domingo, 28 de julho de 2013

Análise: Lilia Paz - História de Adorador


Lilia Paz é uma cantora com longos anos de carreira. Sempre foi impulsionada por ser a principal (única mais conhecida) artista da antiga Patmos Music, atual CPAD Music. Isso fazia e faz com que seus lançamentos quase nunca saiam dos catálogos das revistas de EBD da editora que é a maior evangélica do Brasil sendo a oficial das Assembléias de Deus. Mesmo assim, foi em 2011 que a cantora atingiu seu ápice. A canção título de seu CD, Minha Fé, entrou na coletânea Promessas Pentecostal sendo exibida no comercial da Globo. O CD, já foi analisado aqui e é um belo representante do pentecostal clássico. Em 2013 Li nos apresenta História de Adorador. Com apenas 10 faixas é um CD bem pentecostal mas que na minha opinião ficou um pouco retrógrado. Vamos analisar?


DIA DA VITÓRIA
Com arranjos fortes, Lilia abre o CD num estilo altamente pentecostal. A canção versa sobre Agar e Ismael. O refrão é AQUELE pentecostal. Cansativo e clichê. Bonito, mas manjado.


HISTÓRIA DE ADORADOR
Outra letra extremamente clichê. Lilia me decepcionou nas primeiras canções do CD. Traz uma boa melodia pentecostal, mas sem grandes novidades. Algo bem "batido".


DEUS É TEU JUIZ
 A impressão que dá é que o que estragou a música foi a voz de Lilia. Seu timbre "característico" não trouxe a suavidade necessária ao começo da música. O refrão, novamente manjado.


FUI CURADO
Novamente o começo pedia uma interpretação mais "suave". A letra, apesar de MAIS UMA VEZ clichê, é esbelta e declara, em primeira pessoa, que fomos curados por Jesus na cruz. Primeira mediana do CD.


SUBIREI
Num estilo mais "clássico" a lá Sou Salvo, do CD anterior, esta traz um arranjo mais calmo, um back mais bem trabalhado e uma Lilia mais diva. Sua voz desliza nas notas, é realmente uma bela faixa. Primeira boa do CD.


ALÉM DO RIO
Na mesma pegada da anterior, esta foi também gravada por Amanda Ferrari em seu mais novo CD (Ainda não ouvi). Confesso que esperava mais de Lilia em alguns momentos, mas num geral sua interpretação foi ÓTIMA. Principalmente no final apoteótico. Final, aliás, que deveria ter sido melhor aproveitado. Foi um desperdício acabar tão rápido com um back desses. O arranjo também é o melhor do CD. Linda canção, espiritual.


JÁ BASTA
Voltamos a estaca zero. Estilo? Balada pentecostal, assim como as quatro primeiras. Feia? Não, até bem legalzinha. Mas a voz de Lilia precisa de canções mais fortes. Apesar disso é a melhor do CD nesse estilo.


RESSUSCITOU
Seria bem ousado e criativo mas não. A canção não fala da ressurreição de Aline Barros, mas da Estrela Maior da Igreja, Jesus (Se bem que pra alguns é a Aline). Começa tímida, ganha força ao decorrer da canção. É desse tipo de música que eu falei acima. Que permita a cantora ousar na voz.


CREIA
Começa com um tom de "vai dar certo". E quando você pensa que vai ser a melhor do CD... Começa um REGGAE. Sério... Me ungi com óleo quente quando percebi que o produtor perdeu A MELHOR DO CD. Escute e imagine um super arranjo pentecostal, com AQUELE back e a voz de Lilia em altos tons... Que pena!


SOU GRATO Com algo bem "laralá", o CD acaba em tom de gratidão. Outra chance que o produtor perdeu de transformar isso em algo grandioso.
Concluindo; Infelizmente Lilia não conseguiu superar o anterior. Minha Fé (produzido por Jairinho Manhães) trouxe os melhores arranjos, as melhores letras, as melhores interpretações...

Destaques: Subirei, Além do rio, Já basta e Ressuscitou.


0 à 5 estrelas:
Por não superar o anterior e trazer pouquíssimos destaques, 2 estrelas.


Vale a pena comprar?? Sinceramente, pelos destaques, VALE. Mas só se você gostar MUITO de pentecostal. Recomendo que ouça no YouTube primeiro.

2 comentários:

  1. Gosto de cds pentecostais. E o da Lilia não me desagradou. Pois é um dos cds que mais ouço. E as três primeiras faixas do cd Eu as tenho no meu celular, notbook, pendrive, etc. Pois foram as que mais me agradaram. Claro que teve canções desse cd que me deram sono, mas não chegam a ser a maioria. O cd está muito bom/§:-).

    ResponderExcluir
  2. Você estão loucos o CD História de Adorador está muito bom vão orar mais e vez de criticar.

    ResponderExcluir

NÃO É PERMITIDO

- Ofensas ao blogueiro, artistas ou aos outros leitores do blog (Quer me xingar use as redes sociais porque pelo menos eu sei quem você é).

- Utilizar-se de passagens/versículos bíblicos a fim persuadir os futuros leitores do comentário a não acessarem o blog (Se as pessoas quisessem ler a Bíblia nesse momento estariam com uma e não acessando um blog sobre música gospel. Há tempo para tudo.).

- Fugir do assunto da postagem a fim de constranger alguém.

- Usar seu comentário para divulgar outros blogs/páginas/links (Quer seu blog divulgado aqui entre em contato comigo nas redes sociais)

- Usar CAPS LOCK exageradamente (Odeio que gritem comigo).

SERÁ PERMITIDO

- Comentar como anônimo desde que se identifique com uma conta do Twitter, Facebook, Instagram ou simplesmente seu nome no final (Os comentários que não seguirem esse critério serão encaminhados à análise e poderão ser excluídos).

- Expor/Defender suas opiniões e convicções desde que de maneira respeitosa e coerente (Ou seja, você pode achar o blog ridículo, mas ele ainda continua sendo meu e eu posto o que quiser).

- Expor links relacionados à matéria desde que o blogueiro curta o mesmo (Como já disse, o blog é meu, as coisas aqui têm que ser do meu agrado).
Os comentários que não seguirem essas "dicas" poderão ser excluídos sem aviso prévio.

Seguidores