu e eu posto o que quiser).

- Expor links relacionados à matéria desde que o blogueiro curta o mesmo (Como já disse, o blog é meu, as coisas aqui têm que ser do meu agrado).
Os comentários que não seguirem essas "dicas" poderão ser excluídos sem aviso prévio.

Seguidores