sábado, 31 de agosto de 2013

Análise Remember: Cassiane - Faça Diferença

Causador de batalhas judiciais entre Cassiane e Mk Music, o CD Faça Diferença foi o mais votado na enquete e será o analisado de hoje.
Produzido por Jairinho Manhães, o álbum trouxe uma Cassiane mais pentecostal, como se era pedido desde A Cura.

Trazendo 6 das 13 faixas assinadas pelo então revelação, Anderson Freire, o disco consagrou Todo Poderoso como um dos maiores sucessos da intérprete.
O projeto gráfico é lindo... por dentro. A capa é uma penúria só e Jairinho não teve vergonha de dizer que foi ele quem escolheu aquele horror.

Mas dando linha ao velho e bom pentecostal, Cassiane começa cantando o primeiro sucesso do disco, "Mergulhe".
Com letra que inspira autoridade e uma interpretação marcante, a faixa tem arranjos pesados na medida certa pra agradar a todos que gostam da música pentecostal.
Introduzida por violões, "Ele tem poder" traz um momento mais pop da cantora.
Não. Não é uma música agitada. Apenas é mais animada que a anterior, mas segue esse momento pentecostal.
Em seguida, a canção-título dá o ar da graça já com cordas na intro.
Com letra de Jairo Bonfim, "Faça Diferença" declara que quem quer seu milagre tem que "deixar de ser multidão" citando a mulher do fluxo de sangue, Zaqueu o publicano e o cego Bartimeu como pessoas que fizeram a diferença.
A canção traz ainda uma bela mas suave subida de tom, que para Cassi pode não ter exigido grande esforço, mas já vi várias pessoas literalmente "se rasgando em adoração" pra fazê-la.
"Fogo do Alto" é o forró da vez.
Apesar disso traz um estilo mais caribenho. E mesmo não se comparando aos antigos, é uma boa pedida pra quem gosta do estilo.
O grande single do CD, "Todo poderoso" já se inicia com um belo back-vocal a lá Deus dos deuses.
A letra, de Anderson Freire, faz alusão à mulher do fluxo de sangue, mas apesar do tema batidíssimo a canção não se tornou cansativa.
Anderson soube dar uma renovada nos chavões, além disso os arranjos e a interpretação fizeram da canção algo digno de ser hit, como acabou sendo.
Num momento mais "louvor e adoração", Jairinho traz um arranjo DAQUELES em "Louvor sem fim".
A faixa traz a primeira das quatro participações do Coral Renovasoul no CD. Agora, imagina: Um coral (Pelo menos umas 16 vozes) aliado a um back de 8 vozes.
Trazendo Cassiane num momento rock/pentecostal, "O Fogo de Deus" tem bastante guitarras, e uma melodia bem atraente.
Versa sobre o fogo de Deus que queima toda a impureza.
Interpretação forte, tanto da cantora como o back que impressiona na faixa.
O arranjo também tem sua excelência.
Composta por Jairo Bonfim, a oitava canção traz consigo o momento "Oferta agradável a Ti".
"Fica comigo" é emocionante do começo ao fim.
Também com participação do Renovasoul, tem letra e interpretações daquelas que tocam lá no íntimo do coração.
E as cordas do interlúdio?? Quebrantamento TOTAL.
Daquelas pra se colocar enquanto ora, orar cantando, cantar orando... rs!
Num momento mais "animadinho", "Erguer as mãos" foi o hit secundário do CD ganhando principalmente o público mais adolescente da cantora.
Nesse estilo mais pop/rock/pentecostal Cassiane declara que ao erguer as mãos a muralha cairá!
"Verdadeiro Adorador" é mais uma canção forte, de reflexão.
Traz um pop/pentecostal melódico com arranjos fortes e letra que fala da verdadeira adoração evidenciando o socorro de Deus para aqueles que o adoram em espírito e em verdade.
Com um sax bem safadinho na introdução, "Se creres verás" é mais uma pentecostal forte.
Apesar de ter feito algum sucesso, enche a linguiça no CD.
Náo que seja feia, mas pela repetição de estilo.
"Santo é o Senhor" versa sobre o arrebatamento.
Com letra de Moisés Cleyton e Cassiane, traz um pentecostal não tão "marcante" como as anteriores mas caiu como uma luva pra esse final de Track List.
Outro ponto positivo da faixa é a letra que não evidencia as tragédias do pós-arrebatamento, mas fala das maravilhas do céu declarando para aqueles que ouvem que não desistam de levar a cruz.
Fechando esse ótimo repertório, "Vem com Teu rio" é mais uma daquelas festivas da cantora.
É uma ótima faixa de adoração e júbilo.

Faça Diferença é com certeza um dos CDs mais marcantes de Cassiane.
Não só por marcar toda uma batalha judicial entre ela e a Mk Music.
Mas também por ter a maior tiragem inicial da cantora, AA 200.000 no CD Voz e AA 50.000 no Play Back, e vender 100 mil cópias em 10 dias.
Mesmo sendo lançado no final de 2007 conseguiu ganhar o Troféu Talento de melhor CD pentecostal (Mas isso aí é independente da qualidade do CD né?! Quem ganha esses prêmios são os fãs) e antes de ter sido retirado das lojas pela Mk, já teria vendido cerca de 350 mil cópias.
O CD também foi marcado por trazer um grande sucesso que Cassiane canta em todos os lugares que vai, "Todo Poderoso"


Destaques: Mergulhe, Ele tem poder, Faça Diferença, Todo Poderoso, O Fogo de Deus, Fica comigo e Erguer as mãos.

0 à 5 estrelas: Por trazer um belo repertório pentecostal e fortes arranjos e interpretações e ser sucesso instantaneo, 5 estrelas!


Vale a pena comprar?? Se você curte um bom pentecostal, VALE!

7 comentários:

  1. Anderson Freire assina 5 canções e não 6 do CD.

    ResponderExcluir
  2. CD lindo, já não posso dizer o mesmo da analise, mau feita e mau destacada

    ResponderExcluir
  3. Ela sempre fez sucesso né

    ResponderExcluir
  4. ESSE CD É LINDO DEMAAAAIS! ESTRANHEI UM POUCO QUANDO VI, NÃO SABIA QUE CASSI TINHA SAIDO DA MK NA EPOCA... MAS QUANDO OUVI O CD, ME APAIXONEI MESMO!!!! TODO PODEROSO É TUDOOO! NOTA 10

    ResponderExcluir
  5. ESSE CD É LINDO DEMAAAAIS! ESTRANHEI UM POUCO QUANDO VI, NÃO SABIA QUE CASSI TINHA SAIDO DA MK NA EPOCA... MAS QUANDO OUVI O CD, ME APAIXONEI MESMO!!!! TODO PODEROSO É TUDOOO! NOTA 10

    ResponderExcluir
  6. Essa analise diz td o q eu penso do cd... Muito bom... Ri pq na época eu era um adolescente e vivia me esguelando p cantar eerguer as mãos nos cultos kkkk mt boa análise....

    ResponderExcluir
  7. Esse Cd foi o último produzido que realmente traz a Cassiane de sempre, arranjos marcantes e letras impactantes que traduz a Glória de Deus, que sinceramente sinto falta dessa Cassiane, os dois últimos CD's são audíveis, mas não são bons como os anteriores. O Cd Faça a Diferença é inovador mas não perdeu a essência como os últimos lançados pela Sony que é "gritado" demais e não tem algo que os outros tinham, houve muito exageros, parece q a glória de Deus passa longe. Seguindo na mesma linha, que ficou muito bom tb foi o Tempo de Excelência, que é um Cd bem introspectivo, com letras que exaltam a Deus e que é muito agradável de ouvir.

    ResponderExcluir

NÃO É PERMITIDO

- Ofensas ao blogueiro, artistas ou aos outros leitores do blog (Quer me xingar use as redes sociais porque pelo menos eu sei quem você é).

- Utilizar-se de passagens/versículos bíblicos a fim persuadir os futuros leitores do comentário a não acessarem o blog (Se as pessoas quisessem ler a Bíblia nesse momento estariam com uma e não acessando um blog sobre música gospel. Há tempo para tudo.).

- Fugir do assunto da postagem a fim de constranger alguém.

- Usar seu comentário para divulgar outros blogs/páginas/links (Quer seu blog divulgado aqui entre em contato comigo nas redes sociais)

- Usar CAPS LOCK exageradamente (Odeio que gritem comigo).

SERÁ PERMITIDO

- Comentar como anônimo desde que se identifique com uma conta do Twitter, Facebook, Instagram ou simplesmente seu nome no final (Os comentários que não seguirem esse critério serão encaminhados à análise e poderão ser excluídos).

- Expor/Defender suas opiniões e convicções desde que de maneira respeitosa e coerente (Ou seja, você pode achar o blog ridículo, mas ele ainda continua sendo meu e eu posto o que quiser).

- Expor links relacionados à matéria desde que o blogueiro curta o mesmo (Como já disse, o blog é meu, as coisas aqui têm que ser do meu agrado).
Os comentários que não seguirem essas "dicas" poderão ser excluídos sem aviso prévio.

Seguidores