segunda-feira, 1 de julho de 2013

Análise: Jozyanne - Meu Milagre

Como bem vocês decidiram, na última enquete, vou analisar o mais recente CD de Jozyanne, Meu Milagre.
Lançado em meados de Abril do ano passado, o disco conta com produção musical do irmão da cantora, Josué Lopes. Ele mesmo que produziu os dois anteriores, belíssimos por sinal, de Jozy, Eu tenho a promessa e Herança.
Este CD foi um marco sensacional na carreira ministerial de Jozy. Tanto por marcar sua estreia na Central Gospel quanto pelo repertório, produção musical, projeto gráfico... Eu poderia ficar horas listando as qualidades desse CD, mas vamos à Análise??


MEU MILAGRE
A canção título foi também o primeiro single do CD.
A letra de Tony Ricardo é simples mas foi envolvida por um arranjo ESPETACULAR.
A canção foi sucesso absoluto, sendo cantado pela maioria dos grupos de jovens e estreiando a Bilboard Gospel Brasil em primeiro lugar, por 112 execuções em rádios em apenas 7 dias.
O back-vocal é perfeito, e a interpretação de Jozy também caiu como uma luva

.
QUESTÃO DE FÉ
Fazendo o estilo mais pop, a segunda canção é de Gislaine e Mylena. A primeira das 5 delas no CD.
É bem poética e declara o "tempo de Deus". É bonita, mas nada de tããão extraordinário. Ganhou até clipe, lindo diga-se de passagem, mas eu acho que tinha canções melhores no CD pra se fazer um clipe.


TUDO NOVO
Uma delas é essa.
Ao estilo de "Eu quero ir pra lá" traz um arranjo rico e exuberante.
Versa sobre o novo céu e a nova terra que veremos após o fim deste mundo.
Gostosa de ouvir e cantar, também foi bem entoada pelos grupos.


CHUVA DE DEUS
Jozy nos surpreende com essa bela composição.
Apesar de eu achar que o arranjo foi maior que a letra, reconheço que Jozy foi feliz em sua letra.
Música profética, declara a chuva da provisão de Deus.
Interpretação ímpar. Outra que é bem entoada pelos jovens.


SÓ TU ÉS SANTO
Esse CD foi repleto de sucessos, pois a quinta faixa também ganhou os corais das igrejas.
Apesar de eu ter a achado cansativa por ser cheia de frases prontas, não posso negar que é bem proveitosa de ouvir. A letra de Vânia Santos é de total adoração e o back-vocal de apenas 6 vozes fez toda a diferença e mais parecia um coral. Linda musicalmente. O final à capela com o back é de arrepiar.


CONFIAREI
Ao lado de Nani Azevedo, Jozyanne interpreta a mais emocionante do CD.
Música que fala de lutas e confiança em Deus.
A interpretação de Nani foi bem criticada, mas eu gostei e muito. Vocês não queriam que ele gritasse igual o Jotta A né?!
Eu gostei bastante e a destaco no CD.


NADA VALERÁ
Composição de Moisés Cleyton, assim como a anterior, essa traz um momento inédito de Jozy.
Um pop/jazz bem orquestrado, com vários metais, digno das grandes divas internacionais do jazz.
Ainda por cima traz a participação do rapper L-ton, fazendo um belo feat.
A canção ganhou um belíssimo clipe, gravado numa igreja com um coral de jovens.


MAIS DE TI
Esta é a famos canção de equilíbrio do CD.
Bonita, mas sem grandes ousadias. Algo bem "normalzinho". De forma musical bem morna, é um clamor pela presença de Deus. Até gruda na mente mas logo passa.


CONFRONTO
Pra mim esta é a pentecostal mais surpreendente. A introdução é bem calma e criativa. Aos poucos a canção vai ganhando força até chegar ao segundo refrão e à ponte onde é seu ápice.
Que cordas são essas?? Arranjo magnífico.
Os graves de Jozy ficaram em evidência e ela simplesmente arrasou na interpretação.


JARDIM
A introdução é cinematográfica e causa estranheza num primeiro momento, mas depois acostuma rs.
Outra belíssima letra de Gislaine e Mylena. Arranjo, back, interpretação, tudo de primeira.
Colocar uma música desta grandeza quase no final do CD é prender você pra ouvir até a última faixa.
Mais uma vez parabenizo a Jozy e o Josué pela escolha e disposição das músicas.


EU VOU TOCAR
Outro arranjo surpreendente. Começa com teclados e um tom de Hip-Hop, mas depois você percebe que isso é só um charme. A música é bem pop.
O arranjo se torna o grande atrativo da canção já que a letra é bem jargônica. Apesar disso a estrutura melódica a torna bem agradável aos ouvidos.


O BARCO
Fechando a TrackList temos um pop beeem animado.
Gostei. É de letra simples mas direta. Afirma que Jesus está no nosso barco.


CHUVA DE DEUS (Versão acústica - faixa bônus)
É difícil escolher qual a melhor versão.
E não é por ser acústica que essa deveria ter um arranjo simples, muito pelo contrário, tem uma musicalidade bem elaborada e calma.
Parabéns a Jozy pela afinadíssima interpretação.


Concluindo; Jozyanne entrou para o hall das únicas pentecostais a lançar três ÓTIMOS CD's seguidos sendo sucesso de crítica e de público.
Além disso ganhou seu terceiro Disco de Ouro e dessa vez mais rápido do que os anteriores.
A produção de Josué Lopes merece um parágrafo a parte.
Que cordas são essas?? Que criatividade é essa?? A MELHOR PRODUÇÃO MUSICAL DOS ÚLTIMOS ANOS.


Destaques: Meu Milagre, Tudo Novo, Só Tu és Santo, Confiarei, Nada Valerá, Confronto e Jardim.


0 à 5 estrelas: Por trazer o melhor em todos os quesitos, arranjos, interpretações, back-vocais, projeto gráfico e ter sido bem recebido por todos, 5 estrelas!!!


Vale a pena comprar?? COM CERTEZA. Até porque o CD parou nas 40 mil cópias apesar do sucesso do single.

7 comentários:

  1. Eu tenho baixado pq n posso comer cd. k

    ResponderExcluir
  2. Alfinetes,A Analise está ÓTIMA!! Ameeeeiiiiii!!
    Agora,faça uma Analise do CD de Lilia Paz-História de Adorador,ok!
    Deus te Abençoe e Continue assim,atualizando sempre,principalmente em ANÁLISES!!

    ResponderExcluir
  3. Esse CD da Jozy é o melhor de 2012, simplesmente pq saiu do básico como vemos hj e veio algo simplesmente excelente, e rebuscadissímo. Os arranjos vieram do céu mesmo, tá hors concours esse CD. O texto da análise tbm está muito bom. Devia fazer as resenhas dos CD's Pamela (q por incrível q pareça mereceu parabéns) e o da Célia( q mesmo básico e seguindo o normal dela ficou 10).

    ResponderExcluir
  4. Comprei esse cd. Vale a pena! Não pode parar de vender neh kkk

    ResponderExcluir
  5. Bela Análise do CD da Jozyanne alfinetesgospel! Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Até parece Q seu comentário na música "questão de fe" está correto! Uma música tão perfeita,acho q vc não tá ouvindo a mesma música q eu...

    ResponderExcluir

NÃO É PERMITIDO

- Ofensas ao blogueiro, artistas ou aos outros leitores do blog (Quer me xingar use as redes sociais porque pelo menos eu sei quem você é).

- Utilizar-se de passagens/versículos bíblicos a fim persuadir os futuros leitores do comentário a não acessarem o blog (Se as pessoas quisessem ler a Bíblia nesse momento estariam com uma e não acessando um blog sobre música gospel. Há tempo para tudo.).

- Fugir do assunto da postagem a fim de constranger alguém.

- Usar seu comentário para divulgar outros blogs/páginas/links (Quer seu blog divulgado aqui entre em contato comigo nas redes sociais)

- Usar CAPS LOCK exageradamente (Odeio que gritem comigo).

SERÁ PERMITIDO

- Comentar como anônimo desde que se identifique com uma conta do Twitter, Facebook, Instagram ou simplesmente seu nome no final (Os comentários que não seguirem esse critério serão encaminhados à análise e poderão ser excluídos).

- Expor/Defender suas opiniões e convicções desde que de maneira respeitosa e coerente (Ou seja, você pode achar o blog ridículo, mas ele ainda continua sendo meu e eu posto o que quiser).

- Expor links relacionados à matéria desde que o blogueiro curta o mesmo (Como já disse, o blog é meu, as coisas aqui têm que ser do meu agrado).
Os comentários que não seguirem essas "dicas" poderão ser excluídos sem aviso prévio.

Seguidores