quarta-feira, 17 de julho de 2013

Análise: Wilian Nascimento - Levanta Tua Voz

No ano passado mais um descendente dos Nascimento deixou mais uma marca na Mk Music.
Este foi Wilian Nascimento.
Lançando seu terceiro CD pela gravadora, Wil traz um disco bem agradável e pentecostal.
Da arte do álbum não se dá pra esperar muita coisa... Na Mk tá tudo do mesmo jeito: Fotos em estúdio, fundo branco, e na hora de fazer a capa eles colocam qualquer coisa que "der na telha".
Mas, vamos às músicas??


QUANDO VOCÊ ADORA A DEUS
Pra mim esta é a grande faixa do CD. Até hoje não entendo o porque de não a terem escolhido como primeiro single.
A música é bem pentecostal e traz um estilo como aquelas pizzas com queijo por cima: A massa bem macia (letra) é essencial, mas o queijo (arranjo) é o que dá o sabor. Aliás, que arranjo hein Tio Tuca??? MARAVILHOSO!!
É daquelas que você coloca no replay e deixa por hoooooras....


FAZ BARULHO DE GLÓRIA
A letra de Tony Ricardo traz o primeiro forró penteca do CD.
É bem gostoso de ouvir e apesar de não gostar desse estilo até que dei lá minhas rajadas de glória!


PELO TELHADO (DNA DIVINO)
A primeira música a ser trabalhada no disco trata da história daquele homem que foi carregado por seus amigos, entrou pelo telhado e foi curado por Jesus.
Cantada em primeira pessoa, a letra de Beno César é mansa e a melodia é agradável.
Traz um estilo mais congregacional. Talvez tenha sido essa a aposta da gravadora em escolhê-la como single. A interpretação de Wilian é espetacular e é fácil gostar da faixa. Tornado-a assim "hitável".


ARCA DA FÉ
Trazendo a velha combinação "Eu quero ser como + alguém da Bíblia", esta é meio chatinha.
Na verdade ela fica numa linha bem tênue entre o gosto popular. Pois tem melodia de fácil assimilação e letra inteligente. Mas torna-se facilmente enjoativa pelo arranjo clichê e simples.


PENINA
Eu poderia simplesmente dar os parabéns ao compositor dessa música. Mas quando vi que é de Anderson Freire tudo se justificou.
Que letra PERFEITA. A história é a das duas mulheres de Elcana, Ana e Penina. A letra foi muito bem construída, de forma inteligente que soube levar até um bom refrão e bem "gostável".
O arranjo é mais uma vez simples, mas traz toda a essência da música. Ficou lindo.


SETE TROMBETAS
É difícil comparar esta versão com a da Lauriete. Até porque cada um imprimiu seu estilo em sua versão.
Esse arranjo ficou espetacular.
Parabéns mais uma vez ao Tio Tuca. Um back-vocal de 9 vozes coroou a produção. Só senti falta, como muitas pessoas, desse back maravilhoso no ápice da canção, que é o refrão após a parte falada.


ENTÃO PORQUE PARAR
De olho no senso mercadológico, Yvelise e Wilian incluíram duas canções no estilo Sertanejo Universitário.
E não é que deu certo?? Além da bela interpretação de Wil, a letra de Junior Maciel e Josias Teixeira é bem construída, apesar de achar que o refrão poderia ser melhor.


LEVANTA A TUA VOZ
A segunda canção de trabalho é bem forte e direcionada à mocidade.
A letra é ótima e o arranjo, dessa vez de Rogério Vieira, é esbelto.
Canção forte e que ganhou os jovens em algumas regiões.


CLAMA A MIM
Canção mais intimista. É aquela em que Deus reafirma que está com você.
A letra é linda e Wilian interpretou maravilhosamente bem. Trouxe emoção à música.
O arranjo de Rogerinho é forte e contribuiu para o ótimo andamento da canção.


ELE É
A segunda no Sertanejo Universitário.
Mais uma vez a letra é criativa mas o refrão é fraco e jargônico.
Detalhe para a participação de um coral de crianças. O nomes das abençoadas nem foi citado na ficha técnica. Também pudera né?! Mal dá pra ouvi-las. Só as percebi porque Wilian anunciou.


FOGO DE VITÓRIA
Com uma introdução a lá Molejo, é o segundo forró do disco.
Eu não gostei do arranjo. Ficou simples demais.


POSSO CLAMAR
Como em um CD comemorativo, o primeiro grande sucesso de Eyshila ganha uma versão luxuosa. Palmas ao arranjo de Rogério Vieira. Ficou CLÁSSICO. Digno de inúmeros replays.
A interpretação de Wilian também não fica atrás. Um luxo só!
Vale lembrar que Wil ganhou mais notoriedade após cantar esta música e "Fiel a mim" com a Eyhila em seu DVD Até tocar o céu para mais de 150 m pessoas na Praia de Iracema - CE.


EU VI
Do mesmo compositor de Vai (Shirley Carvalhaes), esta traz na letra a mesma essência.
É bom ouvir verdades né?!
A letra versa sobre aqueles "humilhados" que só pra igreja quando precisam de algo, e quando não recebem vão embora emburrados e não voltam mais.
AMEI A LETRA!!
A produção também ficou ótima apesar de meio clichê.


DEU CERTO
Pra fechar o repertório temos uma linda canção romântica.
Tirando a parte do "Louvorzão 93" que eu achei uma horrível puxada de saco, eu amei.
Quando eu quero saber se um CD pentecostal é bom eu coloco pra minha vó ouvir e pergunto se ela gostou. Esse eu nem precisei perguntar. Na metade do CD ela já se rasgou em elogios. Disse que gostou de todos os hinos, que a voz dele é muito boa e muito mais (muito mesmo rs)!
Realmente eu não entendo porque não emplacou. Apesar de ter alcançado já um quase disco de Ouro, acho que, pela qualidade, deveria ter vendido mais. E acho que se a gravadora investir durante esse ano em outras regiões, esse CD ainda poderá alcançar Platina.


Destaques: Quando você adora a Deus, Pelo telhado, Penina, Sete trombetas, Levanta a tua voz, Clama a mim e Posso clamar.


0 à 5 estrelas: Pelo repertório, arranjos e interpretação espetaculares, e ainda pelas duas regravações luxuosas, 4 estrelas.


Vale a pena comprar? COM CERTEZA! Se você gosta de boa música pentecostal esse CD não pode faltar na sua estante!

2 comentários:

  1. O problema da musica "Entao Porque Parar" é o erro de portugues. Na musica é "... então porque parar? ..." "Porque" é junto em resposta. Em pergunta nesse caso deveria ficar "... então por que parar? ..."

    ResponderExcluir
  2. Ah velho, para, ngm liga pra isso, vai se comverter vai...

    ResponderExcluir

NÃO É PERMITIDO

- Ofensas ao blogueiro, artistas ou aos outros leitores do blog (Quer me xingar use as redes sociais porque pelo menos eu sei quem você é).

- Utilizar-se de passagens/versículos bíblicos a fim persuadir os futuros leitores do comentário a não acessarem o blog (Se as pessoas quisessem ler a Bíblia nesse momento estariam com uma e não acessando um blog sobre música gospel. Há tempo para tudo.).

- Fugir do assunto da postagem a fim de constranger alguém.

- Usar seu comentário para divulgar outros blogs/páginas/links (Quer seu blog divulgado aqui entre em contato comigo nas redes sociais)

- Usar CAPS LOCK exageradamente (Odeio que gritem comigo).

SERÁ PERMITIDO

- Comentar como anônimo desde que se identifique com uma conta do Twitter, Facebook, Instagram ou simplesmente seu nome no final (Os comentários que não seguirem esse critério serão encaminhados à análise e poderão ser excluídos).

- Expor/Defender suas opiniões e convicções desde que de maneira respeitosa e coerente (Ou seja, você pode achar o blog ridículo, mas ele ainda continua sendo meu e eu posto o que quiser).

- Expor links relacionados à matéria desde que o blogueiro curta o mesmo (Como já disse, o blog é meu, as coisas aqui têm que ser do meu agrado).
Os comentários que não seguirem essas "dicas" poderão ser excluídos sem aviso prévio.

Seguidores