quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Análise: Eyshila - Jesus, o Brasil te adora


.

Eyshila é considerada uma das Divas do gospel brasileiro. Depois de 15 anos na Mk Music ela deu no pé ungido e foi pra CGM após entregar o doloroso Sonhos Não Tem Fim à antiga gravadora e conseguir arrancar até um Ouro (Dizem que faltam 10mil cópias pra Platina).
Enfim, em 2012 grandes foram as expectativas para o CD que, a princípio seria entregue na empresa de Yvelise de Oliveira, mas como os sonhos não tem fim...
A cantora marcou muito bem sua estréia na nova gravadora. O projeto gráfico é estonteantemente, espetacularmente, absurdamente, lindamente, surpreendentemente perfeito. É inimaginável a forma com que a Quartel Design usou as cores da bandeira brasileira pra compor o encarte. Os tons são um diferencial a parte, e o que dizer da capa?? Maravilhosa.
A produção musical ficou nas mãos de Emerson Pinheiro que conseguiu fazer exatamente o que estava no projeto. Um disco supreendente e bem abrasileirado é como se descreve Jesus, o Brasil te adora que em poucas semanas conquistou Disco de Ouro pelas mais de 40mil cópias e já vendeu mais de 65mil unidades.

 JESUS, O BRASIL QUER TE ADORAR
A canção de trabalho já é um samba. Começamos bem. A letra da própria cantora declara: Jesus, o Brasil quer te adorar e declarar que só Tu és Senhor! Os arranjos são PERFEITOS. Vamos a partir de uma introdução com um samba beeem gostoso de ouvir e chegamos num refrão com a cara da Eyshila bem pop e animado!

GERAÇÁO QUE DANÇA
Em seguida temos uma regravação de Matt Redman que já ficou conhecida em terras tupiniquins na voz de David Quinlan. Mais uma vez Emerson arrasou nos arranjos, colocando muitos metais e até percussão da Bahia (#Medo). A letra continua na ala das profecias e declara: E seremos a geração qur dança e que celebra a Tua glória oh Deus !!!

PROFETIZA
Agora temos uma das mais fortes do CD. A letra da própria Eyshila traz um momento de vale em que temos que profetizar: "Profetiza no vale, profetiza na dor, porque sobre ti está a mão do Senhor"
Os arranjos trazem um momento pentecostal melódico com um piano muito bem executado. Achei certíssimo Eyshila ter gravado pentecostal nesse CD, pois se o tema é o Brasil e temos a maior cantora gospel de todos os tempos do Brasil sendo Shirley Carvalhaes e a maior denominação evangélica sendo a Assembléia de Deus, nada mais justo que uma canção pentecostal.
 

EU ME ARREPENDO
Voltando ao estilo Eyshila de ser temos um pop/congregacional. A letra da própria cantora traz um momento de arrependimento e rendição. Os arranjos são bem básicos. O destaque é a letra onde coube até o refrão do Hino 15 da Harpa Cristã #BléiaNaVeia rs.

JESUS
Yvelise deve ter se revirado no túmulo ao ouvir isso... Ops... ela não foi enterrada ainda né?!
#AlfinetesLevado rs. Como ia dizendo, vovó Yve deve ter perdido o sono e sentido pontadas em seu coração de pedra ao ouvir essa canção. Tudo isso pelo dueto Eyshila/Jozyanne nesta canção.
Depois de Mova o céu, canção em que Eyhila participou no CD Herança de Jozy, é a vez da simpática cantora retribuir a participação. A canção foi composta por Nani Azevedo e traz um estilo tipicamente brasileiro: O sertanejo. E quem pensou que ia ouvir Eyshila cantando Sertanejo Universitário se decepcionou amargamente. Emerson Pinheiro traz em seus arranjos uma moda de viola daqueeelas bem antigas e as duas amigas interpretam maravilhosamente bem. Eyshila soube usar muito bem seus agudos que caíram perfeitamente na canção.
 
JEOVÁ RAFÁ, CURA AS FAMÍLIAS
No melhor estilo Régis Danese de ser, Eyshila agora profetiza sobre as famílias. Digo que os arranjos são bem clichês e sem expressividade. Não diria que é enche-linguiça pela letra mas não faria falta no repertório.

SONHO TODO DIA
Com uma letra bem simples Eyshila continua profetizando sobre o país. Agora com um estilo mais pop traz o refrão do Hino 525 da Harpa Cristã Vencendo vem Jesus, que é um dos mais conhecidos da Harpa. Ficou bem interessante. É meio estranha nas primeiras vezes que escuta mas é questão de costume rsrs.

TE ADORO
Eyshila trouxe Davi e Verônica Sacer para interpretarem juntos a melhor canção do CD. A letra de Davi Fernandes, Jill Viegas e Cris Fernandes é de extrema adoração. Os arranjos tiveram um caimento perfeito na voz dos convidados e Eyshila passou a maior parte do tempo fazendo segunda voz.
 

EU CORRO PRA TI
A princípio essa canção não me chamou muito a atenção, mas quando soube que um dos clipes de lançamento era o desta canção, resolvi ouvir com mais atenção. É de se assemelhar a melodia do refrão com a de Rasgando o Coração gravada por FeBrum em seu mais recente álbum. A letra é envolvente e fala de entrega. Ao ouvi-la com atenção fiquei emocionado com a profundidade da letra. Os arranjos são bons mas nada de mais. No momento citaria essa canção como forte single a ser cantado nas igrejas.

AMO MEU POVO
Piano e cordas acompanham a voz de Eyshila nessa canção composta por Emerson Pinheiro e Fernanda Brum. Do ponto de vista musical achei meio sem graça, mas a letra é profunda e traz a mensagem de amor para com todas as pessoas que formam nosso país e libera uma benção sobre a nação.

TODOS OS POVOS DECLAREM
Composta e produzida por Pregador Luo, essa traz uma introdução com um samba de barzinho (a cara do Beiçola rs). Misturando HipHop com samba, os arranjos não deixaram nada devendo aos de Mr. Emerson. A letra declara: Todos os povos declarem que SÓ O SENHOR É DEUS. Eu até gostei. Tá dentro da proposta do CD e é de bom gosto.
 
ADORAÇÃO
Talvez essa seja a melhor letra do CD e uma das melhores que já ouvi em toda a minha vida. Eyshila faz um apanhado do que é adoração e nos leva a refletir sobre o amor: "Não existe adoração sem amor". Pena que não posso dizer o mesmo dos arranjos. A versão gravada no CD Advec 30 Anos ficou 1000 vezes melhor.
Na primeira versão estiveram presentes Danielle Cristina, Dayan Alencar, Eyshila, Jotta A, Jozyanne, Nani Azevedo, Raquel Melo e Tatiana Malafaia, além de uma super participação do Pr Silas Malafaia no finalzinho fazendo uma breve declamção de versículo.

DANCING GENERATION
A Eyshila NUNCA havia gravado uma música em inglês e aí o faz em um CD sobre o Brasil??? Ficou meio #NonSense mas a música em si é muito boa. Eu mesmo dei vários brados de Glory Lord em minha humilde residência rs.

JESUS, O BRASIL TE ADORA
Pra fechar o álbum temos a canção título. Num estilo bem pop com a presença da animação costumeira nos finais de Cd da Eyshila, a canção traz um desejo e uma atitude declarando que de Norte a Sul já existem muitos que adoram ao Senhor. A letra é de Tony Ricardo mas na primeira tiragem AA50000 o nome que consta na canção é o da cantora...



Enfim, fechou muito bem o disco. Gostei da subida de tom no final.
Eyshila soube aproveitar muito bem a divulgação que teve da CGM lançando dois ótimos clipes em rede nacional. Digo dois porque não considero o clipe de Jesus, o Brasil qier te adorar um ótimo clipe, pra falar a verdade achei bem ralézinho. Uma pena foi o CD de despedida pela Mk ter tido uma qualidade tão baixa. Mas o que importa é que o CD tinha uma proposta e a mesma foi cumprida.
 A produção de Emerson Pinheiro merece um parágrafo a parte. Quando pensei em "ritmos brasileiro" pensei que viria tudo bagulhado e cheio de esteriótipos, mas me enganei amargamente ao ver que Emerson soube colocar os ritmos populares com muita glam e sofisticação.
As letras também foram um diferencial. Esse CD pode ser descrito como profético porque a maioria das faixas traz um desejo de que o Brasil inteiro venha a adorar a Jesus.
 

Destaques: Jesus, o Brasil quer te adorar, Profetiza, Eu me arrependo, Sonho todo dia, Te Adoro, Eu Corro pra Ti e Jesus, o Brasil te adora.

0 à 5 estrelas: Pela volta por cima depois de um anterior mal sucedido, pela proposta super importante, pelo projeto gráfico, pelo repertório e produção e enfim pelos clipes de Profetiza e Eu corro pra Ti, 5 estrelas.

Vale a pena comprar?? Claro. Tá esperando o que??

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Momento Profeta: Eyshila e o Brasil que adora ao Senhor...



 
O primeiro episódio da série #momentoprofeta traz uma cantora que tem sido ao longo dos anos um grande referencial quando tocamos no assunto "composições". Mais recentemente destaco a beleza e complexidade da canção Adoração, presente no mais recente CD da cantora pela CGM "Jesus, o Brasil te adora".
Mas não é pra falar desta letra que estou escrevendo este post.
As músicas em questão são: Profetiza e Jesus, o Brasil quer te adorar.
Trarei uma análise meio bíblica,  meio pessoal das letras.
Começando com Profetiza.

          
Muitos tem se levantado pra dizer que esta canção não tem nenhum embasamento bíblico e que defende a teologia da prosperidade ao repetir infinitas vezes "profetiza, profetiza..." e sempre profetizando bênçãos. Mas será mesmo? Olhemos do lado da Bíblia: No capítulo 37 do livro de Ezequiel o Senhor levou Seu profeta a um vale de ossos secos. A situação não era das melhores. Imagina você ver em sua frente um grande exército reduzido a ossos fracos, destruídos. Mas Deus queria mostrar que era sobre a vida de Ezequiel e o mandou profetizar:
Ezequiel: 37. 4. Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos ouvi a palavra do Senhor.
Será que naquele momento Ezequiel se sentiu com o ego inflado por profetizar vida a todo aquele exército?? É claro que não. Pois ele sabia que as palavras saiam da boca dele, mas quem faria a obra seria o Senhor. Assim acontece nessa canção.

Passei por momentos difíceis e ao ouvi-la pude sentir a Presença de Deus e me senti incentivado a continuar confiando, ou melhor, me senti incentivado a me levantar e profetizar sobre a minha vida e a minha igreja. E eu não estou falando só de dificuldades financeiras. Estou falando de ter fé no vale da humilhação, no vale da enfermidade, no vale da experiência.
Em nenhum momento senti que essa letra me inflava o ego. Ao contrário, ao ouvi-la sentia vontade de levantar as minhas mãos e profetizar sobre o meu momento de dor porque a cada "profetiza" que ouvia eu me lembrava que não passo de um simples ser humano e quem faz a obra é Deus. O que eu poderia fazer era só levantar minhas mãos e clamar, e profetizar . Lembre-se disso: É claro que precisamos esperar o tempo de Deus, mas só sai do vale quem profetiza.
E olha o que a Bíblia nos revela depois da profecia de Ezequiel:




Ezequiel: 37. 7. Profetizei, pois, como se me deu ordem. Ora enquanto eu profetizava, houve um ruído; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram osso ao seu osso.
8. E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles fôlego.
9. Então ele me disse: Profetiza ao fôlego da vida, profetiza, ó filho do homem, e dize ao fôlego da vida: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó fôlego da vida, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.
10. Profetizei, pois, como ele me ordenara; então o fôlego da vida entrou neles e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo.

Ao ouvir esta canção sinta-se estimulado a profetizar sobre esse momento, esse vale que você ou alguém próximo de você atravessa.
O Senhor te diz: Profetiza e o milagre acontecera.
Agora quero mudar de assunto. Vamos tratar da segunda letra de hoje: Jesus, o Brasil quer te adorar.
Há algum tempo o blog Agulhadas Gospel postou uma matéria ironizando o jeito que os cantores/compositores de pentecostal-reteté construiam seus repertórios. Eu achei super interessante e engraçado. Particularmente eu amo a música pentecostal mas não curto esses ritmos. Mas o que me chamou mais atenção não foi a matéria em si, mas a revolta do leitor Geovane dos Alves Reis que atacou o blogueiro (a) por discordar do assunto chamando-o (a) de idiota. Mas isso nem me incomodou.
Chegamos ao ponto dessa matéria ao nos depararmos com outro comentário de Geovane na mesma matéria.

Ao tentar "defender" a música pentecostal-reteté o leitor ataca as canções Pavão Pavãozinho (Fernanda Brum), Dona Panda (Clube da Cristina Mel) e Dança do Nickinho (Aline Barros e Cia): "(...) Quem adora a Deus com a música Pavão Pavãozinho da Fernanda Brum??? (...) Outra pergunta é como a pirralhada gospel adora a Deus cantando Dança do Nickinho, Dona Panda e outra músicas que nem são de Deus (...)"
Respondendo a esta parte do comentário digo: A cada canção cabe interpretação. Pavão Pavãozinho não tem uma letra de adoração. É uma letra de clamor social pela justiça. No caso das duas infantis é quase a mesma coisa: São canções para divertir e entreter as crianças. Não são de adoração. Por isso não se adora a Deus com elas. É claro que nossas canções tem que ter louvor a Deus, mas em algumas o foco pode ser alerta, repreensão ou simplesmente diversão. Temos que saber interpretar cada parte de seu tema. A canção Vai ser comido de bicho, por exemplo, tem seu lado bíblico, mas não se adora a Deus cantando essa letra.
Mas enfim, qual é a canção que vamos comentar mesmo?
Pois então, no segundo parágrafo ele diz que a canção Jesus, o Brasil quer te adorar não tem uma mensagem verdadeira: “E por fim nossa querida Eyshila, que lançou uma música dizendo que o Brasil quer adorar a Jesus”. Será mesmo?   
O Brasil que aprova leis contra a igreja, que já está praticamente liberando as drogas, que fica o dia inteiro assistindo novelas que trás mensagens nada boas, o Brasil do BBB, o Brasil que apoia o homossexualismo (lembrando sou contra o homossexualismo não contra o homossexual) será mesmo que esse Brasil quer adorar a Jesus? Resumindo a mensagem trazida nessa canção não é verdadeira (...) “
Respondendo: Sabemos que tudo isso é verdade. Mas não seria o Brasil um país laico? Não seria o Brasil um país em que a liberdade de expressão é vigente? As leis que seriam "contra a igreja" não foram aprovadas. Trata-se da PLC122. Eu sou contra esse projeto de lei. Mas não sou contra a lei, que já foi aprovada, que permite a união estável dos homossexuais. Pois, se o Brasil traz liberdade de expressão e sexual, é mais do que direito dessas pessoas fazerem o que bem entenderem de suas vidas. Isso não compromete a igreja. Quero fazer um momento nesse tema, mas voltemos à canção.
O fato é o seguinte: Esse mesmo Brasil que tem todas essas verdades, é o Brasil que organiza as maiores Marchas pra Jesus do mundo. É o mesmo Brasil que deu mais de 20milhões de votos a uma candidata evangélica a presidência da República.
E, se eu sou brasileiro, logo, sou parte do Brasil. E, se eu quero adorar a Jesus, logo, o Brasil quer adorar a Jesus. Mesmo que eu seja uma pequena parte, mas me uno aos mais de 42milhões de evangélicos brasileiros pra dizer "Jesus, o Brasil quer te adorar, e te adora".
                             
E você, o que acha???
Aproveite e mande sugestões para nossos próximos #momentos
 






sábado, 2 de fevereiro de 2013

#MomentoProfeta!

A imagem fede a amadorismo mas por enquanto é o que dá pra fazer rsrs!!!
É queridos, cansado de tanto levar pedradas por não falar de Bíblia aqui no blog, resolvi criar uma tag especial pra isso. A tag #MomentoProfeta poderá aparecer no meio de uma Análise, Novidade, Polêmica ou ter matérias especiais só pra ela!
E aí, o que acharam???

Cassiane, Yvelise e as polêmicas: MkMusic libera duas canções do CD Tempo de Excelência!!!

Quem curte uma boooua novela tá bem animados ao ver notícia após notícia dessa que se estende ao longo dos anos!


Ontem a Mk Music postou em seu canal no You Tube  duas músicas que estão presentes no CD Tempo de Excelência!
Na verdade as canções já são conhecidas pois vazaram na net tempos atrás, mas ouvindo na versão original sentimos que parece que esse CD não é TUDO isso que esperávamos (Brincadeira rs).
Parece que postaram as duas pra ver qual os fãs escolhem pra ser o single... Parece que essa novela tá perto de acabar!
Eu ainda prefiro a canção Não vou desistir!!

Seguidores